O que achamos de Game of Thrones (SEM SPOILERS)
Juninho Lima
21.11.15

Após títulos aclamados pela crítica como The Walking Dead e The Wolf Among Us, a Telltale Games se estabeleceu como uma das melhores desenvolvedoras no gênero dos games de escolhas e consequências - seus jogos de jogabilidade "aponte-e-clique", com gráficos simplistas e charmosos, carregam sempre muita emoção e imprevisibilidade, e Game of Thrones: A Telltale Games Series é um dos melhores de todos.
Anunciado em 2014, o título demorou bastante a dar as caras e seus primeiros episódios não foram tão impressionantes, e por causa do maior defeito da Telltale Games: demora no lançamento dos episódios, muitos jogadores ignoraram o game inspirado no universo da série da HBO, mas esta é a hora perfeita para você deixar de torcer o nariz pro game e dar atenção para o jogo, caso você ainda não tenha jogado.
A experiência é satisfatória e obrigatória para todo fã do universo criado por George R. R. Martin, mas não é livre de problemas.
AVISO: Esse texto NÃO contém spoilers do game, então, mesmo que não tenha jogado, aproveite a leitura sem medo!
História "original" - A Casa Forrester

No Game of Thrones da Telltale não temos o enredo dos livros ou da série explorados -temos algo muito melhor, que de início gera muita estranheza, mas após alguns episódios você se sente comprometido com a história e se sente um integrante da família Forrester.

De cara, você notará certa familiaridade com os Forrester, em muitos aspectos, eles lembram os Starks. Lorde Gregor, assim como Eddard, é conhecido como um homem extremamente honrado – o que lhe rendeu a alcunha de “Gregor, o Bom”; seu filho mais velho, Rodrik, é um guerreiro habilidoso e respeitado, assim como Robb; enquanto o caçula, Ryon, lembra Rickon até no nome. Mas é comum que famílias da mesma região, favoráveis às mesmas tradições, sejam parecidas entre si. Isso até contribui para que o jogador se sinta "em casa", e se apegue rapidamente aos personagens, se importando com eles assim como se importa com os personagens dos livros e da série (a gente nunca aprende, mesmo).
Apesar do enredo ser paralelo aos acontecimentos cronológicos da série da HBO, ele é simultâneo e te coloca no local de situações chave da Guerra dos Tronos, mas sem macular a história que já conhecemos, por exemplo: você estará em Porto Real, na mesma sala da morte daquele personagem, mas em nada isso afeta o que aconteceu - simplesmente genial!
Fora os encontros com personalidades muito queridas da série - que foram modelados com base nos atores da série, e foram dublados pelos mesmos - o que é uma baita sacada!
Falta ritmo e objetividade

Como falei anteriormente, a experiência no Game of Thrones da Telltale, é problemática, e por incrível que pareça, o problema não é a jogabilidade que sempre é alvo de críticas à empresa; aqui ela funciona bem! O problema é a progressão da história que é demasiadamente lenta e faz o jogo ser pouco carismático em seus primeiros episódios - o que é uma falha tremenda, já que o game foi lançado em formato episódico com intervalo de meses entre um capítulo e outro, o que naturalmente gera desinteresse por parte dos jogadores.
Falando por mim mesmo; comprei o season pass do game assim que o primeiro episódio foi lançado. De início me senti indiferente quanto ao game, e no lançamento do segundo episódio, já estava decepcionado com o carisma nulo do game, o que me fez ignorar os outros episódios quando iam sendo disponibilizados. Só fui tomar coragem de jogar os demais episódios após o lançamento do season finale no dia 17 de Novembro, e foi aí que notei o que estava perdendo - mas a culpa não é minha, viu dona Telltale?!
Aproveitando a deixa, farei uma sinopse curta de cada episódio e uso isso de desculpa pra usar as maravilhosas imagens ilustrativas de cada episódio que eu capturei pelo PS4 e não vou sossegar se não colocá-los nesse review, rs.
ATENÇÃO: Se você estiver com preguiça de ler a sinopse de cada episódio e minha nota para cada, pode pular para o próximo tópico;eu te perdoo.
ATENÇÃO: Se você estiver com preguiça de ler a sinopse de cada episódio e minha nota para cada, pode pular para o próximo tópico;
EPISÓDIO 1 - Ferro do Gelo: O primeiro episódio é uma completa introdução da história do jogo e seus personagens. Os Forrester se vêem forçados a lutarem por suas vidas, após conflitos envolvendo uma guerra perdida e a morte de alguns membros da família - as esperanças são nulas e quem não souber as melhores estratégias para vencer, perecerá. De Porto Real à muralha, vemos personagens se entrelaçando e se envolvendo com problemas maiores, que já são conhecidos para quem assiste a série de TV. Nota: 7
EPISÓDIO 2 - Os Lordes Perdidos: Em meio à eminente extinção da família Forrester algumas esperanças surgem e filhos pródigos percebem a situação crítica e escolhem voltar para casa. Antigas alianças podem ser desfeitas por falta de estratégia. Alguns personagens se encrencam ao tentar salvar o legado de sua família, o que deixa o jogador apreensivo às consequências que virão, afinal, todo cuidado é pouco e qualquer erro pode culminar na morte de pessoas importantes para a sobrevivência da casa Forrester e seus membros. Na muralha você deverá escolher um lado e aguentar as consequências de suas escolhas, e você não irá querer decepcionar Jon Snow. Ironrath precisa de novos aliados, e os Forrester estão cada vez mais próximos da derrota. Nota: 7,5
EPISÓDIO 3 - A Espada na Escuridão: Após a recuperação de Forrester feridos pela guerra, é hora de criar uma estratégia e procurar por aliados - e essa tarefa não será fácil. Alguns personagens se vêem afrontados por um dragão familiar. E mais uma vez, suas alianças com personagens de poder, trarão consequências dolorosas que dificultarão seu trabalho em Porto Real, mas cabe a você escolher se esse acordo continuará de pé. Em Ironrath o controle das terras é reivindicado por um rival temível e se submeter talvez seja a escolha certa. Nota: 8
EPISÓDIO 4 - Filhos do Inverno: Daenerys dá uma missão importante, que pode culminar em uma ajuda na guerra que se aproxima, e isso pode ser a salvação da Casa Forrester. Em Porto Real, é chegada a hora de agir e não levantar suspeitas; a sua lealdade será questionada e em algumas situações seu caráter terá que ficar de lado caso você queira as informações que precisa para salvar a família. Uma antiga amiga reaparece para ajudar em Ironrath, mas aceitar a ajuda é arriscado, cabe a você decidir. Sua lealdade à Mãe de Dragões colocará em risco uma amizade antiga, mas nem tudo estará perdido se você agir sabiamente. Caminhantes brancos colocam em risco a jornada para o "Bosque do Norte". Nota: 9
EPISÓDIO 5 - Um Ninho de Víboras: No penúltimo episódio, as ações de todos os Forresters são vitais para a sobrevivência do clã. Algumas alianças ressaltam as rivalidades com outras casas que desperta a ira dos mesmos, e uma ameaça ainda maior entra em jogo. Um dos membros da família Forrester consegue o que precisa para lutar por sua família, através de Daenerys. Em Porto Real, algumas ações chama a atenção de pessoas boas e ruins, e isso terá consequências. Aos desertores da muralha, a sorte parece mudar, e o frio do gelo deixa de ser o maior inimigo. Cersei propõe uma tarefa complicada. Nota: 10
EPISÓDIO 6 - O Dragão de Gelo: No final da temporada do Game of Thrones da Telltale, temos todas as consequências das ações tomadas durante todo o jogo. Alguns planos falham, mas novas escolhas surgem e isso pode ser a última esperança para os Forrester. Apesar das perdas, nem tudo tem um final conclusivo, dando uma grande deixa para a segunda temporada que já foi confirmada. O Dragão de Gelo é a resposta para muitas dúvidas, e pode ser a melhora aposta para novas tramas envolvendo a Casa Forrester. Em Porto Real, você é colocado contra a parede e a sua reposta ao traidor, pode salvar o seu pescoço. Apesar de satisfatório, o final é chocante e pode desapontar muita gente. Nota: 6
ATENÇÃO: Pronto. Acabaram as sinopses! pra quem pulou, leia daqui em diante.
Pessoalmente, achei o final da temporada bastante apelativo e decepcionante, te deixa com uma sensação de impotência - suas ações tem impacto, sim - mais do que de costume nos jogos da Telltale Games, mas o resultado é sempre mais ou menos o mesmo. E quando você pensa "não existe casa mais sofredora que a dos Stark", o jogo cala a sua boca com os Forrester, que poderiam muito bem aparecer em uma novela mexicana - haja sofrimento e falta de sorte na vida!
![]() |
Você nunca se sentiu tão afrontado por Cersei Lannister, como no game da Telltale Games |
Travado e problemático demais
![]() |
Com o último episódio, a localização no nosso idioma chegou também - para a alegria de muitos. No entanto, a tradução não é das melhores e alguns erros no código do jogo, fazem com que elas Às vezes nem apareçam ou fiquem ilegíveis - nada que um patch não resolva. No mais, o título é fluído e possui um gameplay gostoso, apesar de não ser contínuo.
Poético e bonito
Todos estavam acostumados com o estilo "cartoon" dos traços dos outros jogos da Telltale Games, que se assemelhavam muito à história em quadrinhos, mas em Game of Thrones o tratamento foi outro - o jogo parece uma pintura óleo viva! Os traços delicados e com marcas de pincéis dão uma identidade única ao game, tudo é muito bonito e fotográfico.
Você vai se pegar vendo as paisagens ao fundo e pensando: "isso ficaria ótimo enquadrado em minha sala".
Por outro lado, os gráficos não são nada polidos e muitos elementos do cenário e dos personagens se atravessam e quebram a harmonia visual - isso pode incomodar aos mais observadores.
As trilhas sonoras são belíssimas e fazem jus à essência da série, e à "identidade Game of Thrones"(acabei de inventar isso) - até a abertura da série com sua imponente trilha foram transportadas para o jogo:
Por serem muito repetidas, você acabará achando tudo muito genérico e nenhuma te marcará, diferente do tema tocante de The Walking Dead. Faltou variedade e versatilidade.
A dublagem é primorosa, não só por conter os atores da série, mas pelas belas atuações e interpretações de todo o elenco que em nada deixam a desejar. Confira uma entrevista com alguns dos atores:
Está preparado para entrar na Guerra dos Tronos?
Agora que a primeira temporada chegou ao seu fim, todos os episódios estão disponíveis e a localização para o nosso idioma foi concluída, Game of Thrones: A Telltale Games Series é obrigatório para todos que apreciam o universo das Crônicas de Gelo e Fogo.
No início o título pode parecer um tanto quanto apático, mas aos poucos ele se revela como uma história multifacetada que merece sua atenção! O final poderia ser melhor e menos forçado, mas isso não tira o mérito do título que é um dos melhores da história da Telltale Games.
Enredo: 7,5
Criatividade: 10
Jogabilidade: 8
Gráficos: 8
Som: 7
Diversão: 9
Nota: 8
Ficha Técnica
Título: Game of Thrones: A Telltale Games Series
Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, PC, iOS e Android
Créditos
Texto: Juninho Lima
Essa análise representa as opiniões do autor e não do site Co-op Geeks
Todos estavam acostumados com o estilo "cartoon" dos traços dos outros jogos da Telltale Games, que se assemelhavam muito à história em quadrinhos, mas em Game of Thrones o tratamento foi outro - o jogo parece uma pintura óleo viva! Os traços delicados e com marcas de pincéis dão uma identidade única ao game, tudo é muito bonito e fotográfico.
Você vai se pegar vendo as paisagens ao fundo e pensando: "isso ficaria ótimo enquadrado em minha sala".

Por outro lado, os gráficos não são nada polidos e muitos elementos do cenário e dos personagens se atravessam e quebram a harmonia visual - isso pode incomodar aos mais observadores.
As trilhas sonoras são belíssimas e fazem jus à essência da série, e à "identidade Game of Thrones"
Por serem muito repetidas, você acabará achando tudo muito genérico e nenhuma te marcará, diferente do tema tocante de The Walking Dead. Faltou variedade e versatilidade.
A dublagem é primorosa, não só por conter os atores da série, mas pelas belas atuações e interpretações de todo o elenco que em nada deixam a desejar. Confira uma entrevista com alguns dos atores:
Está preparado para entrar na Guerra dos Tronos?

Agora que a primeira temporada chegou ao seu fim, todos os episódios estão disponíveis e a localização para o nosso idioma foi concluída, Game of Thrones: A Telltale Games Series é obrigatório para todos que apreciam o universo das Crônicas de Gelo e Fogo.
No início o título pode parecer um tanto quanto apático, mas aos poucos ele se revela como uma história multifacetada que merece sua atenção! O final poderia ser melhor e menos forçado, mas isso não tira o mérito do título que é um dos melhores da história da Telltale Games.

Enredo: 7,5
Criatividade: 10
Jogabilidade: 8
Gráficos: 8
Som: 7
Diversão: 9
Nota: 8
Ficha Técnica
Título: Game of Thrones: A Telltale Games Series
Plataformas: PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One, PC, iOS e Android
Créditos
Texto: Juninho Lima
Essa análise representa as opiniões do autor e não do site Co-op Geeks