Menu
» » » » É possível ter um console da Nintendo e morar no Brasil?


João Marcelo 19.3.16


Depois que a Nintendo saiu do Brasil, ficou a pergunta no ar: será que ainda vale a pena ter um console da Nintendo no Brasil? Vamos te ajudar nessa dúvida que a maioria dos "nintendistas" tem.

Mas porque a Nintendo saiu do Brasil?

Vamos fazer um resumão aqui, para você que estava em coma nesse último ano e ainda não sabe o que aconteceu com a Nintendo no Brasil.

No início de 2015 tivemos umas das notícias mais tristes para os fãs da empresa. A Nintendo anunciou que os Consoles 3DS, WiiU e games da própria, como “Super Smash Bros”, “Mario Kart” e “The Legend of Zelda” não iriam ser mais importados pela Gaming do Brasil, que era responsável pela distribuição dos jogos da Big N no Brasil.

Resumidamente, a empresa disse que não consegue se manter competitiva no mercado nacional, por vários motivos, e principalmente pelas altas taxas de impostos.

"O Brasil é um mercado importante para a Nintendo e lar de muitos fãs apaixonados, mas, infelizmente, desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição atual no país insustentável". Disse Bill van Zyll, Diretor e Gerente Geral América Latina da Nintendo of America.






Para mais detalhes, leia o artigo que postamos por aqui na época em que a empresa anunciou a retirada de nosso país, clicando aqui.

O suporte da Nintendo no Brasil 

A Nintendo sempre deixou nosso país de lado de várias formas, seja no seu suporte técnico, até a simples legendas nos seus maiores títulos, como Zelda, Smash Bros e Mario Kart

Então se você tem um console da Nintendo, tenha muito cuidado com ele, pois se tiver algum problema com ele, não vai achar praticamente nenhum centro de serviço autorizado no Brasil.

Mas não se preocupe, nem tudo está perdido, a empresa ainda mantém ativa uma pequena página para o suporte no Brasil, lá você pode resolver todos os seus problemas, sim, todos. De problemas com sua conta até a configuração de um reparo (envio para a assistência técnica).

O grande problema é que não há garantia para seu produto aqui, e todo o contato com o suporte é pago por você, não há nenhum número brasileiro da Big N, ou seja, para ligar você vai gastar uma fortuna apenas para resolver um problema. Então tenha um bom plano de ligações internacionais com sua operadora (ou use o Skype).

Mas como fica com a legenda de jogos ou dublagem para os mesmos? Bom, por enquanto, nenhum título de peso exclusivo da Nintendo possui dublagem ou legenda em português brasileiro. Mas tudo está perdido? Novamente, NÃO.

A Nintendo recentemente, estava procurando pessoas fluentes em português do Brasil para traduzir textos nos Estados Unidos, e isso pode estar relacionado ao NX, o novo console da Big N. Será a volta da empresa ao Brasil?
-

Como ficam os jogos?



Agora que não temos nenhuma empresa para distribuir oficialmente, vamos apelar para a importação, e aí que está a pior parte. Com o preço absurdamente alto dos jogos, nossas coleções vão ficando cada vez menor, e é mais difícil adquirir um jogo que não é tão famoso assim.

O dólar está cada vez mais aumentando, e é claro, os preços dos jogos com ele. Em um gráfico do site Zoom, claramente pode-se ver um aumento totalmente significante no seu preço, um jogo que custava 107 reais, passou a custar 197 em menos de 6 meses. Isso é o resultado da saída da Nintendo do Brasil, com o aumento do dólar e um pequeno toque de altas taxas de importação. 



Agora que eliminamos a possibilidade de ter um jogo em mídia física com um bom custo benefício, vamos para as mídias digitais.


A loja digital da Nintendo é a eShop, disponível apenas para o Nintendo 3DS. O WiiU fica totalmente excluído e só é possível comprar jogos digitais utilizando uma conta de outro país.



A eShop brasileira no Nintendo 3DS funciona normalmente, contando com todas as promoções de outros países, ou seja, ela não está tão excluída assim no Brasil, e tem total suporte em português brasileiro. Mas a eShop não é um mar de rosas no nosso país. Praticamente todas os cartões de agências brasileiras são recusadas, alguns cartões, como do Banco do Brasil, são aceitos.


Por que é recusado? Bom, vamos dar um breve resumo aqui de como é feito a transação: a Nintendo aceita apenas cartões internacionais que debitam em DÓLAR, pois se você tiver um cartão brasileiro, o seu saldo é em REAIS, e os jogos que você vê na eShop, contém o preço já convertido do DÓLAR. E por isso a não é possível fazer a conversão, e seu cartão acaba sendo recusado.



Caso seu cartão não funcione, recorra a uma casa de câmbio, ou tente outro cartão (NuBank, Cartão Saraiva e etc).



Minha experiência com a Nintendo

"Mas João, como você domina tanto esse assunto?", bem, caro leitor. Não é de hoje que preciso enfrentar os desafios envolvendo a Nintendo, e pra adiantar: não foi nada agradável no início, eu já tive um Nintendo 3DS (old 3DS) que foi roubado, e depois de muito tempo eu comprei um New 3DS, na hora de logar na conta da Nintendo Network foi um problemão, porque meu antigo 3DS ainda estava logado na conta, por isso não foi possível entrar pelo novo, tentei o suporte por chat, falei com a atendente que não conseguiu resolver meu problema e pediu para eu recorrer pelo telefone ou mandar um email.



Mandei um email (lembrando que se eu fosse ligar, ia ser uma ligação internacional), não fui respondido e eu acabei tendo que ligar, e ninguém atendia, eu tentei por 2 dias e não consegui falar com ninguém que entendesse português

Depois de uma semana, o email ainda não tinha sido respondido e eu precisava jogar no 3DS, eu comprei um plano no Skype de ligações internacionais por 1 mês e pedi ajuda de uma amiga que entendia inglês para falar com o suporte.

Fiz um texto com todas as minhas informações e do 3DS e mandei pra ela. Depois disso ligamos para o suporte americano da Nintendo e falamos com o atendente, que foi muito simpático e resolveu meu problema em poucos minutos.

Ironicamente, dois dias depois eu recebi um email do suporte brasileiro, para me ajudar com minha conta.



Olá João Marcelo,

Obrigada por entrar em contato conosco.


Agradecemos o seu esforço em nos avisar sobre o problema que encontrou. Embora normalmente a resposta seja enviada por email, devido a sua situação, é preciso que falemos com você diretamente. Dessa maneira, poderemos verificar todos os detalhes e completar a transferência de dados.

Por favor, responda a esse email. Tenha certeza que está incluindo sua mensagem original e a minha resposta, com as seguintes informações:

Sua Identificação da Nintendo Network:
Telefone Celular (inclua o código DDD):
Telefone Residencial:
A cidade onde você mora:
E o melhor horário para entrarmos em contato com você: 

Estamos disponíveis todos os dias da semana (exceto feriados nacionais e domingos) das 13:00 às 22:00, horário de Brasília.

Aguardamos a sua resposta!

Atenciosamente,
Nintendo of America Inc.
Marcella W.

A volta triunfal da Nintendo


Sim, talvez poucos tenham esperanças, mas a chance da Big N voltar é enorme, depois da procura de pessoas fluentes em português, e o suporte total ao Brasil em Pokémon GO, isso pode ser um pequeno indício que a Nintendo está voltando com o NX, e pode ter certeza que ela vai voltar com tudo no mercado brasileiro. Espere o anúncio do novo console, para ter certeza se você quer ter um produto da Nintendo no Brasil.

E pensar que o Nintendo Wii U foi apresentado na Brasil Game Show, e você, acha que a Nintendo pode voltar? Diga nos comentários.

Créditos

Texto: João Marcelo
Revisão: Juninho Lima

O artigo apresenta as opiniões do autor e não do site Co-op Geeks

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga