As influências de Heavy Rain na indústria dos games
Vitor Assis
31.1.17

No ano de 2010, jogos com a
pretensão de serem grandes e épicos estavam sendo lançados: Call of Duty: Black Ops, Mass Effect 2, Red Dead Redemption e Assassin’s
Creed: Brotherhood são alguns deles. Porém, um jogo em especial vindo de
uma empresa até então não muito grande e com uma jogabilidade diferente da
maioria, chegou como quem não queria nada e no fim conquistou e emocionou
diversos jogadores pelo mundo e, assim, deixou frutos para toda uma nova geração
de jogos. Estamos falando de Heavy Rain.
O
influenciador influenciado

Antes de influenciar algo, temos que levar em conta
que Heavy Rain também foi influenciado. A Quantic Dream, empresa que desenvolveu o jogo, em 2005 lançou Fahrenheit: Indigo Prophecy, um jogo que
funcionava como um filme interativo e que as escolhas do jogador influenciavam
o andamento da trama. A empresa então se aproveitou dessa dinâmica para criar o
jogo de 2010.
De certo modo podemos dizer que Fahrenheit influenciou os mesmos jogos que Heavy Rain, mas este é bem maior que seu antecessor em diversos aspectos, abriu as portas na indústria dos games para jogos de escolha e se tornou o principal jogo da Quantic Dream com inúmeras classificações e premiações.
Quem importa é o jogador
O jogo é um thriller
dramático que conta com quatro personagens jogáveis – Ethan, um pai que perdeu
um filho e tem seu outro sequestrado; Norman, um agente do FBI; Madison, uma
jornalista solitária; e Scott, um detetive particular – tentando resolver o
caso do Assassino do Origami, um serial
killer que sequestra crianças em temporadas de chuva, e faz com que os pais
das tais crianças passem por situações que colocam em risco a própria vida para
salvarem seus filhos. Caso contrário, eles morrem afogados pela água da chuva.
Como dito antes, a Quantic Dream usou da mesma jogabilidade, porém mais aprimorada, de
Fahrenheit para fazer Heavy Rain,
que, assim como o mesmo, é como um filme interativo e o desenrolar da história
se dá por conta das consequências das escolhas do jogador. Diferente da maioria
dos jogos, esse é como um point and click
recheado de quick time events. De
início, isso pode parecer muito com esses jogos online encontrados em diversos
sites, mas o que interessa não é como Rain é jogado, e sim sua história, que acaba por ter diversos
finais diferentes. Pegar um bom ou um ruim depende das ações do jogador durante
o tempo todo.
Assim, com as notas altas e boas críticas, Heavy Rain
se popularizou rapidamente, mostrando que nem apenas de cenas épicas cheias de
explosões e situações quase impossíveis vive um game, e assim como o jogo, seu
estilo também se popularizou, nos trazendo outros jogos com a mesma
jogabilidade: Beyond: Two Souls,
também da Quantic Dream, Life Is Strange, Until Dawn, e os diversos jogos da Telltale, como The Walking Dead, The Wolf Among Us e Game Of Thrones.

O jogo é um thriller
dramático que conta com quatro personagens jogáveis – Ethan, um pai que perdeu
um filho e tem seu outro sequestrado; Norman, um agente do FBI; Madison, uma
jornalista solitária; e Scott, um detetive particular – tentando resolver o
caso do Assassino do Origami, um serial
killer que sequestra crianças em temporadas de chuva, e faz com que os pais
das tais crianças passem por situações que colocam em risco a própria vida para
salvarem seus filhos. Caso contrário, eles morrem afogados pela água da chuva.
Como dito antes, a Quantic Dream usou da mesma jogabilidade, porém mais aprimorada, de
Fahrenheit para fazer Heavy Rain,
que, assim como o mesmo, é como um filme interativo e o desenrolar da história
se dá por conta das consequências das escolhas do jogador. Diferente da maioria
dos jogos, esse é como um point and click
recheado de quick time events. De
início, isso pode parecer muito com esses jogos online encontrados em diversos
sites, mas o que interessa não é como Rain é jogado, e sim sua história, que acaba por ter diversos
finais diferentes. Pegar um bom ou um ruim depende das ações do jogador durante
o tempo todo.
Assim, com as notas altas e boas críticas, Heavy Rain
se popularizou rapidamente, mostrando que nem apenas de cenas épicas cheias de
explosões e situações quase impossíveis vive um game, e assim como o jogo, seu
estilo também se popularizou, nos trazendo outros jogos com a mesma
jogabilidade: Beyond: Two Souls,
também da Quantic Dream, Life Is Strange, Until Dawn, e os diversos jogos da Telltale, como The Walking Dead, The Wolf Among Us e Game Of Thrones.
Personagens reais
O sistema de escolhas aproxima nós jogadores do(s)
personagem(ns), pois nos colocamos naquelas situações e, ao menos em uma
primeira jogatina, nossas decisões são as mais sinceras possíveis. É como se
realmente estivéssemos passando por aquilo. Além disso, não há game over em Heavy
Rain, ou seja, se por um descuido
nosso um dos personagens morre, não tem volta e a história segue com os outros.
Isso também se aplicou em Beyond e Until Dawn, nos forçando a não ficarmos
confortáveis, pois nossos personagens estão vulneráveis e não há um checkpoint para tentar tudo de novo.
Heavy Rain
também tentou utilizar ao máximo a potência gráfica do PlayStation 3 na época – e até hoje pode impressionar -, e para um
maior realismo foi usado captura de movimentos com atores reais. Isso destoa da
maioria dos jogos, que possuem em média três modelos para o mesmo personagem
além do dublador. Ou seja, temos um ator por inteiro no jogo.
Obviamente outros jogos usaram da mesma façanha, mas
trazendo também atores do cinema e da TV com maior reconhecimento do público. Beyond é estrelado por Ellen Page (Juno, A Origem, X-Men) e Willem
Dafoe (Platoon, Homem-Aranha). Em Until Dawn
temos Hayden Panettiere, de Heroes;
Rami Malek, atualmente em Mr. Robot;
Brett Dalton, que fez Marvel’s Agents Of
S.H.I.E.L.D.; e Peter Stormare, conhecido por Prison Break. O jogo Quantum
Break, que em alguns momentos também possui algumas escolhas, traz Shawn Ashmore (X-Men) e Aidan Gillen (Game
Of Thrones). O novo jogo de terror de Hideo Kojima, Death Stranding, terá Norman Reedus, o Daryl de The Walking Dead, como protagonista.
Trazer atores famosos para os games, além de ser uma grande jogada de
marketing, faz com que o jogo em si pareça mais uma produção hollywoodiana.

O sistema de escolhas aproxima nós jogadores do(s)
personagem(ns), pois nos colocamos naquelas situações e, ao menos em uma
primeira jogatina, nossas decisões são as mais sinceras possíveis. É como se
realmente estivéssemos passando por aquilo. Além disso, não há game over em Heavy
Rain, ou seja, se por um descuido
nosso um dos personagens morre, não tem volta e a história segue com os outros.
Isso também se aplicou em Beyond e Until Dawn, nos forçando a não ficarmos
confortáveis, pois nossos personagens estão vulneráveis e não há um checkpoint para tentar tudo de novo.
Heavy Rain
também tentou utilizar ao máximo a potência gráfica do PlayStation 3 na época – e até hoje pode impressionar -, e para um
maior realismo foi usado captura de movimentos com atores reais. Isso destoa da
maioria dos jogos, que possuem em média três modelos para o mesmo personagem
além do dublador. Ou seja, temos um ator por inteiro no jogo.
Obviamente outros jogos usaram da mesma façanha, mas
trazendo também atores do cinema e da TV com maior reconhecimento do público. Beyond é estrelado por Ellen Page (Juno, A Origem, X-Men) e Willem
Dafoe (Platoon, Homem-Aranha). Em Until Dawn
temos Hayden Panettiere, de Heroes;
Rami Malek, atualmente em Mr. Robot;
Brett Dalton, que fez Marvel’s Agents Of
S.H.I.E.L.D.; e Peter Stormare, conhecido por Prison Break. O jogo Quantum
Break, que em alguns momentos também possui algumas escolhas, traz Shawn Ashmore (X-Men) e Aidan Gillen (Game
Of Thrones). O novo jogo de terror de Hideo Kojima, Death Stranding, terá Norman Reedus, o Daryl de The Walking Dead, como protagonista.
Trazer atores famosos para os games, além de ser uma grande jogada de
marketing, faz com que o jogo em si pareça mais uma produção hollywoodiana.
Os frutos de Heavy Rain
O jogo, além de abrir as portas para os jogos de
escolhas, optou mais pela importância do jogador e sua imersão em uma boa
história. Várias das pessoas que jogaram afirmam ter se emocionado em algum
momento, e com isso podemos dizer que a Quantic
Dream alcançou seus objetivos.
O próximo grande jogo ao estilo de Heavy Rain
é de sua mesma produtora: Detroit: Become
Human (sem data prevista ainda), sendo exclusivo de PlayStation 4 e baseado num curta chamado Kara que está incluso nos extras de Heavy Rain,
e que foi produzido para mostrar, assim como o jogo, a potência do PlayStation 3 em relação aos gráficos.

O jogo, além de abrir as portas para os jogos de
escolhas, optou mais pela importância do jogador e sua imersão em uma boa
história. Várias das pessoas que jogaram afirmam ter se emocionado em algum
momento, e com isso podemos dizer que a Quantic
Dream alcançou seus objetivos.
O próximo grande jogo ao estilo de Heavy Rain
é de sua mesma produtora: Detroit: Become
Human (sem data prevista ainda), sendo exclusivo de PlayStation 4 e baseado num curta chamado Kara que está incluso nos extras de Heavy Rain,
e que foi produzido para mostrar, assim como o jogo, a potência do PlayStation 3 em relação aos gráficos.
Heavy Rain foi lançado como um exclusivo de PlayStation 3 em fevereiro de 2010, e em março de 2016 o PlayStation 4 o recebeu como um remaster, e que pode ser adquirido também como uma coleção junto de Beyond: Two Souls.
Créditos
Texto: Vitor Assis
O artigo apresenta opiniões e ideias do autor do texto e não do site Co-op Geeks.