Menu
» » » » » » » » » » » » Das HQs para a TV: Gotham


Paloma Cristini 16.7.16


E não é que as adaptações das HQs para a televisão estão enchendo as grades das emissoras? E isso, claro que é um bom sinal.

Com as adaptações de Demolidor, Jessica Jones e outros que virão em breve pela Marvel, a DC não se contentou em focar somente em Arrow, The Flash e Legends of Tomorrow, então lançou mais um representante nessa área de entretenimento: Gotham!

Antes do "Homem Morcego"

Não... Não veremos o Bruce Wayne/Batman toda hora nesse seriado. O enredo foca na cidade de Gotham, em especial na carreira e casos do famoso Comissário James Gordon, onde vemos sua ascensão como detetive, sendo o mais novo recruta do DPGC (Departamento de Polícia de Gotham City). Junto com seu parceiro Harvey Bullock, eles lutaram para acabar com os diversos vilões da cidade e, também, com a máfia que isola Gotham. Mas o maior desafio de James é solucionar o caso que seria o maior de sua carreira: o assassinato de Thomas e Martha Wayne - os pais de Batman. Confira o trailer da primeira temporada da série:

A origem de tudo

Gotham consegue entregar um enredo diferenciado quando se trata do Homem-Morcego, e isso já vale para chamar a atenção do público - conseguir mostrar os “bastidores” da criação do herói.


Edward Nygma (Charada)
Oswaldo Cobblepot (Pinguim)
O que mais veremos na série são os vilões do universo DC, focando mais no que Batman persegue em sua história, ou seja, veremos como esses vilões “nasceram” - suas origens.

Exemplo disso são os personagens Edward Nygma (Charada) e Oswaldo Cobblepot (Pinguim), que são o total foco e os mais carismáticos de todo o seriado, tão envolventes que é difícil não querer ver ambos em cada episodio assistido. Outros personagens como Selyna Kyle (Mulher-Gato), Alfred Pennyworth, Barbara Kean, e claro, até mesmo Bruce Wayne, são também lembrados, mostrando suas origens e, assim, mostrando e montando a história da cidade sombria que mais tarde, se torna lar definitivo do nosso Cavaleiro das Trevas: Batman.

Por que não agrada a todos?

Fish Mooney foi a melhor criação original para a série
O seriado tem como principal pauta mostrar a “cidade protegida por Batman” com outros olhos e mais focada em seu caos diário, ou seja, não veremos super-heróis aqui! Por Gotham não se tratar inteiramente da origem de um super-herói, muitos desistem de assistir e já condenam por não mostrar a história de Bruce Wayne como um todo.

Outro lado negativo foi a não imersão de outros personagens famosos e importantes das HQs, como o Espantalho, Harvey Dent (Duas-Caras), Francis Dulmacher (Dollmaker), entre outros, o que fez com que muitos desanimassem com o seriado (esses personagens até aparecem em alguns episódios, mas são poucos explorados).

O fator que mais influencia esse desgosto é ver que tal seriado é mais um dos diversos seriados policiais que a TV americana possui, e que usou a famosa história do Batman para “chamar a atenção” e ganhar mais público.

Talvez o único ponto positivo nesse distanciamento da história original, seja a inserção da personagem Fish Mooney (Jada Pinkett Smith), criada especialmente para Gotham, e que conseguiu ter seu sucesso e atenção, mostrando seu lado ambicioso e cruel afim de chegar no topo da máfia de Gotham.

A Cidade do Cavaleiro das Trevas



A atmosfera em que todo a história se desenrola, é o mais obscuro possível, sendo fiel à HQ. Cenários góticos e a cor cinza reinando na paleta de cores dos episódios fazem com que Gotham tenha esse lado chamativo e isso consegue nos prender em cada episódio, pois a curiosidade de ver essas cores tomando todo o cenário caótico e insano de Gotham City é mais viciante do que se parece. Além das cores, os cenários são perfeitamente apresentados, e os destaques ficam para a Mansão Wayne, Arkham Asylum e a própria DPGC - palco principal de todo o seriado.

Todo esse cenário se completa com outro ponto que passa despercebido por muito: o figurino. Todas as vestimentas usadas em cada personagem, seja os protagonistas como os vilões, conseguem mostrar muito sobre a personalidade de cada um e como isso influencia e acrescenta detalhes no mundo obscuro de Gotham City.

Vale a pena assistir?



Se você está querendo assistir esse seriado pensando em ver Batman e somente ele, sem dúvida, você irá se decepcionar. Mas se você correr atrás e querer ver um outro lado da história do herói, ver onde e como ele viveu antes de se tornar o Batman, irá adorar o seriado e, mesmo com seus pontos negativos e desanimando em alguns episódios, Gotham consegue te prender na trama e nos cenários sendo quase obrigatória para os fãs do Homem Morcego.

Ficha Técnica

Título original: Gotham
Ano/Temporada: 2014/3 temporadas
Criação: Bruno Heller
Emissora de TV: Estados Unidos pelo Canal Fox / Brasil pelo Warner Channel
Elenco: Ben McKenzie, Donal Logue, Jada Pinkett Smith, David Mazouz, Morena Baccarin, Sean Pertwee, Robin Lord Taylor, Camren Bicondova, Cory Michael Smith.

Créditos


Texto: Paloma Cristini


O artigo apresenta as opiniões e ideias da autora do texto e não do site Co-op Geeks

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga