Menu
» » » » O que achamos de RE: Revelations 2 - Ep. 4: Metamorfose (SEM SPOILERS)


Juninho Lima 18.3.15


Nem parece, mas já fazem 4 semanas desde o lançamento do primeiro capítulo de Resident Evil: Revelations 2 - que teve seu último episódio - Metamorfose, lançado na tarde de ontem (17) para o PlayStation 3 e PlayStation 4. O episódio estará disponível ainda hoje para as demais plataformas.

O título vem mexendo com a cabeça dos fãs da franquia - mistérios sobre a trama e a identidade de alguns personagens, foram apenas algumas das perguntas torturantes na cabeça dos jogadores neste tempo. E com o inevitável desfecho do game, é hora de saber se o título cumpriu suas promessas e se vale a pena, ou não, arriscar mais uma vez; afinal, alguém já esqueceu Resident Evil 6? Não?! Nós também não

Se você ainda não finalizou o game, fique tranquilo, essa análise está livre de spoilers!

Uma Metamorfose total


Revelations 2 trouxe consigo o melhor dos dois mundos: uma jogabilidade renovada e moderna, com o estilo equilibrado entre os elementos de horror e ação e todo o clima dos clássicos que consagraram a franquia.

O marco do título fica por conta das mecânicas que ele implementa, que reconquistará boa parte dos fãs que pediam a volta do horror e de personagens que não davam às caras há muito tempo.

Cenários, inimigos, personagens, e principalmente a trama, são os maiores responsáveis pela autonomia que o novo Resident Evil tem. Se os próximos títulos continuarem nessa mesma qualidade, a franquia voltará a dar orgulho e satisfação para os jogadores novos e saudosistas.

"Metamorfose" - o último episódio do game, fecha a trama com chave de ouro, deixando um gostinho de "quero mais", e algumas pontas soltas que o farão se juntar aos amigos para discutir diversos mistérios que ficaram em aberto - mas não se preocupe; o final é satisfatório e traz uma maturidade e complexidade inédita na série.

Kafka do início ao fim


Assim como no título anterior, Revelations 2 tem um enredo inspirado nos livros e citações de um filósofo: Franz Kafka. A peculiaridade do escritor, somada ao egoísmo de suas palavras, criam uma sensação de que nada é o que parece. A cada final de episódio, fomos surpreendidos com revelações bombásticas! E todas elas se encaixam com frases de Kafka.

Tais citações aparecem durante os loadings dos games, e em alguns files. Em determinado ponto, entendemos a importância do filósofo na história central. Acredite - você irá se surpreender com as ligações e referências.

- Nunca se esqueça de procurar todos os files. Os arquivos complementam a história de forma crucial para o entendimento completo.

Lágrimas e emoção


Mencionamos nas análises dos episódios anteriores, sobre o cuidado dos produtores em "humanizar" os personagens, e nesse episódio isso ficará muito claro. Se você se acostumou com os "heróis invencíveis" de Resident Evil, Revelations 2 te deixará boquiaberto!

- Se prepare para se emocionar, e até mesmo, ficar em choque com acontecimentos que surpreenderão de diversas formas possíveis.

- Muitas coisas acontecem em um curto período de tempo, e diversas emoções tomarão conta da tela. 

- Revolta, medo, remorso, felicidade e amor, são os principais sentimentos que o episódio causa no jogador.

- Apesar do drama apresentado, o clima pode ser quebrado. Em alguns momentos os rostos dos personagens não combinam com a situação e as vozes dubladas, os mesmos não apresentam expressões faciais em momentos chave. Apenas as cenas em CG respeitam os momentos.

- Felizmente os palavrões de Moira se encaixou perfeitamente nas situações apresentadas.

I am... The Overseer...


Sem dúvida alguma, a maior dúvida que cercava Revelations 2, era a identidade da misteriosa vilã. Desde o segundo episódio, sabemos seu nome, e temos o seu rosto em uma pintura. Mas se você espera uma cena em CG com closes em sua face, revelando mais sobre sua aparência, se prepare para se decepcionar.

- O encontro com a vilã é rápido, e sem muito impacto, mas algo inesperado deixará qualquer um de cabelo em pé!

- O final da vilã é satisfatório, no entanto, pouco foi explorado no game de uma forma geral.

- Para entender os propósitos da "supervisora", você terá que jogar mais algumas vezes, e prestar muita atenção em diversas partes do jogo que passam despercebidas na primeira jogada.

I have THIS!


Referências, um pouco de ação e algumas enrolações cercam "Metamorfose". Mas acalme-se; a experiência não é prejudicada.

- O quarto episódio, é de longe o capítulo com o maior número de referências aos títulos anteriores - se prepare para a nostalgia e repetir as falas junto com os personagens.

- A campanha de Claire e Moira, é extremamente curta nesse episódio, mas contém muitas reviravoltas e é direta ao revelar a trama.

- O episódio de Barry e Natalia, é bem cansativo e deixa a sensação de que colocaram puzzles e caminhos complicados, só para deixar o episódio mais longo; isso quebra um pouco o clima de season finale que o prólogo com Claire e Moira constrói.

- Apesar da enrolação, um cenário magnífico o aguarda no desfecho do game, e uma batalha carregada de cenas épicas que são de tirar o fôlego!

- O título tem dois finais: bom e ruim. O desfecho dependerá das decisões do jogador quando confrontado com o trauma de Moira com armas de fogo.

No geral, vale a pena arriscar? *cof cof* É melhor que RE6 ou não? *cof cof*


Resident Evil: Revelations 2, trouxe uma experiência consistente de action horror e o melhor: a essência da franquia está ali, somada a novos elementos que se encaixaram muito bem. E respondendo a pergunta do título desse tópico: RE WHO?!

Maturidade e personalidade são as maiores qualidades do game, além de uma trama complexa e bem desenvolvida - não há espaço para defeitos quando o assunto é o enredo. 

Ainda há muito para melhorar, mas sem dúvidas a Capcom provou que sabe fazer Resident Evil de qualidade, e com o sucesso de Revelations 2, é questão de tempo até a série se estabelecer nesse formato e voltar para os trilhos.

O último episódio só terminou o que os outros começaram: uma repaginada que fez bem a série Resident Evil, que agora tem todo o potencial para reconquistar a confiança de muitos fãs!

Esse cenário aguarda todos os fãs old school da franquia.
Se você já jogou, ou não poderá jogar, assista o episódio no nosso canal e fique ligado, em breve teremos uma novidade especial envolvendo Revelations 2!


Hypômetro


Enredo: 9
Criatividade: 9
Personagens: 7
Inimigos: 8
Diversão: 7
Soudtracks: 9

NOTA FINAL: 8

Ficha Técnica

Título: Resident Evil: Revelations 2 - Episódio 4 - Metamorfose (Biohazard: Revelations 2 - Episode 4 Metamorphosis)
Lançamento: 17 de Março de 2015


Créditos


Escrito por: Juninho Lima
Revisão: Steven L. Andrade
Imagens: Juninho Lima

O texto não reflete a opinião do Co-op Geeks, e sim do autor do artigo.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga