Menu
» » » » » » » O Segredo Além do Jardim - além do Desconhecido e dos Contos de Fada...


Felipe Cavalcante 3.11.19


O Segredo Além do Jardim (no original Over the Garden Wall) é uma mini-série produzida pela Cartoon Network e criada por Patrick McHale, que estreou em novembro de 2014. A história segue os dois irmãos Wirt (dublado por Elijah Wood) e Greg (dublado por Collin Dean) que estão perdidos em uma floresta conhecida como o Desconhecido tentando encontrar o caminho de casa, junto da companhia de Beatrice, uma pássaro azul falante e desvendando o mistério da terrível Besta.

Mas essa mini-série não apenas é uma produção incrível com uma animação muito bem feita, como também é uma enorme homenagem ao folclore, contos de fada e uma excelente história sobre a passagem do Outono...

Além do Desconhecido


O Segredo Além do Jardim começa com Wirt e Greg, dois irmãos completamente diferentes, procurando o caminho de casa, numa um perfeita história sobre os caminhos que tomamos, atravessando a infância até o Desconhecido que vem depois dela...


No caminho, os dois não apenas começam a crescer internamente, como também atravessam uma série de dificuldades onde precisam enxergar além das convenções normais de preto-e-branco e entender que o mundo pode ser bem mais ambíguo e complexo do que parece. 

Contos de Fada e Tradições Antigas

Durante a série, cada um dos episódios tem uma espécie de formato que lembra o de um conto de fadas. Muitas pessoas devem se lembrar que esse tipo de história, a dos contos de fada, não eram para crianças, mas a verdade é que não era exatamente assim.

Os contos de fada sempre foram contados de forma a passar de geração para geração, de avó para neto, trazendo lições sobre o mundo ao seu redor ou tradições tão antigas que parecem ter se perdido há tempos atrás.

A figura da bruxa, do sapo, da abóbora e tantas outras que surgem e voltam durante os episódios são tão antigas que sua origem e significado não podem ser classificados, mas ainda assim, de alguma maneira parece que todos nós sabemos o que eles estão nos dizendo. E mesmo as partes assustadoras na série não são feitas de maneira a amedrontar de uma forma ruim: quando os personagens falam da morte, eles simplesmente estão retratando o seu modo de ver o mundo, em ciclos, ou se existe algum perigo., como em histórias como João e Maria ou Branca de Neve, onde esse perigo precisa existir ou pode estar te esperando num bosque...

A Arte da Animação


Além dessas influências, O Segredo Além do Jardim tira bastante inspiração de desenhos antigos. A estética do desenho e de vários personagens vem dos cartoons conhecidos como Merry Melodies e animações criadas desde os anos 1920, o sapo mostrado na abertura do primeiro episódio, por exemplo, parece ser uma homenagem ao personagem Flip, O Sapo criado pelo artista Ub Iwerks, que co-criou o personagem Mickey Mouse.

No terceiro episódio em que os personagens acabam em uma escola cheia de animais antropomórficos, a inspiração parece vir das ilustrações de livros de Beatrix Potter, que criou personagens como Peter Coelho.

Além disso, existem influências de desenhos clássicos como Betty Boop e as versões animadas dos passos de dança de Cab Calloway em curtas-metragens como Betty Boop como Branca de Neve e Minie the Moocher. Esses traços dessa época ficam ainda mais evidentes no oitavo episódio quando vemos os personagens na Cidade das Nuvens.



Sobre o Novo e o Velho Mundo...


Além disso, existem muitas coisas que podemos tirar sobre a relação entre as tradições que foram carregadas desde a Europa e que foram trazidas para a América.

Primeiro que a história parece se passar durante a estação do outono e terminar no inverno, como se fosse um retrato de algo cíclico, como todas as histórias são. À medida que cada folha de cada árvore cai, parece ser um lembrete da Natureza de que tudo tem um fim, e finais e recomeços são um tema frequente nos episódios da série.

Além disso a série parece carregar elementos folclóricos de histórias antigas e atemporais, como quando um protagonista precisa arrumar algo impossível como "fios de prata" ou "o Sol dentro de uma xícara" e consegue isso usando as palavras exatas, e a sua imaginação ou as celebrações que veem desde épocas muito antigas, como festas da colheita e o próprio Halloween.


O Segredo Além do Jardim é uma mini-série animada que realmente merece ser apreciada, seja por causa da sua estética peculiar, seja por causa da animação incrível ou seja porque ela é uma ótima pedida pra quem quer uma história de poucos episódios para assistir no Dia das Bruxas...

Créditos

Texto: Felipe Lima
Revisão: Felipe Lima e Bruno Bolner

O texto apresenta as opiniões do autor do artigo e não do site Co-op Geeks.

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga