Menu
» » » » » » » 4 Jogos com Zumbis que você deve jogar


Juninho Lima 30.5.14


Os zumbis viraram as mascotes do cenário geek atual, fazendo parte da cultura pop e invadindo diversas mídias. Após uma enxurrada de lançamentos, principalmente no mundo dos games, fizemos um TOP 4 dos jogos que disseminaram e inovaram a sua maneira de trazer os monstros para aterrorizar os jogadores.

4 –  Left 4 Dead


No mundo de Left 4 Dead, a epidemia acontece por meio de um vírus letal conhecido como “Green Flu”, que é altamente transmissível. Quando infectado, o indivíduo se torna altamente violento, e perde muitas das suas funções cerebrais.

O enredo da série, quase sempre aborda civis em busca de sobrevivência ao surto viral, onde se unem para buscar um local seguro. E pra isso, vão se embrenhando por locais cercados de infectados, até chegar ao objetivo e escapar com vida da ameaça viral.

Left 4 Dead  é um jogo multiplayer de survival horror e de tiro em primeira pessoa. O diferencial do jogo se mostra em seu sistema de cooperação, onde os jogadores são obrigados a se ajudar para sobreviver ao surto e aos perigos oferecidos por terríveis criaturas.

Os infectados do game passam por mutações bizarras, e que forçam os sobreviventes a bolarem uma estratégia de combate para derrotar os inimigos. Tais mutações dependem de como o vírus irá agir no organismo dos infectados, assim gerando desde zumbis comuns à monstros diversos, como Boomers, Witches, Smokers, Tanks,  Hunters, entre outros.

3 – The Walking Dead: The Game


Baseado na história original do mundo dos quadrinhos, “The Walking Dead: The Game” traz personagens exclusivos, criados para o título da Telltale Games. Assim como nos quadrinhos e na série de TV, a origem da mutação que transformou a maior parte dos seres humanos em zumbi, também é uma incógnita.

O diferencial da série da Telltale Games, é a possibilidade de escolha, que gera mudanças no enredo e que influenciam não só como a forma que os acontecimentos fluem, mas também na sobrevivência de personagens, e se eles estarão ou não do seu lado no decorrer da história. O apelo emotivo que o game traz, cativa os jogadores dos mais durões aos de coração frágil, o que faz de TWD um dos melhores games de todos os tempos.

"The Walking Dead: The Game" foi aclamado pela crítica, e muito elogiado pelo  tom emocional e severo da história e a conexão enfática estabelecida entre Lee e Clementine. O jogo ganhou mais de 90 prêmios "Game of the Year" (jogo do ano), incluindo prêmios da EUA Today, GamesRadar, E! Online, e o Spike Video Game Awards. 

Atualmente “TWD: The Game” se encontra em sua segunda temporada.

2 – The Last of Us


O impactante The Last of Us não poderia, de forma alguma, ficar for a desse TOP 4. O game é sem dúvida um marco da geração passada e traz uma história envolvente, que conduz o jogador à um mundo pós pandêmico, onde a raça humana luta contra uma infecção causada por um fungo chamado cordyceps, um parasita que domina o hospedeiro e o transforma de maneiras bizarras em criaturas hostis, que vão de corredores, estaladores, até ao agressivo e mortal verme.

O enredo gira em torno de Joel, um sobrevivente comum, e Ellie, a última esperança da humanidade, por ser a única pessoa descoberta que é imune ao fungo. Após um acordo, Joel concorda levar Ellie em segurança para os vagalumes, uma facção antigovernamental que pretende desenvolver uma cura, mas algo inesperado acontece, obrigando Joel a percorrer um longo caminho até o laboratório do grupo.

Com pontos altos de drama, terror, suspense e ação. The Last of Us causa nos jogadores variados sentimentos, que o fazem um jogo diferente e poético.

1 – Resident Evil


O primeiro lugar não poderia ir para outro jogo. Resident Evil foi o primeiro jogo a colocar zumbis em seu enredo e gerar uma fórmula de sucesso. É evidente que a franquia não vai bem das pernas atualmente, mas seu sucesso no meio foi marcante para o gênero Survival Horror, oficializado também pela franquia, e para todo o mundo dos videogames. Os primeiros títulos da franquia, sem dúvida, são os responsáveis por tal sucesso. 

A maneira como Shinji Mikami (criador da série) transportou os zumbis para o mundo dos jogos de videogame, revolucionou o mercado e despertou a atenção de muitos jogadores. O gênero Survival Horror exige que o jogador sobreviva a situações perigosas e aterrorizantes, que somam ao enredo momentos de reflexão e terror psicológico. O principal fator que colabora para esse ambiente sombrio e amedrontador, se dá pelo fato de que nunca se sabe o que vem a seguir. A falta de munição e a aparição de inimigos cada vez mais assustadores e fortes, deixam o jogador relutante quanto ao progresso do jogo. Afinal, não se sabe que perigo o está esperando atrás de cada porta.

Após o que foi chamado de “evolução” para a série, em RE4, Resident Evil foi perdendo aos poucos suas características como survival horror e sua essência como jogo de terror. O lançamento que se aproxima mais da época de ouro da série, é o título “Resident Evil: Revelations”, que mesmo não contando com a participação dos clássicos zumbis, consegue resgatar um pouco da atmosfera dos jogos antigos, que fizeram da série, a merecedora do primeiro lugar desse TOP 4.

Se você ainda não leu nosso artigo especial sobre zumbis, clique aqui!

Créditos

Texto: Juninho Lima
Revisão e imagens: Steven L. Andrade
Agradecimentos: Jessica Pinheiro

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga