Menu
» » » » O que esperamos da E3 2015


Vitor Oliveira 13.6.15


Considerado, dentro do seu gênero, um dos eventos mais famosos do mundo, a E3 - Electronic Entertainment Expo, acontece anualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos. Digamos que a feira tem os gamers a importância que o Oscar tem para os cinéfilos ou o Grammy para os fãs da música. Nesse ano, a vigésima edição do evento – sim, já são 20 anos de E3 – ocorre entre os dias 14 e 16 de Junho, daqui a mais ou menos uma semana, e você confere aqui uma prévia exclusiva da Co-op Geeks com o que esperamos do evento!

Recapitulando o que rolou na última E3


O ano de 2014 foi bem legal para os gamers: inúmeros lançamentos e novidades para a nova geração, óculos de realidade virtual e outras coisas interessantes. A Ubisoft apresentou trailers e gameplays de Far Cry 4 e Assassin’s Creed: Unity, além do retorno de Rainbow Six, com o Siege. A Sony e a Microsoft, no entanto, foram além: as duas gigantes dos videogames praticamente batalharam para ver quem tinha mais exclusivos. 

Enquanto a Sony veio com The Order: 1886, LittleBigPlanet 3, Bloodborne e um teaser de Uncharted 4: A Thief’s End, a Microsoft apareceu com novidades a respeito de Forza Horizon, Sunset Overdrive, Halo e o polêmico exclusivo temporário (?) Rise of the Tomb Raider.

As novidades também marcaram presença: o segundo título numerado da franquia Dead Island teve seu trailer revelado – e foi lindo, por sinal – e a Nintendo anunciou um novo The Legend Of Zelda, para a euforia dos fãs, além de divulgar a data de lançamento de Bayonetta 2 e um trailer exclusivo para o Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire. Os amiibos, figuras colecionáveis e interativas da Big N, também levaram o público ao delírio, afinal, quem não queria todos eles na estante?

Batman: Arkham Knight, The Last of Us Remastered, Mortal Kombat X, The Crew, Destiny, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, e uma infinidade de outros jogos também fizeram hora no evento. Agora, um ano depois, a maioria desses jogos já se encontra na mão ou nas bibliotecas dos jogadores; entretando, outros ainda sequer possuem gameplays, como é o caso de Rise of the Tomb Raider e The Legend of Zelda, mas vamos falar sobre isso abaixo.

Rise of the Tomb Raider e Uncharted 4: A Thief’s End


Como dito anteriormente, os dois games de aventura marcaram presença na última E3, em 2014, e de lá pra cá, pouquíssimas novidades surgiram. Para vocês terem ideia, nenhum gameplay de Rise of the Tomb Raider, foi divulgado até o momento. Seria a E3 2015 a hora correta? Provavelmente sim, tendo em vista o grande público atingido pelo evento. Uncharted 4: A Thief's End já teve um gameplay da versão alpha divulgado pela Naughty Dog no evento PlayStation Experience no final de 2014, e é de encher os olhos. Confira:


Na última semana, a Microsoft – portadora dos direitos temporários de Rise of the Tomb Raider – divulgou um teaser belíssimo da Lara Croft em sua mais nova aventura, e, ao final do vídeo, o anúncio de uma revelação completa durante a E3.


Por outro lado, a Sony faz mistério em torno do novo Uncharted, mas com certeza o game terá uma atenção especial, a julgar pelo painel gigante que está exposto na entrada do Centro de Convenções de Los Angeles. Um trailer novo? Mais um gameplay? Bom, ainda não dá para saber, mas uma coisa é certa: o jogo não terá demo jogável no estande da empresa.

Uncharted 4 será o carro chefe da Sony na E3 desse ano
Certamente, veremos mais sobre a The Nathan Drake Collection, anunciada recentemente, que traz os três títulos principais da franquia Uncharted remasterizados para PlayStation 4. Não vimos nenhum gameplay até agora, essa é a hora - o game será lançado ainda esse ano, em Setembro.


Será? Rumores apontam anúncio oficial de The Last Guardian e Dark Souls 3


Todo ano é a mesma coisa: os rumores sobre o lendário The Last Guardian invadem a internet e provocam euforia nos fãs. Em 2015 não podia ser diferente, mas dessa vez a informação vem de uma fonte, digamos que, mais confiável. O jornal britânico, do qual você com certeza já ouviu falar, publicou uma coluna a respeito de jogos que estarão presentes na E3 2015, e para a surpresa de todos (ou não), adivinha quem está lá? “Sim, nós sabemos que ele tem sido desenvolvido desde 2007, mas temos plena autoridade para dizer que este será o ano em que o Team Ico finalmente apresentará a sua sequência dos clássicos Ico e Shadow of the Colossus”, afirmou o colunista. Vale lembrar que a Sony confirmou o não cancelamento do game, mas que ele seria anunciado oficialmente apenas quando o seu desenvolvimento estivesse mais concretizado. 

Será que The Last Guardian verá a luz do dia? Os mais céticos já não estão esperando mais nada. Assista o trailer de anúncio do game na E3 de 2009:


Outro título que já vinha sendo especulado é a terceira parte da franquia Souls, famosa por sua dificuldade intensa. Supostas imagens de artes conceituais acabaram vazando antes do anúncio oficial do game na E3 2015, e, pelo visto, até o lançamento já tem data definida: início de 2016.


Com cenários bem sombrios, o jogo promete ter suporte para até 4 jogadores, além 12 áreas poderão ser exploradas. A direção fica sob responsabilidade do Hidetaka Miyazaki. Dizem que se você apertar X duas vezes e meia-lua, um cenário de Bloodborne é destravado.

Capcom: rumores e mais remasterizações

Antes que hajam burburinhos nos comentários: ESSA IMAGEM É FAKE!
Que a Capcom vem passando por maus bocados, todo mundo já sabe. Mas, aos poucos, a gigante dos games parece conseguir se reerguer: os últimos lançamentos estão dentro das expectativas de vendas e a crítica tece elogios. Além disso, a própria desenvolvedora confirmou que seu atual foco será a remasterização e o relançamento de títulos de sucesso.

Este é o caso de Devil May Cry, que teve a sua versão DmC – aquela, com o Dante moreno e rebelde – remasterizada para a nova geração e lançada recentemente. Agora, é a vez de Devil May Cry 4, que faz parte da saga clássica: a Edição Especial do game conta com gráficos aprimorados e todas as DLCs inclusas, além de outras novidades, como a adição de novos personagens e skins, modos de jogo e melhorias na jogabilidade. O título tem lançamento marcado para 23 de junho para PS4, Xbox One e PC, e teve sua presença confirmada na E3 2015 pela própria Capcom.

Outra famosa saga que vinha sendo esquecida é a do robozinho favorito dos gamers: o Mega Man. Também confirmado para a E3, a Legacy Collection - que foi anunciada nessa semana, relançará os seis primeiros jogos da série com o intuito de causar nostalgia em fãs de longa data e introduzir novos fãs ao universo. Coincidentemente ou não o game Mighty No. 9, do criador de Mega Man, vem agradando ao público mesmo antes do seu lançamento e já é considerado o “sucessor espiritual” do azulão. Pelo que conhecemos da Capcom, aí tem coisa. Será que podemos esperar um Mega Man inédito para um futuro não tão distante? Confira o trailer do título:


Novas informações sobre o polêmico e exclusivo Street Fighter V também deverão ser divulgadas durante a E3. O 5º capítulo numerado da icônica franquia de luta é fruto de uma parceria entre a Capcom e a Sony, por isso, apenas o PlayStation 4 terá suporte para o game. Recentemente, um trailer com as mecânicas do título foi apresentado:


Por último, mas não menos importante, Resident Evil! O recém-anunciado Resident Evil 0 HD Remaster também foi confirmado para a E3 2015. Como se trata de um game já antigo, provavelmente poucas mudanças serão realizadas, contudo, não custa nada ficar ansioso. Vale ressaltar que a remasterização em HD do famoso remake de Resident Evil também foi sucesso nas vendas, e é uma das responsáveis pelo lançamento da prequel protagonizada por Rebecca Chambers e Billy Coen.

Em 2015, os rumores parecem bem reciclados: Devil May Cry 5, DmC 2, Resident Evil 7 e um reboot de Dino Crisis são citados há um tempo, mas, por enquanto, não passam de especulação. Alguns fãs mais sonhadores apostam num suposto remake para Resident Evil 2 e 3, ou, quem sabe, numa edição definitiva para Resident Evil 5. Será? Como a Capcom é uma caixinha de surpresas, só saberemos na sua apresentação durante a E3 2015

Ainda sobre Resident Evil, vale ressaltar que a franquia completará 20 anos em 2016, e a E3 desse ano, pode ser o momento ideal para anunciar algum título grandioso para o ano que vem. Vamos ficar de olho.

Novos modelos de PlayStation 4 e Xbox One


Fazem dois anos que a nova geração teve início e até agora os modelos dos consoles são praticamente o mesmo – por pouco tempo, ao que tudo indica. Segundo vários sites, a Sony planeja lançar seu PlayStation 4 com 1TB de memória. A Microsoft, apressadinha que é, já anunciou a edição do Xbox One com a mesma capacidade de armazenamento. Se ambas querem oficializar o lançamento mundial das edições, chegou o momento!

Outros especuladores apostam em algo mais inusitado: versões slim! É isso mesmo, afinal, a tendência atualmente é ocupar cada vez menos espaço, ou seja, uma versão slim do PlayStation 4 ou Xbox One viria bem a calhar. 

Metal Gear V: The Phantom Pain 


Metal Gear V: The Phantom Pain é um dos títulos mais aguardados do evento, e a Konami já confirmou que teremos um trailer de 6 minutos, além de novas informações do game que será lançado em Setembro desse ano. 

Mad Max


O jogo de ação baseado no famoso herói das estradas já tem lançamento marcado: 1 de Setembro é o dia. Depois de adiamentos e até o cancelamento das versões para a antiga geração de consoles, parece que agora vai!

O game está sendo produzido pelos estúdios Avalanche, e será distribuído pela Warner Bros. Games. A premissa é a mesma dos filmes (tanto a trilogia original quanto o mais recente lançamento), onde o aventureiro viaja com seu carro e deve enfrentar inimigos bem bizarros. A violência tem presença confirmada nesse mundo aberto desértico que promete ser um dos melhores games do ano e é listado pela Gamespot como uma das atrações da E3 2015.

A grande Nintendo


Mesmo tendo passado por momentos difíceis – alguns até acreditavam que estava chegando à falência – a Nintendo provou que tem muita lenha pra queimar ainda. Na última edição da E3, em 2014, a empresa apresentou títulos de peso, como Bayonetta 2, Super Smash Bros. e The Legend of Zelda. De lá pra cá, seu lucro só tem aumentado: Mario e Pokémon vendendo que nem água no deserto e o 3DS provando que veio pra ficar.

Para 2015, portanto, podemos esperar muita coisa legal da Big N. Infelizmente, foi confirmado que o mais novo The Legend of Zelda não será mostrado durante a exposição ah não gente, não vamos ficar tristes, pois Mario Maker, Star Fox, Shin Megami Tensei X Fire Emblem e também Xenoblade Chronicles X com certeza serão destaque por lá.

Também foi revelado, pelo próprio CEO da Nintendo Canadá, Pierre-Paul Trepanier, que a Nintendo deve anunciar ainda na E3 parcerias com grandes desenvolvedoras third-parties. “Ô galera, o que diabos é isso?” Bem, digamos que uma third-party é uma desenvolvedora terceirizada. Por exemplo: a Ubisoft desenvolve jogos que, posteriormente, são publicados para outros consoles, como Watch Dogs, ou seja, ela é uma third-party. Isso é muito bom para os jogadores, afinal, a diversidade de títulos será bem maior. Será que podemos esperar algum exclusivo bombástico ou até mesmo multiplataformas?

As apostas são muitas, mas, sem sombra de dúvidas, a mais ousada é a de um possível anúncio do novo console da Nintendo, o NX, cujo desenvolvimento já teve início. Dizem, inclusive, que o novo Zelda será para esta plataforma. Será que teremos novidades a respeito do sucessor do Wii U ainda na E3 2015?

Realidade virtual 


O tão aguardado “futuro dos jogos” deve ser uma das principais atrações da E3 2015. O potencial dos óculos de realidade virtual é indiscutível, mas para serem sucesso, as desenvolvedoras devem suar muito! E, atualmente, várias empresas estão investindo pesado nesse novo sistema. Microsoft, Sony e Oculus VR já estão garantindo seu espaço neste negócio promissor.

A Sony já confirmou demonstrações do Project Morpheus, nome dado ao seu óculos de realidade virtual que funcionará junto ao PlayStation 4. A Microsoft, por sua vez, também confirmou o HoloLens na feira e já anunciou parcerias com diversas empresas, incluindo a Insomniac, responsável pelo Sunset Overdrive.

E não para por aí: a Microsoft está com parceria firmada com nada mais, nada menos que a Oculus VR, cujo próximo lançamento, o Oculus Rift, terá compatibilidade com o Xbox One. Show, né? E a versão final do produto, que foi divulgada recentemente, com certeza terá destaque na E3. Clique nas imagens abaixo, para ampliar.


Só esperamos que essas parcerias não sejam no “estilo Kinect e Move”, os quais possuem pouquíssimos jogos de grande qualidade. Potencial sabemos que não falta.

Outras novidades que poderão aparecer. Ou não.


Dentro de três dias, o mundo ficará por dentro de tudo que vai rolar na maior exposição de jogos do mundo. São muitos jogos, e todos nós sabemos que não dá pra citar todos em um único artigo, mas aqui vão mais alguns títulos isolados que deverão dar as caras E3.

Halo 5: Guardians e Star Wars: Battlefront estão mexendo com os nervos dos gamers de plantão, já que poucas coisas foram divulgadas a respeito dos dois. A Sony fica encarregada de mostrar novidades a respeito de Until Dawn e a primeira expansão de Bloodborne. Para os PC gamers, XCOM2 deve ter seu lugarzinho reservado.

A Ubisoft, como sempre, vem com títulos de peso: Assassin’s Creed: Syndicate e The Division. Com sorte, um Watch Dogs 2. Aliás, o novo Assassin's Creed, ganhou um preview pela equipe do site, e você pode conferir logo abaixo o que vem por aí.

Muita gente tá esperando, ainda, novidades sobre o recém-anunciado Fallout 4 e o novo Doom, da Bathesda, e Mirror’s Edge: Catalyst, o reboot de Need for Speed e FIFA 16, da EA, que prometem ser incríveis. O aguardado Final Fantasy XV, que muitos acham ter sido esquecido, tem chances rasas de aparecer na E3 também, já que a Square Enix tem conferência marcada. E por falar em Square, o novo Deus EX também deverá ganhar destaque. Por último, Gears of War e Forza 6 QUE FINALMENTE TERÁ CORRIDA NA CHUVA HEIN para o delírio dos ‘caixistas’.

ESPECIAL: O que a equipe Co-op Geeks espera para a E3 2015?

Quem acompanha a nossa página no Facebook e/ou o nosso site, com certeza sabe que nós estamos sempre ligados em tudo que acontece no fantástico mundo dos jogos. E, como bons gamers que somos, estamos extremamente ansiosos para os três dias de E3. Como a equipe pensa de maneira distinta, decidimos dar espaço para cada um falar sobre o que espera da exposição.

O Juninho Lima está depositando as suas esperanças num possível novo jogo da Quantic Dream – aquela do Heavy Rain e Beyond Two Souls. Ele espera, ainda, uma aventura inédita do Kratos no próximo God of War e um pouco de terror com Alan Wake; além de estar ansioso para um novo Resident Evil que marcará os 20 anos da franquia. 

Já a nossa girl-gamer, Paloma, está ansiosa para ver o Nathan Drake exalando beleza na conferência da Sony. “Estou louca para ver as novidades de Uncharted 4, quero um gameplay!”, e complementou: “Tem que ter Metal Gear Solid V também. Quem sabe até um reboot do Crash”. Sonhar é de graça, né minha gente?

O Bruno Bolner, por sua vez, foi mais sucinto: “Pra mim, um gameplay de Fallout 4 e mais novidades sobre os exclusivos da Nintendo já estão de bom tamanho”. O rapaz sugeriu ainda um HD Remaster ou novo título da série Gears of War, além de vídeos da remasterização de Resident Evil 0. A Capcom já confirmou o game no evento, então fica mais fácil termos um gameplay.

Por último, eu, Maurício Vitor Oliveira, aguardo ansiosamente por um novo título da saga Resident Evil – qualquer um que não seja remasterização. Quero ver também algo a respeito do game do Mad Max e Forza 6, além dos novos títulos do Nintendo 3DS.

Só relembrando que a E3 2015 acontece entre os dias 14 e 16 de junho, mas várias conferências pré-E3, com inúmeras novidades, estão sendo divulgadas. Na página do Facebook do Co-op Geeks vocês poderão acompanhar a cobertura completa do evento, e após o final do evento, um Giro CG com as novidades mais bombásticas será montado. E caso algum anúncio tenha informações interessantes, faremos previews em vídeo no nosso canal do YouTube. Portanto, fiquem ligadinhos!

Fontes: IGN e Gamespot

Créditos

Texto: Vitor Oliveira
Imagens e revisão: Juninho Lima

O texto apresenta as opiniões do autor, e não do site Co-op Geeks.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga