Menu
» » » » O que esperamos de Until Dawn


Steven L. Andrade 19.8.15


Eu não podia deixar de escrever sobre o jogo pelo qual estou ansioso pra por minhas mãos desde sua versão descartada pra PlayStation 3, anunciada no movimentado ano de 2012. Afinal, eu sou apaixonado por jogos de terror (como muitos de vocês já devem estar cansados de saber). Então, se juntem a mim, e vamos relembrar da trajetória desse game que promete ser um jogaço!

O hype que não deu em nada


Como disse anteriormente, Until Dawn foi originalmente anunciado em 2012, prometendo um game inspirado nos "filmes de terror-adolescente", onde um grupo de amigos que foram passar as férias em uma cabana nas montanhas, seriam perseguidos por um assassino misterioso. Além disso, o jogo utilizaria o PlayStation Move como controle, porém, como todos sabemos, a Supermassive Games decidiu migrar o projeto para o PlayStation 4, tendo em vista as novas possibilidades.

Voltando com tudo


Na Gamescom 2014, eis que Until Dawn volta a dar sinal de vida, agora reformulado, abandonando o PlayStation Move, tendo como foco a escolha dos jogadores, aproveitando o máximo do novo hardware e utilizando de belos gráficos.

Semelhante a sua primeira versão, o game utiliza dos clichês de filmes de terror-adolescente norte-americanos, tendo como referência Sexta-Feira 13, Halloween, Pânico, entre outros. O título também conta com roteiristas de filmes de terror indies.

Até amanhecer...


"Quando oito amigos retornam a um chalé isolado nas montanhas, onde dois amigos do grupo desapareceram a exatamente um ano, as coisas rapidamente se tornam ameaçadoras.

Você fugirá do seu perseguidor? Tentará se esconder? Ou enfrentará a luta? Você terá que tomar decisões difíceis em frações de segundos que significarão a vida ou a morte de cada membro do grupo."

O legal é que atores conhecidos foram escalados para interpretar os protagonistas, como por exemplo a atriz Hayden Panettiere (da série Heroes) e o ator Rami Malek (do filme Need for Speed).

Terror interativo


Seguindo a tendência dos jogos onde a escolha do jogador influencia na trama do game, Until Dawn coloca a vida dos protagonistas na palma da sua mão, forçando você a tomar decisões difíceis, que vão muito além de opções na tela.

O game deixa claro que toda e qualquer decisão causa uma reação (o chamado Efeito Borboleta), podendo ela ser catastrófica, causando a morte de qualquer personagem, seja ele o que você está controlando ou não. Também pode acontecer de você ter que sacrificar um personagem para que outro fique vivo. Resumindo: tensão total!


O jogo te dá duas opções: uma simples e rápida, outra complexa e longa. A primeira é bem arriscada, já que no caminho podem surgir QTE's (Quick Time Events), onde o jogador precisará pressionar botões na hora certa para prosseguir sem maiores problemas. Ou seja: quanto mais fácil a escolha anterior, mas difíceis podem ser as QTE's.

Outro fator bastante interessante e amedrontador, é que o jogo traz um sistema que analisa suas escolhas, sua forma de jogar e a maneira como reage a situações, tentando complicar as coisas. Por exemplo, se o jogador demonstra não gostar de algo, o game vai fazer de tudo para que ele enfrente justamente aquilo que ele tá tentando evitar.

Já deu pra entender o recado né? Cuidado, cuidado, CUIDADO!

"Tem alguém aí?"


A exploração dos cenários também fará parte do gameplay, onde o jogador deverá procurar por pistas, indícios, dentre outros itens. Os mais importantes deles são os chamados Totens, que são pequenos itens que desbloqueiam visões do futuro (que dependendo de suas escolhas, podem se concretizar ou não), porém, os trechos mostrados são fragmentados, forçando o jogador a fazer a conexão entre eles.

A tensão e o suspense serão sentimentos constantes, embalados pelos cenários escuros que compõem o game da Supermassive Games, que optou pela câmera fixa (sim, aquela mesma utilizada nos jogos clássicos da franquia Resident Evil), já que o game não possui um sistema de combate direto.


Já disse que Until Dawn é um exclusivo do PlayStation 4? O título chega às lojas em 25/08, totalmente localizado em português (sim, com legendas e dublagem em PT-BR).

Se você é um gamer apaixonado por jogos de terror, Until Dawn não pode ficar de fora da sua prateleira!

Hypômetro


Enredo: 10
Jogabilidade: 8
Gráficos: 9
Criatividade: 10
Inimigos: 9
Personagens: 9
Diversão: 10
Soudtracks: 10

HYPE: 9,5

Acompanhe nossa série de Until Dawn:


Ficha Técnica

Título: Until Dawn
Ano de Lançamento: 2015

Créditos

Texto e Imagens: Steven L. Andrade

O texto não reflete a opinião do Co-op Geeks, e sim do autor do artigo.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga