Menu
» » » » » » Tirando da Estante: Ace Attorney


Paloma Cristini 3.3.16


Quase todo jogador que se preze tem aquele game em especial, que o faz arrepiar logo na introdução e a emoção acaba se estendendo pelo resto do jogo. Não importa o quão simples a jogabilidade, enredo ou personagens sejam, ele pode marcar a vida de um gamer rapidamente, e é isso que acontece quando se resolve jogar os games da franquia Ace Attorney.

Uma obra prima nipônica

Ace Attorney é uma franquia publicada pela Capcom que é bem reconhecida no Japão (e pouco por aqui na América Latina) e possui diversos jogos, com um objetivo simples, que é assumir o papel de um advogado de defesa e inocentar seu cliente. Com isso, cabe ao jogador correr atrás de provas e testemunhas para entender todo o caso em que se encontra e, no tribunal, apresentar todas as evidencias e informações adquiridas afim de inocentar seu cliente.

A franquia, ao todo, possui cinco games na série principal e três spin-offs (e seus nomes já revelam ao jogador qual protagonista ele irá controlar):


Phoenix Wright: Ace Attorney: o primeiro game da série, lançado em 2001 para Game Boy Advance e, depois, para Nintendo DS. Contém quatro casos para serem resolvidos (um extra para a versão de Nintendo DS), e nos é apresentado os protagonistas Phoenix Wright, as irmãs Mia e Maya Fey, e o promotor Miles Edgeworth;



Phoenix Wright: Ace Attorney - Justice for All: lançado em 2002 para Game Boy Advance e em 2006 para Nintendo DS, o segundo game da série se passa um ano após os eventos ocorridos em seu game antecessor, com quatro casos em ambas as versões, onde é acrescentado os personagens Pearl Fey e FranziskavonKarma;



Phoenix Wright: Ace Attorney - Trials and Tribulations: o terceiro game da franquia se passa um ano após Justice for All e, agora, podemos jogar com Mia Fey em um dos cinco casos que o game possue. Lançado em 2004 para Game Boy Advance e em 2007 para Nintendo DS, o game acrescenta os personagens dos games anteriores e mais o promotor Godot;

P.S.: os três primeiros games da série foram recentemente lançados para Nintendo 3DS numa versão Trilogy da franquia, melhorando os gráficos e possibilitando ser jogado em 3D.

Apollo Justice: Ace Attorney: esse é o primeiro game da franquia a ser lançado exclusivamente para Nintendo DS, em 2007, e também a ter uma mudança no protagonista, já que jogamos com Apollo Justice agora. O game tem quatro casos e nos apresenta, além de Apollo, a personagem Trucy Wright. Mudanças na jogabilidade também são vistas, já que o game começa a ficar mais interativo, fazendo o jogador interagir com a cena do crime e evidencias.

Phoenix Wright: Ace Attorney - Dual Destinies: Quinto e o último game lançado da série, até então, exclusivamente para Nintendo 3DS, em 2013, voltando a ter Phoenix Wright como protagonista, obtendo ajuda de Apollo Justice e da nova personagem Athena Cykes.

Alguns spoin-offs cronológicos também foram lançados, mas a maioria deles ficou menos conhecida do que a franquia principal, mas nem por isso, eles são jogos ruins, ou mereciam a pouca visibilidade. Dentre os títulos, estão: 

Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth: lançado em 2008, tem como protagonista o promotor Miles Edgeworth e nos mostra uma nova jogabilidade e ponto de vista do enredo de toda a franquia.

Ace Attorney Investigations: Miles Edgeworth 2: lançado somente no Japão em 2011, esse game é a sequência do primeiro Investigations e, infelizmente, não se sabe muita coisa sobre ele, já que o game nunca fora sequer traduzido e/ou trazido para a América...

Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney: Crossover entre essas duas franquia resultou em um game cheio de puzzles e tribunais. Lançado em 2012 no Japão, para Nintendo 3DS.

Extra: O personagem Phoenix Wright aparece em Marvel vs. Capcom 3, sendo um dos lutadores. No game, o personagem possui 2 themes especiais e a ajuda de Maya Fey. As possíveis mudanças de cores nas roupas do personagem lembram cada um dos protagonistas presentes na série. E para os fãs, é obrigatório jogar com o ícone da franquia, se um dia jogar o título de luta.

Personagens memoráveis e seus poderes

Ace Attorney utiliza o sistema de jogabilidade "point-and-click", onde os diálogos são feitos através de caixas de texto, deixando totalmente focado as reações de cada personagem no game, que é a característica principal da franquia. Cada gesto único do personagem faz o jogador se emocionar e até dar altas risadas. Confira o trailer de anúncio do lançamento da trilogia principal para o 3DS, onde você pode conferir um pouco mais sobre a jogabilidade, gráficos e sistema de jogo:


Durante alguns games, você acaba ganhando habilidades especiais que irão te ajudar a descobrir a verdade em cada caso. Um deles é o pingente Magatana, dado a Phoenix Wright pela Maya Fey, que ativa a habilidade "Psyche-Lock", onde o jogador consegue ver os segredos que uma testemunha está escondendo, e assim poder "quebrá-las" com evidencias e relatos para que a mesma conte a verdade. Outra habilidade que é liberada ao jogador é o "Perceive", herdado pelo bracelete de Apollo Justice, onde permite observar as reações de uma testemunha durante seu depoimento no tribunal, apontando as contradições e descobrindo a verdade. Por fim, temos a "Mood Matrix", um dispositivo da Athena que revela as emoções na voz dos suspeitos e testemunhas.

Tudo isso se junta com cada característica e mania de cada personagem no jogo, deixando eternamente memorizado.

Enredo + Soundtracks = Perfeição!

Além dos personagens, o que mais chama a atenção nessa franquia, sem duvida, é oenredo de todos os jogos, que perfeitamente é ligado em cada de cada Ace Attorney lançado, ou seja, os jogos conseguem realmente se ligarem através do tempo, mostrando uma trama completa e envolvente (difícil não se emocionar com alguns casos e, também, pegar amor por um determinado personagem ao saber sua história. As vezes, alguns fatos revelados te causam espanto e surpresa).

Tudo isso junto com uma trilha sonora que, mesmo com poucas soundtracks, são memoráveis. Bônus para casos extrovertidos que, mesmo se ligando com a trama total, nos causam altas risadas. Confira algumas das principais músicas da franquia, abaixo:


Vício garantido


Ace Attorney é uma franquia bastante viciante, que não envelhece conforme as evoluções do mercado gamer e, mesmo que a jogabilidade seja simples comparada aos games de hoje, eles conseguem te prender na curiosidade e trama fascinante, mostrando que a Capcom não é somente feita de Street Fighter e ResidentEvil.

E mais, na Tokyo Game Show 2015, foi anunciado o novo game da franquia, Ace Attorney 6 (intitulado, por hora, assim) e poderá ter dois protagonistas no game, um sendo Phoenix Wright e o outro Apollo Justice (nada confirmado), e provavelmente teremos mais uma habilidade "paranormal" para nos ajudar. Lançamento está previsto para esse ano, para Nintendo 3DS. Confira o trailer de anúncio:



Créditos

Texto: Paloma Cristini

O artigo apresenta as opiniões da autora e não do site Co-op Geeks

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga