Menu
» » » » » » Allison Road é definitivamente o novo Silent Hills?


Juninho Lima 1.7.15


Após o cancelamento de Silent Hills e a saída de Hideo Kojima da Konami, todos ficamos carentes de um jogo que sequer foi desenvolvido, mas que com poucos conceitos revelados através da inovadora demo chamada P.T. (Playable Teaser - Teaser Jogável), conseguiu cativar uma densa comunidade de fãs, que sonharão com o título por muito tempo. E como já era esperado, esses conceitos criaram tendências que já começaram a ser seguidos e já temos até um nome: Allison Road

O game está sendo desenvolvido com a pretensão mais sincera e nobre possível: ser o "sucessor espiritual" de Silent Hills, e por mais que não siga os planos que Kojima e Del Toro tinham para o game, e provavelmente, um enredo muito diferente do imaginado, Allison Road se mostrou promissor e poderá suprir o vazio deixado pelo título da Konami que não chegará as prateleiras até segunda ordem, que talvez jamais aconteça. A desenvolvedora que criou o título se chama Studio Lilith e é uma empresa independente.

Seguindo a tendência



Foi divulgado recentemente um gameplay de 13 minutos de Allison Road, e nele vemos um homem acordando em uma casa bagunçada e com coisas estranhas acontecendo. Temos um rádio que liga sozinho e informa notícias estranhas, portas abrindo e fechando sozinhas, e coisas sujas de sangue... Parece familiar? Todos esses elementos foram claramente transportados de P.T. e temos até uma voz que diz nos observar, e não demora muito para a casa ser dominada por uma presença fantasmagórica maligna que promete muitos jumpscares ao jogador. Assista por si só, e já se apaixone por Allison Road:


Diferente de P.T., o protagonista se encontra na própria casa e deverá sobreviver a 5 terríveis noites para descobrir o que aconteceu com aquele lugar - no melhor estilo Five Night at Freddy's.

O game por si só já alegra qualquer fã de terror que se prese. Assim como P.T., ele carrega uma atmosfera quase que inédita no meio gamer, mas talvez esse seja seu maior defeito. Será que Allison Road tem autonomia suficiente para criar algo novo, e se desprender do "não-nascido" Silent Hills, e ter identidade própria? 

Por mais que não tenhamos visto muito, e não tenhamos ideias sobre o que Silent Hills abordaria, ele pode ser considerado um sucesso, por toda sua inovação e personalidade, e Allison Road usufrui dessa originalidade para entregar o que seria assumidamente o "sucessor espiritual" (tá na moda esse termo, hein?) do jogo da Konami

E é aí que a katana de dois gumes penetra. Toda essa "inspiração" em P.T. pode ser a benção ou a maldição que perseguirá Allison Road por toda sua existência. 

Ele sempre será lembrado como "o jogo que veio para suprir a carência de Silent Hills" e será constantemente comparado com o trabalho impecável de Kojima e Del Toro em P.T., ou ele apenas utilizará conceitos que agradaram para criar algo com novos elementos, e características novas que lhe darão personalidade própria, e isso não será difícil, já que pouco sabemos sobre a obra que a Konami não lançará.

Igual, mas diferente


Allison Road carrega o mesma qualidade visual foto-realista de P.T., essa semelhança chega até a assustar. E por mais que já tenhamos visto algo parecido, é impossível negar que o título é empolgante e tem tudo para ser um sucesso. Confira uma amostra dos ambientes:


Mas será que Allison Road carrega uma história muito diferente? O gameplay acima prova que não. Temos uma casa de família bagunçada, e não demora muito para ouvirmos uma sons do que parece ser violência doméstica, ou até mesmo sexual. E em minutos, a casa é tomada por sangue, e vemos o fantasma de uma garota que parece ter sido violentamente estuprada. Claro que tudo é proposital e os desenvolvedores estão fazendo o possível para entregar um game de qualidade e que seja um substituto "de mentirinha" de Silent Hills, se já não está sendo considerado.

O jogo do Studio Lilith trará uma experiência assustadora em primeira pessoa e terá suporte para a realidade virtual. E temos uma referência a outro jogo que provavelmente serviu de inspiração. Devemos ver mais sobre Allison Road no decorrer de seu desenvolvimento que sequer tem data de lançamento, mas todos os vídeos e imagens, estão sendo divulgadas através do canal oficial e da página no Facebook do game. Acompanhe, caso você tenha se interessado! Provavelmente o veremos chegar para a nova geração de consoles e computadores nos próximos anos.

Novo Silent Hills? Acho que não


Allison Road pode até preencher uma lacuna vazia que Silent Hills deixou, mas uma coisa é certa: é preciso saber separar os universos e as propriedades intelectuais e seria fascinante se o Studio Lilith trouxesse novas tendências, criando algo totalmente novo e surpreendente.

Talvez Silent Hills um dia volte a ser produzido e ele também será bem-vindo por todos os fãs dos jogos de terror. E com certeza não deixará de inovar em seus conceitos. Principalmente se tivermos Kojima e Del Toro no projeto (sonhar é de graça, ok?).

Continuemos de olho em Allison Road e principalmente, vamos torcer para que seja um sucesso e motive a produção de Silent Hills para a todos agradar.

Se você esteve em coma no último ano e não sabe o que foi o teaser jogável que serviu como anúncio para o desenvolvimento de Silent Hills, confira nosso gameplay completo da demo:


Créditos

Texto: Juninho Lima
Revisão: Steven L. Andrade
Imagens: Juninho Lima

O texto apresenta as opiniões dos autores do texto, e não do site Co-op Geeks 

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga