Menu
» » » » » CG INDIEca: Teslagrad


Juninho Lima 19.1.16


Quem me conhece sabe que jogos indie me encantam e que raramente torço nariz para algum. É fato que nem todos são tocantes e geniais, mas por mais simples que as ideias sejam, é muito raro você não encontrar um ou outro elemento que não te cative. Teslagrad, da Rain Games, é um desses títulos com uma ideia simplista, que chega a ser confusa, mas que te conquista aos poucos, ou te faz odiá-lo de uma vez.


Caindo de paraquedas 


Ao iniciar o jogo, você é apresentado ao protagonista sem demora - ele está em uma enrascada; não tem nome, e nem um objetivo aparente. O enredo é apresentado sem o uso de falas, ou textos - isso não é inédito, mas continua sendo genial.

Teslagrad é um game de plataforma e quebra-cabeças, mas não pense que é só isso. O jogo possui mecânicas simplistas - tudo o que você precisa fazer é ter boa agilidade nos controles, ou então, será um pesadelo concluir o game, que é demasiadamente difícil e pode ser facilmente comparado a exemplos recentes de "tortura gamer", como Super Meat Boy e I Wanna Be the Guy.

Simplista, mas grandioso

Com gráficos e cenários em duas dimensões, a arte do jogo como um todo, soa vanguardista para qualquer pessoa que tenha conhecido os desenhos dos anos 70 e 80 - e não é preciso ser muito velho para isso.  

Com cores acinzentadas e ambientes desenhados a mão (SIM) com estilo steampunk, Teslagrad é parada obrigatória para jogadores que se encantam facilmente com jogos minimalistas com foco nas emoções e sensações do jogador.

Até o momento só falei das características do jogo que são facilmente localizadas em outros títulos independentes, mas Teslagrad tem o seu diferencial: o magnetismo.


Nosso protagonista utiliza armas com tecnologia Teslamanacer (eletromagnéticas) para avançar pelos cenários e solucionar os puzzles que o impedem de prosseguir; tudo que você tem que fazer é alternar os polos do magnetismo em suas armas, que são representados pelas cores azul e vermelha. Você deve polarizar itens e plataformas com cargas negativas ou positivas. As leis básicas são válidas: cargas idênticas se repelem, cargas opostas se atraem. Há objetos que já estão carregados, sendo que você deve adaptar seu personagem para grudar ou se afastar deles - essas armas são utilizadas também, para derrotar os chefes, que exigem muita concentração e habilidade.

Desafiador até demais

E por falar em ser bons nos controles e pensar rápido, é importante ressaltar que o maior defeito do título, é ser difícil demais! Teslagrad é aquele tipo de jogo, que se você não tiver paciência, nem adianta começar, porque você vai se ver vencido pela dificuldade muitas vezes.

A dificuldade é progressiva: os primeiros puzzles e chefes são fáceis, mas com o passar do tempo, o jogo vai ficando cada vez mais desafiador. O problema é que existem situações em que vemos que não se trata de apenas um quebra-cabeça bem elaborado que exige lógica e inteligência - mas de um desafio que exige precisão em todos os comandos e força o jogador a repetir 20 ou 30 vezes uma mesma cena para conseguir continuar o jogo. O pior é que há muitos puzzles que podem fazer você ficar travado.


Entretanto, é legal ver esse estilo de volta, para os mais saudosistas, o game vai lembrar, e muito, os títulos do Super Nintendo, dos quais os jogadores passavam muitas horas tentando derrotar os chefes, ou progredir em alguma fase.

Mas é notável que o título possui uma história simples demais, mas longe de ser ruim, mas o jogo que poderia ter facilmente 3 a 4 horas, consegue chegar a 8 horas, apenas por causa da dificuldade - isso pode ser um problema, já que nem todos aguentam experiências como essa no atual mercado dos games.

Vale a compra, sim!



Teslagrad é aquele jogo que vale a pena experimentar, nem que seja para gastar as sobras das suas compras de jogos em serviços online e perder algumas horas vivendo uma aventura que pode ser encantadora, se você permitir que seja - ou frustrante, caso você não tenha muita paciência; mas no final das contas, você acaba sentindo os dois sentimentos ao mesmo tempo - Teslagrad é isso, e merece a sua atenção.

O game foi lançado para PlayStation 3, PlayStation 4, PS Vita, Wii U e PC, e se você foi esperto, adquiriu ele de graça na PS Plus e só precisa iniciar a sua aventura!

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga