Menu
» » » » » » » » » » » » » Análise do trailer de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald


Felipe Cavalcante 26.7.18


Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, um dos filmes mais esperados desse ano ganhou um trailer na San-Diego Comic-Con, o filme irá continuar a história de Newt Scamander, interpretado por Eddie Redmayne e sua relação com o jovem professor Alvo Dumbledore (Jude Law), que na tentativa de frustrar os planos de crescimento do poder do bruxo das trevas, Gellert Grindelwald (Johnny Depp), recruta seu ex-aluno Scamander, que concorda em ajudá-lo, sem saber dos perigos que enfrentará pelo caminho junto de Tina Goldstein (Katherine Waterson), Queenie (Allison Sudol) e Jacob (Dan Fogler) , ao mesmo tempo em que Credence Barebone (Ezra Miller) se esconde num circo mágico, e nós analisamos o trailer tentando desvendar os mistérios do próximo filme do Mundo Mágico:


Aula de Defesa Contra as Artes das Trevas?

No início do trailer vemos o jovem Newt Scamander numa aula de Defesa Contra as Artes das Trevas lecionada pelo professor Alvo Dumbledore, onde os alunos estão aprendendo o feitiço Ridikullus para repelir bichos-papões, quando chega a vez de Newt, porém, o bicho-papão se transforma numa mesa de escritório, então Newt explica que seu maior medo é ter de trabalhar num escritório. Nos livros, contudo, mais de uma vez foi mencionado que Dumbledore ensinava Transfiguração, a não ser que esse fato tenha sido alterado, porque o professor Dumbledore mudou de matéria? E no que será que o bicho-papão de Newt vai se transformar? Algumas pessoas também estavam se perguntando se nessa cena também não veremos nomes conhecidos, como um Wesley ou um Malfoy da época.


Grindelwald e seus seguidores


O trailer continua com o discurso de Grindelwald: "a magia floresce apenas em almas raras, ainda assim precisamos nos esconder nas trevas", referindo-se diretamente ao Estatuto do Sigilo Internacional em Magia, uma lei criada pela Confederação Internacional dos Bruxos para esconder toda a magia dos trouxas. A ideologia de Grindelwald se baseia na supremacia bruxa, e que os bruxos não devem mais esconder-se dos trouxas, mas sim dominá-los, e ao seu lado, Grindelwald tem vários bruxos das trevas, dentre eles Vinda Rosier (Poppy Corby-Tuech), que é de uma família de futuros Comensais da Morte e Krall (David Sakurai), que aparece brevemente no trailer. 


Muitas pessoas notaram que Vinda Rosier nos trailers está carregando um objeto luminoso e redondo, e muitas pessoas supuseram que poderia ser uma profecia, mas o trailer exibido na Comic-Con, que é mais longo apresentou um crânio com o lema "Pelo Bem Maior" gravado nele, de quem seria o crânio ou porque ele seria tão importante, não se sabe ainda. Além disso, no trailer temos uma menção à visão de Grindelwald que o guiaria para dominar o mundo bruxo, e nesse momento temos uma cena do bruxo das trevas encarando uma espécie de visão de Credence (Ezra Miller), qual será o papel de Credence na guerra que está por vir também não dá pra se saber ao certo: ele é um poderoso obscurial e parece que está conseguindo controlar os seus poderes sombrios agora, seria ele uma espécie de inversão d'O Escolhido? Em vez de salvar o mundo bruxo seria o destino dele destruí-lo?


O desejo mais profundo do seu coração


A relação de Dumbledore e Grindelwald, segundo o diretor David Yates, não seria explorada tão aprofundadamente neste filme, e, até mesmo houve uma polêmica acusação de queerbaiting quando o diretor disse que Dumbledore não seria apresentado "explicitamente" como gay nos filmes. Apesar disso no trailer, temos alguns vislumbres de como a relação entre os dois será representada neste filme pelo menos, uma cena mostra Dumbledore olhando no Espelho de Ojesed e vendo no reflexo a figura de Grindelwald. 

O Espelho de Ojesed tem o poder de mostrar o mais profundo e desesperado desejo do seu coração, o que me parece um pouco mais explícito do que Yates parece entender. Dumbledore vê Grindelwald, o bruxo que pode ou não ter assassinado sua irmã, Ariana e por quem teve uma excruciante paixão na adolescência, mostrando o quanto está dividido e ressentido para enfrentá-lo, e por isso, Dumbledore diz para Newt que ele terá de enfrentar Grindelwald. 

Monstros que ninguém ama...


Várias novas criaturas mágicas são vistas no trailer de Animais Fantásticos, temos novamente a aparição do pássaro que provavelmente será um agoureiro - uma criatura mágica que se assemelha à um abutre, que na tradição bruxa acreditava-se prever a morte, mas na verdade seu canto apenas antecede a chuva - olhando tristemente para Jacob, nos faz pensar se algo não acontecerá com o amigo trouxa de Newt.

Também vemos algumas criaturas felinas de enormes olhos azuis dentro no Ministério da Magia Francês, que algumas pessoas acham que podem ser Amassos (Kneazles), Chupacabras, Gárgulas ou Gytrashes, que são espíritos em forma canídea que assombram e protegem lugares mal-assombrados. Além deles, uma enorme e feroz criatura meio leonina com uma enorme cauda rosa-arroxeada que provavelmente é o animal mágico chinês descrito por Eddie Redmayne em entrevistas, que seria um Zouwu, um leão montanhês que é extremamente veloz e sofreria maus-tratos no Circo Arcanus


Em outra cena vemos Newt e Tina entrando em algum lugar do Ministério da Magia Francês e sendo acompanhados por Leta Lestrange, o Pottermore chamou o lugar de Arquivos da Magia, o que será que está guardado neste lugar? Talvez, a receita para a Pedra Filosofal? O que parece é que o desafio final de Newt neste filme será roubar primeiro qualquer que seja aquilo que está guardado no Ministério da Magia da França... Além disso, é nesse momento em diante que veremos de que lado Leta Lestrange realmente está, como ela diz no trailer: "Você é um bom homem Newt, nunca conhecemos um monstro que você não foi capaz de amar", será que isso se refere à alguma criatura muito perigosa? Talvez à Credence? Ou será que ela mesmo, se for, porque Leta seria um monstro?


Temos uma explosão de fogo azul que se transforma numa figura draconina e está prestes a atacar Jacob antes de Tina resgatá-lo, que talvez seja uma espécie de fogomaldito, um feitiço das trevas que conjura fogo ciente e quase que inapagável com água ou mágica comuns.


Além disso temos cenas da fuga de Grindelwald da prisão do MACUSA, o Congresso Mágico dos Estados Unidos da América, que trará de volta a Presidente Picquery e Abernathy, e onde talvez Grindelwald resolva forjar a sua morte (?) para escapar teatralmente numa carruagem puxada por testrálios.


Uma cena rápida de Queenie Goldstein no meio de Paris, com as mãos na cabeça, como que tampando os ouvidos, talvez tentando bloquear algo que esteja ouvindo, ou talvez ela esteja tentando achar alguém no meio da multidão com o seu poder de leitura de mentes, a legilimência. Parece haver algum senso de perigo maior para Jacob, afinal ele se verá cercado por bruxos no meio de lutas perigosas, será que os seguidores de Grindelwald tentarão forçar Queenie a cooperar em troca da vida de Jacob?


Temos algumas cenas da nova personagem, a Maledictus, interpretada por Claudia Kim, andando com Credence por Paris, e pelo o que sugere a montagem do trailer, sendo perseguidos pelos acólitos de Grindelwald, será que o bruxo das trevas sabe da ancestralidade de Credence?


Então temos, o que parece que será o confronto final entre Newt e o seu irmão Teseus Scamander contra Grindelwald, em meio às chamas azuis e aparentemente em algum lugar num cemitério ou no coração do Ministério da Magia Francês e Grindelwald pergunta ameaçador: "Senhor Scamander, você acha que Dumbledore vai chorar a sua morte?"


Então, por fim, temos Jacob em uma casa vendo um velho senhor todo de branco e perguntando se ele é um fantasma. O velho bruxo sorri e diz que não, apenas é um alquimista e imortal, e, inclusive seu nome é Nicolau Flamel (Brontis Jorodowski), nada mais que o criador da Pedra Filosofal e Jacob responde que ele não parece nada mal para alguém com trezentos e trinta e cinco anos.


Pelo visto teremos mais respostas apenas quando vermos o filme, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald chegará aos cinemas no dia 15 de novembro desse ano.

Créditos

Texto: Felipe Lima
Revisão: Felipe Lima e Bruno Bolner

O artigo apresenta a opinião do autor do texto e não do site Co-op Geeks.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga