Menu
» » » » O que achamos de Unravel


Juninho Lima 17.2.16


Com uma premissa minimalista, Unravel te coloca na pela de um novelo de lã que ganha vida, chamado Yarn - que precisa resolver muitos quebra-cabeças em um mundo fascinante onde mais é menos e menos é mais. Confira o trailer da aventura:


Pequeno e gigante

A aventura começa após uma doce senhora deixar um novelo de lã cair da sua sexta de tricô, e a bolinha ganha vida misteriosamente. Somos apresentados a Yarn e rapidamente tomamos controle do personagem. A jogabilidade de início não é muito intuitiva, mas você aprenderá rapidinho através dos tutoriais do game.


Yarn foge da casa da senhora e aos poucos vai adentrando bosques, praias e cenários inimagináveis que deixarei para você descobrir quando encarar o título da Eletronic Arts. Apesar de ser um título de plataforma, o game consegue ter identidade própria e ser inovador em alguns pontos.

O objetivo do jogo é reconectar as "memórias esquecidas" de uma família - parece onírico demais e difícil de entender, mas quando você conhecer a história do game, tudo fará muito sentido.

Os gráficos são belíssimos e representam a nova geração com louvor, além do som muito bem construído e sua trilha sonora imensamente emocionante, tranquilizante e imersiva.

Você é a solução para os problemas

Como dito anteriormente, o título possui diversos quebra-cabeças que dificultarão o progresso do bonequinho de lã, no entanto todos esses enigmas precisarão da própria lã da qual Yarn é feito, para progredir - e aí está o maior defeito de Unravel. Apesar de você claramente conseguir resolver os enigmas de diversas formas, o que utilizaria a capacidade criativa do jogador, o game parece aceitar apenas uma única solução para os problemas, o que pode ser demasiadamente frustrante e te fazer perder muito tempo raciocinando (o que não é ruim por completo).


A energia de Yarn, é a sua lã que vai se desprendendo de seu corpo e grudando pelos cenários; para recuperar sua saúde, o bonequinho de lã deve coletar diversos novelos de lã encontrados pelo caminho - eles poderão apresentar escassez em alguns momentos, então utilizar a lã para avançar com muita sabedoria. 

A história de todos nós

Unravel apresenta um enredo singular e a sua construção é interpretativa e por vezes você irá se identificar com o que está sendo apresentado. Por conter laços com a vida real, o jogo é aquele título fofo que vai arrancar suspiros até dos mais durões de coração que se atreverem a encarar essa aventura sensacional que destaca valores como família, amor e esperança. 

E se você, assim como eu, se encantou com o pequeno e fofíssimo Yarn, assista esse tutorial e monte o seu próprio bonequinho de lã de Unravel:


O game foi lançado no dia 9 de Fevereiro por meios digitais para PlayStation 4, Xbox One e PC e é parada obrigatória para todos que gostam de jogos simplistas, mas de força incomparável. A aventura não é livre de decepções, no entanto, elas são pequenas comparadas aos acertos do jogo.


Enredo: 10
Jogabilidade: 7
Gráficos: 10
Som: 10 
Criatividade: 7
Desafio: 8
Diversão: 8
Personagens: 10

Nota: 9

Ficha Técnica

Titulo: Unravel
Lançamento: 9 de Fevereiro de 2016
Plataformas: Playstation 4, Xbox One e PC
Créditos

Texto e Imagens: Juninho Lima

Essa análise apresenta opiniões e argumentos do autor, e não do site Co-op Geeks.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga