Menu
» » » » Recapitulando: 4ª temporada de Orange is The New Black


Aline Oliveira 9.2.17


A quarta temporada da série original da Netflix "Orange is the new Black" já saiu faz um bom tempo e temos muitos pontos e críticas para discutir sobre essa temporada que de longe foi a mais dramática da série. Todos nós que assistimos OITNB sabemos que é uma série muito representativa, temos personagens lésbicas, bissexuais, heterossexuais, temos uma transexual, que inclusive é uma personagem maravilhosa. Além dos grupos raciais, negras, brancas, latinas, asiáticas... 

Mas o assunto aqui é outro: precisamos discutir os rumos da última temporada da série.

ATENÇÃO: ESSE ARTIGO CONTÉM SPOILERS SOBRE A QUARTA E TERCEIRA TEMPORADA DA SÉRIE ORANGE IS THE NEW BLACK!!

Alex Vause e Lolly


Bom, desde a terceira temporada vemos Piper tentando ser uma "força a ser temida", que vamos combinar, ela não é. Mas com todo o poder que ela achava que tinha por conta da venda de calcinhas usadas, nessa temporada Piper está se ligando mais na situação das coisas. Temos que destacar a super lotação que está acontecendo na penitenciária - tínhamos acabado a terceira temporada com um das melhores cenas da série - várias detentas no lago. 

Os sete primeiros episódios foram um tanto quanto parados, focando mais em Alex Vause e Lolly. Como na terceira temporada podemos ver que um dos guardas estava atrás de Alex, para mata-lá no celeiro. Na continuação disso vemos Lolly salvando Alex, e depois Alex matando o homem e cortando seu corpo em pedaços para enterrar na plantação de Red, o que vai trazer problemas mais tarde. 

Poussey e Soso, Judy King e Black Cindy 


Não podemos esquecer do relacionamento de Poussey e Soso que já vem sendo desenrolado desde a terceira temporada. Tendo o casal Piper e Alex numa situação um tanto quanto conturbada, vemos Alex no seu ponto mais fraco; Piper caindo na real e sendo torturada por Maria e suas amigas por conta de uma confusão onde resultou no aumento da pena da mesma. Temos a Judy King que teve um falso relacionamento com Black Cindy apenas para o seu público esquecer a imagem dela de racista. Ela também protagonizou bons momentos com o guarda Luschek.

A volta de Sophia e Nicky 


Sophia que havia sido mandada para a máxima volta, super esgotada pela falta de hormônios. Outra personagem muito querida que havia sido mandada para a máxima na terceira temporada, volta, a Nicky, que passou por momentos muito difíceis, e se considera "limpa" depois de voltar de lá sem usar nenhuma droga.

A morte de Poussey 


Em meio a todo o drama que estava sendo a quarta temporada, temos os tiros finais. Lolly sendo levada para a psiquiatria - ela era uma personagem querida para muitos; a rebelião na cantina que resultou na morte de Poussey, uma personagem tão amada por todos os fãs da série... Foi uma cena extremamente violenta e triste, Poussey sempre será muito bem lembrada.

A temporada foi boa? O que podemos esperar da próxima? 


Em geral essa temporada foi resumida em muito drama e cenas sérias, a série gosta muito de tratar com temas de estrupo, aborto, racismo e desigualdades dentro da própria prisão. Os primeiros episódios poderiam ter sido melhores, talvez alguns flashbacks ajudassem e um pouco mais de cenas que fossem realmente importar na história. A partir dos primeiros episódios o enredo foi ficando mais significativo, as coisas realmente ficaram pesadas, quem não lembra de Maritza tendo que escolher entre comer um filhote de rato ou cem moscas?

Existem muitas teorias envolvendo a quinta temporada, mas a única coisa que foi confirmada por enquanto foi que a penitenciaria ficará sem guardas, sem nenhuma segurança e óbvio que as garotas irão se aproveitar da situação.

Daya atira, ou não atira?


E o mistério que a última cena deixou, Daya apontando uma arma para o guarda, será que ela atira? É a grande pergunta deixada no final dessa temporada. Temos que lembrar que se ela atirar teremos o aumento da sua pena, e ela tem uma filha. 

Bennet cadê você para salvar sua garota? É isso aí, o que nos resta é esperar pela quinta temporada que sai no dia 9 de Junho desse ano, na Netflix. Confira o teaser:



Ficha Técnica

Título Original: Orange is the New Black
Ano de lançamento: 2013
Direção: Jenji Kohan
Elenco: Taylor Schilling, Laura Prepon, Laverne Cox, Uzo Aduba, Natasha Lyonne, Taryn Manning e Kate Mulgrew.

Créditos

Texto: Aline Oliveira

A análise possui opiniões e ideias da autora do texto e não do site Co-op Geeks.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga