Menu
» » » » » » » Tudo o que você precisa saber sobre Animais Fantásticos e Onde Habitam


Marcelo Henrique 5.1.16


Depois de passarem anos sem grandes notícias ou novidades, os fãs da franquia Harry Potter receberam, na última semana, um novo motivo para deixar a tristeza de lado e voltar a sorrir como nos bons e velhos tempos. Isso porque, desde que a trama foi encerrada, em 2011, com “As Relíquias da Morte – Parte 2”, nada de novo envolvendo a criação de J.K. Rowling foi sequer cogitado por ela ou pelos estúdios da Warner Bros., os grandes responsáveis por darem vida ao universo mágico de Harry e seus amigos. Contudo, essa história mudou radicalmente com o lançamento do primeiro trailer do aguardadíssimo Animais Fantásticos e Onde Habitam, o tema do nosso post de hoje.

Uma sequência?

Que Harry Potter jamais deixaria de ser uma paixão para os milhares de seguidores que conquistou por todo o planeta, isso ninguém poderia negar, mas convenhamos que a chegada de “As Relíquias da Morte” veio para esfriar bastante o sentimento daqueles que acompanharam toda a série desde a sua origem. Sonhando com uma sequência que pudesse nos dar um pouquinho mais da história de Harry, Rony e Hermione após os acontecimentos do 7º livro e do 8º longa-metragem, é indiscutível a quantidade de pedidos recebidos pela autora para que escrevesse uma 8ª obra (para quem sabe, assim, curar toda a angústia vivida pelos recentes órfãos da exitosa franquia).

Após o oitavo filme e sétimo livre, muitos fãs ficaram órfãos das histórias do Bruxo mais querido de todos os tempos.
Sempre firme em suas decisões, é fato que Rowling jamais quis dar uma continuidade para a trajetória dos personagens que criou há mais de 25 anos, declarando, por diversas vezes, que o ciclo havia se encerrado perfeitamente, o que impossibilitava o acréscimo de qualquer nova informação. Todavia, como qualquer mãe que não se nega a atender a vontade dos próprios filhos, J.K. decidiu mexer os seus pauzinhos e burlar a promessa que havia feito para si mesma e para os fãs de sua maior criação.

Foi pelo desejo de novos caminhos que nasceu Animais Fantásticos e Onde Habitam, a nova trilogia de filmes inspirada no universo Harry Potter que ganhou o seu primeiro trailer há pouco mais de uma semana. Anunciado pela primeira vez em um remoto 2013, pouco se sabia sobre a nova trama ou sobre o seu misterioso enredo, mas, para nossa felicidade, o projeto começou a ganhar forma com o desenrolar deste ano e muito sobre o filme tem sido revelado mês após mês.

Diferente do esperado (ou do tão sonhado), “Animais Fantásticos” não é uma sequência direta do duelo travado por Potter e Voldemort em plena Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, em um decisivo 1997 (o ano em que a história é encerrada, cronologicamente falando). Muito pelo contrário: passando-se 70 anos antes das aventuras do “Menino que Sobreviveu”, o novo filme foi anunciado como um spin-off e nos trará as histórias de Newt Scamander, um excêntrico e introvertido bruxo apaixonado pelos animais com poderes especiais.

A sinopse


Chegando aos EUA – mais precisamente na cidade de Nova Iorque –, em plena década de 20, com uma perigosa maleta mágica (bem semelhante à bolsa que Hermione usou no derradeiro “As Relíquias da Morte”), Newt Scamander carrega dentro do objeto uma infinidade de animais mágicos que estudou e catalogou ao longo de sua carreira. Agora em um ambiente muito mais rigoroso daquele em que viveu e cresceu ao lado dos bruxos britânicos, o protagonista encontrará na comunidade bruxa estadunidense uma forte insegurança quanto à sua exposição aos seres humanos sem poderes mágicos: os temidos trouxas (ou muggles, na versão original, aqui readaptado para no-majs). Como não é muito difícil de se imaginar, diversas dessas criaturas acabam por escapar do compartimento secreto, piorando catastroficamente a situação de Newt no Novo Continente e exigindo todos os seus conhecimentos e habilidades em magia para capturar criatura por criatura.

Baseado na obra literária homônima


Inspirado no livro “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, lançado originalmente em março de 2001, pela “Bloomsbury” (no Brasil, pela “Rocco”), a obra primogênita também foi escrita pela J.K. e liberada como uma espécie de “conteúdo adicional” à trama principal de sete livros. Acompanhado de “Quadribol Através dos Séculos”, tanto um como o outro são títulos mencionados por diversas vezes dentro do próprio carro-chefe, preenchendo o material escolar básico de qualquer estudante da Escola de Hogwarts.

Escrevendo sob o pseudônimo Newt Scamander (o autor de “Animais Fantásticos” e protagonista dos novos filmes), Rowling traz em 63 páginas uma compilação do que de melhor existe no seu mundo mágico, incluindo, para isso, um glossário fenomenal de tirar o fôlego – que nada mais é que do que uma espécie de enciclopédia que correlaciona as 75 criaturas mágicas existentes no universo Harry Potter (como grindlows, barretes vermelhos e manticoras). O livro apresenta, também, uma nota sobre o autor, um prefácio assinado pelo Professor Dumbledore, uma aprofundada introdução sobre a magizoologia (o estudo dos animais mágicos) e a classificação oficial do Ministério da Magia com a periculosidade de cada criatura.

Demonstrando que tem grande afeição pelas causas sociais, a escritora reverteu todas as vendas de “Animais Fantásticos” (e do seu irmão gêmeo, “Quadribol Através dos Séculos”) para a Comic Relief, uma organização fundada em 1985 por um grupo de comediantes britânicos que tiveram o objetivo de angariar fundos para projetos que promovam a justiça social e ajudem a conter a pobreza. Segundo a instituição: “cada centavo doado a Comic Relief é encaminhado para onde é mais necessário, por intermédio de organizações internacionalmente reconhecidas como a Save the Children e a Oxfam”. Uma bela atitude, não?

Um pouco mais sobre Newt Scamander:


Nascido em 1897, desde a infância Newt Scamander compartilha de um grande interesse por animais fantásticos, uma paixão que aprendeu com sua mãe, uma criadora de hipogrifos de luxo (sim, aquele mesmo de “O Prisioneiro de Azkaban”). Terminando seus estudos na já conceituada Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts (nada de Grifinória ou Sonserina: J.K. chegou a declarar que Newt pertenceu à Lufa-Lufa), Scamander começou cedo a trabalhar como funcionário do Ministério da Magia em departamentos mais simplórios, sendo posteriormente promovido para a seção de “Divisão de Animais” devido ao seu apurado conhecimento em magizoologia. Feiticeiro renomado no mundo bruxo, Newt é condecorado com a Ordem de Merlim (apenas os bruxos mais importantes do mundo, como Alvo Dumbledore, são contemplados com este título), Segunda Classe, em reconhecimento aos serviços que prestou por toda a sua vida [as informações aqui presentes podem ser encontradas em “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, editora Rocco, 2001].

O elenco


Com um time de atores capaz de causar inveja a qualquer superprodução cinematográfica, o ganhador do “Oscar” Eddie Redmayne será o grande responsável por encarnar Newt Scamander nas telonas dos cinemas. Já participando de outros longas bem populares, como “A Teoria de Tudo”, “A Garota Dinamarquesa” e “Os Miseráveis” (readaptação de 2012 que incluiu Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway e Amanda Seyfried), Redmayne é uma das maiores apostas do cinema internacional contemporâneo e tem tudo para tornar essa trilogia muito mais interessante do que podemos imaginar.

Animais Fantásticos” ainda contará com a presença de Katherine Waterston (já escalada para protagonizar “Alien: Covenant”, em 2017), Alison Sudol (cantora e atriz esporádica que já fez pontas em séries de TV como “Transparent” e “CSY:NY”), Dan Fogler (Lane Marshall, em “O Amor Acontece”), Samantha Morton (Agatha Lively, em “Minority Report – A Nova Lei”), Colin Farrell (Alexandre, em “Alexandre”), Ezra Miller (Patrick, em “As Vantagens de Ser Invisível”) e diversos outros profissionais.

Dados técnicos e primeiro trailer

Com roteiro da própria J.K. Rowling, “Animais Fantásticos e Onde Habitam” será dirigido por David Yates, o mesmo dos últimos quatro filmes da franquia Harry Potter (de “A Ordem da Fênix” a “As Relíquias da Morte – Parte 2”). Produzido e distribuído pela Warner Bros., o longa-metragem tem previsão de estreia para o dia 17 de Novembro de 2016 no Brasil, devendo ser transmitido no dia seguinte nos EUA e no Reino Unido. As suas duas outras sequências são esperadas para Novembro de 2018 e 2020.

A seguir, você confere o primeiro trailer (legendado) da produção, divulgado no último 15 de dezembro:


Ficha Técnica

Título Original: Fantastic Beasts and Where to Find Them
Ano: 2016
Direção: David Yates
Elenco: Eddie Radmayne, Katherine Waterston, Alison Sudol, Dan Fogles, Samantha Morton, Colin Farrel e Ezra Miller

Créditos

Texto: Marcelo Henrique

As opiniões e ideias apresentados no texto são do autor e não do site Co-op Geeks

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga