Menu
» » » » » CG INDIEca: Toren


Igor Oliveira 10.3.16


Produzido pelo estúdio brasileiro Swordtales e disponível nas plataformas PC e PS4, Toren é um game indie que tenta contar um poético conto de fadas, inspirado no clássico e aclamado ICO do PlayStation 2, mas que esbarra em alguns problemas técnicos que tornam o gameplay repetitivo. Assista o trailer:


Um dragão feroz, uma torre gigante, um dragão e uma criança perdida...

Toren expande o universo do seu cenário principal através da Árvore da Vida, plantada logo no início do game e que cresce até o topo da torre, ajudando nossa protagonista a chegar ao seu destino. E o que pode ser meio confuso no começo, logo vai ficando mais claro, pois todos os elementos apresentados fazem parte da essência de Moonchild (a protagonista) e ajudam-na a adquirir experiência desde criança até chegar a vida adulta.

Conforme você vai avançando, nossa personagem vai crescendo ao tocar em certas estatuas que vão lhe dando mais responsabilidade. Toren não é sobre desafio, ou grandes conquistas, ou atos heroicos, mas sim sobre a poesia e simbologia por trás de tudo isso, simbologia inspirada na Kabbalah judaica e no mito de Lilith.

A jornada de nossa personagem é solitária. Este é um dos sentimentos que mais se predominam no jogo e ironicamente, os diversos personagens secundários que fazem parte da história só fortalecem a sensação de tristeza e isolamento, o que realça como a jornada de Moonchild é somente dela.

O uso de cores nos cenários é espetacular e cada uma delas reforça o sentimento que está sendo passado na cena. Existe uma sensação caótica no uso das cores, mas surpreendentemente parece que tudo foi planejado para transmitir a mensagem certeira em cada passo dado neste universo. Toren é um daqueles jogos que é comum pararmos para admirar os cenários e isso só agrega valor ao inspirado departamento artístico do game e nos dá um aspecto bem brasileiro. 

Um dos muitos cenários belos e coloridos de Toren.

A beleza visual do game é complementada por uma trilha sonora de excelente qualidade, que mistura melancólicos acordes de piano com lúgubres corais e orquestrações marcantes. Confira a música tema do game:


A Swordtales não se apressou e passou mais de 4 anos desenvolvendo o seu ambicioso projeto. Hoje o game enfim está disponível, mas será que ele cumpre a promessa de trazer um jogo envolvente e cheio de significado? De certa forma sim, a história tem seus altos e baixos, porém o jogo tem um universo lindo e riquíssimo que tem potencial para ser explorado em uma possível sequência, a jogabilidade deixa a desejar em alguns momentos, principalmente quando temos que realizar uma sequência de saltos, mas fora isso está tudo bem fluído.

Ficha Técnica


Título: Toren
Plataformas: PlayStation 4, PC

Lançamento: 12 de Maio de 2015



Créditos


Texto: Igor Oliveira
Revisão: Ramon Sutti

O texto apresenta as opiniões do autor e não do site Co-op Geeks

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga