Menu
» » » » » » Steven Universe Future - 1x05 - 1x08 (review com spoilers!)


Felipe Cavalcante 26.12.19


Steven Universe Future ganhou mais quatro episódios novos exibidos pela Cartoon Network: Bluebird, A Very Special Episode, Snow Day e Why So Blue? - onde tivemos mais sobre as novas aventuras de Steven e as Crystal Gems, algumas novas personagens, o retorno de algumas outras personagens que já conhecemos e muito mais.

ATENÇÃO! Este artigo contém SPOILERS de 'Steven Universo' e 'Steven Universe Future' leia com cuidado!

Bluebird



Bluebird é um episódio interessante e com uma premissa bem simples: Steven descobre que há uma nova Gem pregando peças nele, ou o que essa gem acredita serem pegadinhas incômodas, quando chega em sua casa descobre que essa Gem é a Azurite Bluebird, uma fusão da Rubi Eyeball e da Aquamarine. Steven até tenta dar uma chance para essa nova fusão, apesar de continuar sempre desconfiando dela, mas no final as suas desconfianças acabam se provando genuínas, pois é claro Aquamarine e Rubi voltaram para tentar se vingar.

O episódio é curto, porém bem executado e divertido, mas poderia ser mais longo. Na verdade ele acaba revelando um certo problema do formato escolhido para essa série: por mais que todos os episódios sejam bem-feitos e bem executados, todos eles talvez pudessem acrescentar bem mais se tivessem um pouco mais de tempo para desenvolver suas histórias.

A Very Special Episode


Esse episódio que tem como título Um Episódio Muito Especial ironicamente não tem quase nada de especial. A trama dele resumidamente é que Steven agora tem diversas responsabilidades e precisa cuidar de duas tarefas diferentes ao mesmo tempo: ser a babá do Cebola junto de Pérola como a fusão Quartzo Arco-Íris e ajudar Garnet numa aula para novas Gems sobre segurança como a fusão Sunstone. Enquanto se desdobra para tentar cumprir as duas tarefas ao mesmo tempo Steven nega que está se sobrecarregando com resultados desastrosos e hilários. 

O episódio tem uma ideia boa e carrega ele com bom humor, além de ter uma boa mensagem. Infelizmente a finalização dele dá uma impressão de não ter sido muito bem pensado, normalmente em Steven Universo não estamos isentos de termos finais com uma resolução de aprendizado dos personagens (às vezes um pouco piegas), aqui temos uma piada meta com a Sunstone que não orna tão bem com o resto do episódio.

Snow Day


Toda série precisa de um episódio em que os personagens ficam presos em casa por causa do tempo, aqui por causa da neve. Um dos melhores episódios de As Meninas Superpoderosas acontece num dia de chuva e esse possui uma boa premissa: Steven agora é um adolescente, tem responsabilidades e não tem mais tanto tempo ou a vontade de agir como uma criança e as Gems querem trazer esse espírito de volta num jogo de Steven Tag enquanto os quatro estão presos em casa.

O episódio tem pequenas surpresas como a metamorfose da Pérola, as fusões transformadas na forma de Steven e momentos divertidos, mas ele se perde ao tentar formar algo mais sentimental. No começo do episódio temos um Steven que agora não toma mais café da manhã junto, que não usa mais a sua clássica mochila hambúrguer e que não come mais pizza de pepperoni, afinal ele agora é vegetariano (essa me doeu um pouco, não porque seja errado ser vegeteriano, mas pela frase do cachorro quente do Greg que talvez perca um pouco do peso já que Steven não come mais carne), mas pelo final temos que aceitar que ele mudou e agora não quer agir ou ser visto como criança, apesar de que Steven ainda precisa lembrar de como é ser ele mesmo às vezes. Não são duas lições que se contrastam, mas o modo como foram misturadas pareceu um pouco morno.

Why so Blue?


Lápis Lazúli é uma das minhas personagens favoritas, infelizmente, esse episódio que justamente foca nela é um dos mais fracos e realmente mostra o problema do tempo de duração do episódio. A ideia é interessante: Steven e Lápis viajam para um planeta que está sendo terraformado por outras duas Lápis, eles tentam convencê-las de que não precisam mais fazer isso, Homeworld não domina mais galáxias, elas podem fazer o que elas quiserem, o problema é justamente esse, elas querem continuar terraformando planetas.

Infelizmente essa premissa é simplificada ao extremo. Por que Steven não explica que a nova diretriz é de preservar a vida orgânica e que ao destruir o planeta todos aqueles seres vivos irão morrer? Por que ele não tenta explicar o porquê de isso ser errado? A discussão das Gems que tinham uma função na ordem de dominação de Homeworld e que querem mantê-la porque é a única coisa que elas conhecem se torna, talvez se vocês descobrirem algo novo em vocês irão descobrir que não precisam destruir mundos e não existe uma razão pelo o qual vida deve ser mantida.

No final Lápis resolve tudo derrotando as duas com seus poderes apenas para Steven fazer uma cara de que ela estava errada por deter as Lápis, porque as Gems formando a Alexandrite para brincar de Steven Tag ou esmagar a Bluebird é um uso mais correto de seus poderes que deter duas Lápis que estavam terraformando planetas. No final, porém, ela convence pelo menos uma delas a vir para a Terra.


Steven Universe Future é uma série que precisa ainda de ajustes e poderia se beneficiar mais com episódios mais longos. Não sabemos se teremos mais temporadas além dessa, mas se for o caso, os episódios que temos não são nem de longe ruins, apenas mais da série que muitos amam. 

Créditos

Texto: Felipe Lima
Revisão: Felipe Lima

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga