Menu
» » » » » CG INDIEca: Guacamelee!


Juninho Lima 10.6.15


Jogos Indies quase nunca recebem a atenção do consumidor, a história é quase sempre a mesma: você tá com a grana curta para comprar jogos de produtoras já conhecidas no mercado, e acaba comprando aquele jogo de preço menor, sem questionar muito o que ele tem a oferecer, ou então baixa gratuitamente pelos serviços que você assina em seu console. E é nessa falta de expectativa que você se surpreende e tem uma experiência única, porém simples, e que ficará na sua mente para sempre. 

Partindo desse princípio, inicio a nova coluna do site: CG INDIEca, onde falaremos de jogos de produtoras independentes que merecem a sua atenção. E para estrear, quero lhes apresentar Guacamelee!

Guacamelee! - Diversão, desafio e cultura nunca combinaram tanto em um jogo de videogame

Há quanto tempo não temos um jogo de plataformas com qualidade e desafio, ao melhor estilo Metroid e Castlevania

O mercado de games está sempre criando novas tendências e estreitando relações com o passado, e Guacamelee! é o título que veio para homenagear fórmulas consagradas na era clássica, apesar de seu ar moderno, humorístico e folclórico.

Guacamelee! foi lançado originalmente em 2009 para PlayStation 3, PS Vita, Xbox 360 e PC pela produtora independente DropBox Studios. E recentemente ganhou a versão Super Turbo Championship Edition, com novos conteúdos, para PlayStation 4, Xbox One e Wii U.

No game, você controla Juan Aguacate, um humilde aldeão que após ser enviado para o mundo de los muertos (acostume-se com a mistura de dialetos, que é um diferencial extremamente característico do jogo) pelo cruel Carlos Calaca, e renasce como um luchador. Após a ressurreição, ele recebe a missão de destruir o reinado do vilão e salvar sua amada que foi raptada pelo tenebroso Calaca.

Apesar de Juan ser o protagonista, você pode chamar um parceiro para jogar com você em modo cooperativo offline - será uma experiência singular.

Esse é Carlos Calaca e sua corja de combatentes esqueléticos
A trama é bem simples mesmo, mas é carregada de diálogos hilários, e é sustentada por um gameplay extremamente divertido e viciante. Confira o trailer do game:


Bienvenido ao México: una viagem cultural pelo Folclore mexicano de Guacamelee!

Logo de cara, Guacamelee! causa um choque visual aos jogadores de primeira viagem. Tudo é muito colorido e bonito; e de certa forma, os visuais apresentados, combinam com toda atmosfera envolvente criada pelos ambientes, e a trilha sonora carregada de melodias folclóricas; todos esses elementos, fazem de Guacamelee! um dos jogos mais caricatos e carismáticos da atualidade - sem exageros.

Espere por muita cor, versatilidade de exploração e inimigos com visuais engraçadíssimos que vão te fazer rir na horas, mas te tirarão do sério na hora do combate.

Os cenários alternam muito rapidamente, o que não torna o jogo cansativo. A produção deu um show de criatividade ao criar um "mundo aberto" em um jogo de plataforma, onde tudo é encaixado por algum motivo.

La jogabilidade

A curva de aprendizagem do game é muito adaptada à experiência do jogador, por exemplo, se você é rápido em apertar botões e decorar sequências de combo, irá se deliciar derrotando hordas de inimigos, mas se assim como eu, você tem dificuldade em executar comandos no tempo correto e péssimo em decorar botões, você poderá enfrentar essas hordas calmamente com o que sabe fazer, mas não pense que toda essa personalização de combate torna o game mais fácil.


No decorrer da história, você aprende novos poderes, e eles servem tanto para combater, como para acessar novas áreas e coletar alguns extras. Juan também recebe a habilidade de alternar entre o mundo de los vivos e o mundo de los muertos, algo que ai complicar a sua vida. E não para por aí, em dado momento, nosso luchador é amaldiçoado e recebe a habilidade de se transformar em uma galinha (SIM, UMA GALINHA).


Esses são alguns dos poderes que Juan adquire durante o jogo
Assim como os combates vão evoluindo a cada novo poder recebido, a exploração também, pois Guacamelee!, assim como Castlevania, que faz o jogador revisitar locais encontrados anteriormente para prosseguir e encontrar novos poderes e desafios. E geralmente, o acesso às novas áreas, é complicadíssimo, pois assim como combos, você deverá aprender algumas sequências para usar os poderes na hora certa, trocar de dimensão, ou até mesmo, mudar sua forma para a pequena galinha colocadora de ovos explosivos.

Se você ficou curioso sobre a parte de intercalar entre dimensões, abaixo está uma imagem comparativa que demonstra como Guacamelee! pode ser versátil e até satirizar o purgatório dos falecidos:


Torne-se um luchador!

Guacamelee! traz uma experiência que te fará ficar horas na frente do console, e isso não será nada cansativo. Apesar de ser um jogo Indie, ele consegue trazer muita personalidade, um bom tempo de duração (para quem reclama), e uma jogabilidade extremamente viciante e chamativa.

Você irá se deliciar com referências à jogos de sucesso como Journey, The Legend of Zelda, Super Mario Bros., e muitos outros.

Journey manda lembranças do mundo de los muertos aos jogadores de Guacamelee!
E caso eu tenha te convencido, aconselho a jogar a versão Super Turbo Championship Edition (se como eu, você pegou essa versão de graça pela PlayStation Plus no mês passado, você está de parabéns), que é mais completa e possui conteúdos inéditos.


Quando jogar, conte nos comentários o que achou do game, e vamos debater, além de apoiarmos uns aos outros na busca pela platina desse game incrível!

Créditos

Texto e Imagens: Juninho Lima

O texto reflete a opinião do autor, e não do site Co-op Geeks.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga