Menu
» » » » A Evolução de Grand Theft Auto


Mateus Henrique 30.10.14


Criado por David Jones e Mike Dailly, e com mais de 150 milhões de cópias vendidas, Grand Theft Auto se tornou um sucesso mundial. 

Com o primeiro jogo lançado em 1997, Grand Theft Auto, ao longo dos anos, passou por 19 plataformas; conquistando vários jogadores. Hoje, a saga conta com 17 jogos – contando com expansões e compilações --, e você vai conferir agora toda a evolução dessa saga consagrada.

ERA 2D

Grand Theft Auto 


Desenvolvido pela DMA Design (a atual Rockstar North), o primeiro jogo foi lançado em 14 de Dezembro de 1997 para o PlayStation, PC e Game Boy Color. No jogo, existem três localidades para serem exploradas: Liberty City (Nova York), Vice City (Miami) e San Andreas (California). 

O jogo não carrega nenhuma história, apenas um pequeno conceito era apresentado ao jogador. Você é um ladrão e deve ficar fazendo missões na cidade para subir de nível; pontos são adquiridos ao termino de cada missão, fazendo o jogador subir de nível. O ponto forte foi o fato da liberdade dada ao jogador para completar as missões da maneira que ele quiser, com um mundo aberto - fugindo da linearidade. Diferente dos jogos atuais, a câmera do jogo é posicionada por cima, misturando elementos em 2D e 3D; isso ficou intitulado como “2.5D”.

Antes de Grand Theft Auto se tornar "Grand Theft Auto", o jogo se chamava "Race’n’Chase" e carregava uma premissa distinta do produto final. O jogo também seria de mundo aberto, porém o jogador poderia escolher entre um policial ou um criminoso, sendo alvo do jogo corrida e perseguições. Race’n’Chase ficou em desenvolvimento por quatro anos e passou por várias dificuldades, e quase foi cancelado. 

Grand Theft Auto não obteve muitas criticas positivas, ficando com média 6 na maioria dos reviews. Porém, o jogo foi um sucesso absoluto em vendas – ficando até mesmo em primeiro lugar no Reino Unido e se tornando um sucesso comercial. 

A jogabilidade, apesar de um pouco ultrapassada para a época, deixava o jogo muito divertido e consistente; conquistando muitos fãs assíduos que acompanham a franquia até hoje.


Grand Theft Auto 2


O segundo jogo foi lançado em 30 de Setembro de 1999 para PlayStation, PC, Dreamcast e Game Boy Color. O jogo segue o mesmo molde de seu antecessor, até à mesma jogabilidade, porém com algumas melhorias gráficas. Diferente de seu antecessor, agora o jogo apresenta uma história e um protagonista. O protagonista da vez é Claude Speed, ele é um criminoso ambicioso que acaba de sair prisão e sofre de amnésia. Seu objetivo é ganhar notoriedade no mundo do crime, então ele começa fazer trabalhos para os chefões de gangues para subir ainda mais no mundo do crime. 

O jogo se passa em Anywhere City (literalmente, qualquer lugar), que é dividida em três distritos: Downtown, Residential e Industrial. 

O ano em que o jogo se passa é incerto. Especula-se que possa ser em 1999 ou em 2013, devido a informações passadas no game (nenhuma das duas fazem sentido cronologicamente, mas o ano mais “aceitável”, sem fazer buracos na cronologia, é 2013).

Grand Theft Auto 2 foi um pouco melhor nas reviews. O jogo ficou com média 7 nas reviews e foi elogiado, principalmente, pelos efeitos sonoros.

As inovações trazidas, foram poucas, mas algumas deixaram o jogo mais divertido, como a possibilidade de ser perseguido por até 20 policiais ao mesmo tempo; o que na época era surpreendente!



ERA 3D

Grand Theft Auto III


O terceiro jogo foi lançado em 2002 para PlayStation 2, Xbox e PC. Foi o primeiro, e inovador, GTA da “Era 3D”. Grand Theft Auto III foi um marco na história de vídeo games, pela primeira vez jogamos a partir de uma perspectiva de terceira pessoa em um ambiente de mundo aberto, onde é permitido ao jogado interagir com o mundo do modo que bem entender.

O jogo se passa na cidade de Liberty City, em 2001, onde jogamos com Claude Speed – ladrão de banco que é traído por sua namorada que atira em seu pescoço durante um assalto. Após ser traído, Claude é preso e condenado a dez anos de prisão. Durante o transporte em uma van, Claude e 8-Ball, companheiro de prisão, conseguem escapar e seguir a caminho da liberdade. Após isso, Claude entra novamente no mundo do crime. Ao se envolver com pessoas da Mafia, entre eles o chefão Don Salvatore, Claude luta contra colombianos, que são comandos por Catalina – ex-namorada e traidora. Claude, então, vai atrás de reconhecimento no mundo do crime e de vingança contra a traidora. 

A nova engine da Rockstar (que foi usada em todos os jogos da 6ª geração) proporcionou uma imersão nunca vista antes em um jogo. Com a engine RenderWare, a empresa foi capaz de trazer um mundo aberto em 3D com a câmera voltada em terceira pessoa, tudo isso com quase nenhum load durante o gameplay. Foi algo incrível para época.

O jogo ficou com média 9 nas reviews e foi um sucesso absoluto, se tornando um divisor de águas para o mundo dos games.


Grand Theft Auto Vice City


Grand Theft Auto Vice City foi lançado em 2002 para PlayStation 2, Xbox e PC. Tecnicamente falando, o título não acrescentou muito à franquia – não tendo muitas melhorias se comparado a seu antecessor. Contudo, o que mais se destaca em GTA Vice City, é seu cenário, que mudou drasticamente. A Miami fictícia, trouxe ao jogador um clima oitentista, parece até que estamos em um filme da época – praias, boates e músicas dos anos 80 fazem parte do pacote.

O jogo se passa no ano de 1986. Controlamos Tommy Vercetti, ex-membro da família Forelli, que ficou preso durante 15 anos em Liberty City. Durante uma emboscada em Liberty City armada por outro membro da família, Tommy executa onze capangas que haviam sido enviados para mata-lo. Apesar de escapar da emboscada, Tommy é preso pelo assassinato e pega 15 anos de prisão – apesar disso, ele não entregou nenhum membro da Mafia em que trabalhava. 

Após cumprir a pena, Tommy retorna para a Familia Forelli. Porém, Tommy estava muito conhecido em Liberty City e ele teve que ser enviado para Vice City. A partir daí, Tommy começa a trabalhar com diversos criminosos em Vice City, e ainda busca vingança contra quem estragou seus planos.

O jogo ficou com média 9 nas reviews, sendo elogiando principalmente pelo clima oitentista e as referências aos filmes/séries da época.


Grand Theft Auto San Andreas


GTA San Andreas, um dos jogos mais aclamados da história, foi lançado em 2004 para PlayStation 2, Xbox e PC.

Para sua época, GTA San Andreas foi um jogo colossal. Além de uma grande melhoria gráfica - sendo bem mais bonito que seus antecessores -, San Andreas também tem um mapa enorme e cheio de possibilidades nunca vistas antes na saga. O jogo é divido em três regiões: San Fierro, Las Venturas e Los Santos – Cidades, desertos, áreas rurais e áreas de atração fazem parte das extensas possibilidades de se visitar no jogo. 

Diversas melhorias e novidades foram inclusas: IA melhorada, física dos veículos foi aprimorada, mais de 200 novos modelos de veículos, opção de nadar e mergulhar, sem load na hora de se movimentar no mapa, pular muros e paredes, novos modelos de armas, variedades na personalização do personagem e muito mais. San Andreas é dos jogos com mais diversidade; o jogo é um imenso entretenimento.

O jogo se passa no ano de 1992. Depois de passar bastante tempo em Libert City, Carl Johnson retorna até Los Santos para reencontrar sua familia. Carl se reúne com seus antigos companheiros e descobre que sua antiga gangue, Grove Street, está em decadência. Com o objetivo de reerguer sua gangue, Carl reúne antigos e novos aliados, para trazer Grove de volta ao topo.

O jogo foi um dos mais bem avaliados do PS2, ficando com praticamente nota 10 nas reviews mundiais.

O sucesseo sempre foi tão grande e duradouro, que em Novembro desse ano, o game ganhou uma remasterização totalmente em HD para o PlayStation 3 e Xbox 360.


ERA HD

Grand Theft Auto IV


Grand Theft Auto IV foi o primeiro jogo da série para a "Era HD". O jogo foi lançado em 2008 para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, e é considerado como um dos melhores jogos da 7ª geração. 

Grand Theft Auto IV foi tão impactante quanto GTA III foi em 2002. A nova engine da Rockstar, a RAGE Engine - que foi usada em todos os jogos da 7 geração -, trouxe uma experiência nova aos jogadores. Além de gráficos bem mais bonitos, toda a física do jogo foi aprimorada - deixando o jogo com uma realidade bem maior e nunca vista antes. Além da parte técnica inovadora e exuberante, o jogo ainda carrega um enredo cinematográfico, digno de um filme de hollywood. Grand Theft Auto IV não contém o mesmo nível de possiblidades que San Andreas oferece, contudo apresenta um realismo maior, um outro estilo de jogo.

O jogo se passa no ano de 2008, na cidade de Libert City. Niko Bellic é um Sérvio que teve uma infância difícil devido ao pai alcoólatra, que abusa de sua mãe e irmão. Não tendo outras oportunidades, Niko entrou para guerra que acontecia em seu país. Em um certo dia, durante a guerra, a equipe de Niko foi atacada por inimigos por causa de um traidor que revelou o local da unidade militar. Apenas três pessoas escaparam dessa emboscada: Niko, o traidor e uma terceira pessoa. Após o termino da guerra, Niko começou fazer trabalhos para vários criminosos – entre eles, o criminoso Russo Ray Bulgarin. Durante uma missão o barco em que Niko estava foi atacado, e acabou perdendo a mercadora de Bulgarin, fazendo com que Niko ficasse com uma “divida” para pagar. Após isso, por causa das dividas, Niko resolve ir atrás do “sonho americano” e se muda para Libert City, onde seu primo Roman mora. Niko começa ajudar seu primo, e também descobre informações sobre o paradeiro do traidor, que Niko jurou vingança.

Grand Theft Auto IV foi um dos jogos da saga com o orçamento mais exorbitante. O jogo ficou em mais de 4 anos de produção. O game ganhou inúmeros prêmios, até mesmo o jogo do ano. O jogo ficou média 10 nas reviews mundiais e foi elogiando principalmente por sua narrativa e realismo.


Grand Theft Auto V


Grand Theft Auto V foi lançado em 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360; em 2014 recebeu versões para PlayStation 4 e Xbox One. E sairá para PC, no início de 2015. 

Grand Theft Auto V leva o jogador para um mundo enorme e cheio de possibilidades (bem mais que GTA San Andreas, diga-se de passagem). Com um mapa colossal nunca visto antes; maior do que qualquer um já feito para um jogo de mundo aberto, Grand Theft Auto V mostra que a Rockstar se supera cada vez mais. 

A maior novidade talvez seja o fato do jogador poder jogar com três personagens a hora que quiser. Novos modelos de carros e armas, novos esportes para se praticar, animais de diversos tipos, personalizações diversas, novos veículos. Essas são apenas algumas novidades que esse novo título trás. 

Assim como seu antecessor, Grand Theft Auto V trás um jogo cinematográfico, com um enredo digno de um filme. As possiblidades aumentaram, mas o realismo continua o mesmo.

O jogo se passa no ano de 2013, em Los Santos, situado no estado de San Andreas. O enredo gira em torno de Michael, Trevor e Franklin. Michael é um ex-assaltante de bancos, e vive com uma família disfuncional. Trevor é um ex-militar e companheiro de Michael. Franklin é um jovem que vive em um bairro de classe baixa, e acaba entrando no mundo do crime. Eles acabam se juntando e praticamente assaltados juntos, suas campanhas acabam se interligando por várias vezes, formando um grande enredo.

Grand Theft Auto V foi um sucesso estrondoso, fez recorde. Vendeu milhares de cópias, ganhou vários prêmios. O jogo ficou praticamente com nota 10 nas reviews mundiais, e foi elogiado principalmente por suas inovações e seu modo online.

Na remasterização para a nova geração, o game foi renovado com uma adição muito bem vinda: a possibilidade de se jogar em primeira pessoa!


Cronologia Principal 

1986 – Grand Theft Auto Vice City 

1992 – Grand Theft Auto San Andreas 

1997 – Grand Theft Auto 

2001 – Grand Theft Auto III 

2008 – Grand Theft Auto IV 

2013 – Grand Theft Auto 2 

2013 – Grand Theft Auto V 

Os jogos da série Grand Theft Auto foram divididos por “Universos”. Ou seja, a história dos jogos do universo 3D não tem ligação com as do universo HD, se tornando um jogo distinto do outro. Um exemplo mais recente disso foi Grand Theft Auto V, que apresentou a cidade de Los Santos totalmente diferente da vista no jogo Grand Theft Auto San Andreas - não tendo nenhuma ligação entre os dois jogos.

Grand Theft Auto, foi, é e sempre será um dos maiores sucessos dos videogames. Sua liberdade, ousadia e inovação conquista mais fãs à cada lançamento. 

Parabéns a Rockstar, e vida longa ao nosso querido GTA!

Créditos

Escrito por: Mateus Henrique
Revisão e Imagens: Juninho Lima

O texto não reflete a opinião do Co-op Geeks, e sim do autor do artigo.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga