Menu
» » » » » » » Steven Universe Future - 1x11 e 1x12 (review com SPOILERS)


Felipe Cavalcante 7.3.20


Steven Universe Future - a continuação de Steven Universo já está chegando ao seus episódios finais e terá seus episódios exibidos toda sexta-feira na Cartoon Network. Os episódios que estrearem dessa vez foram: In Dreams (Em Sonhos) e Bismuth Casual (Bismuto Casual), onde pudemos dar uma olhada melhor em algumas personagens conhecidas nossas.

ATENÇÃO! Este artigo contém SPOILERS de 'Steven Universe Future' leia com cuidado!


In Dreams


O episódio começa com Steven tendo um sonho ruim com os seus amigos todos felizes dando uma festa sem ele e a cabeça do templo se tornando um gato que diz que "ninguém mais precisa dele ali", algo que o perturba bastante, pois é um sintoma desse sentimento de que ele não é mais necessário. Logo em seguida temos Peridot que aparece lembrando Steven que eles tem um compromisso importante: assistir o reboot de Camp Pining Hearts, infelizmente ele odeiam o que fizeram com o show (ora, ora que auto-consciência) e quando os dois descobrem que os sonhos de Steven estão sendo transmitidos na televisão decidem refazer todo o programa e gravar em fitas e vocês já devem imaginar como isso se desenrola...

É no mínimo engraçado que os roteiristas de Steven Universe Future estejam bem cientes das opiniões que os fãs tem desse continuação do desenho original, mas claro, isso não isenta os problemas que esses novos episódios tem.

A resolução é a mais clichê possível, claro que Steven começa a transmitir seus pesadelos pela televisão e claro que Peridot assiste e desiste da ideia ao perceber que isso está fazendo mal para ele. 

Bismuth Casual


Esse episódio começa com Steven dirigindo na companhia de ConnieBismuto e Pérola indo para um ringue de patinação para ter uma noite de diversão. Quando eles chegam ali, Pérola apresenta diversos de seus amigos humanos e Connie apresenta dois de seus amigos para Steven, mas tem um problema: Steven não sabe andar de patins.

Podemos deixar um pouco de lado o fato de que Connie surge do nada nesse episódio, da mesma maneira como as Crystal Gems simplesmente não fizeram nenhuma aparição no anterior, porque o problema mais aparente nesses dois episódios é que Steven Universe Future parece não entender muito bem para que lado quer ir e também não tem como fazer isso.

Um problema no que se quer dizer e o no que se vê...


Steven Universe Future tem o problema de querer construir, desenvolver e resolver um conflito em um episódio de onze minutos, além de criar uma ponta para uma trama maior envolvendo o Steven, mas isso não está dando certo. Enquanto os conflitos que são feitos deveriam demonstrar que Steven se sente solitário, sem propósito e em conflito, o cenário ao redor dele mostra completamente o contrário.

Um dos pontos deixados foi que os amigos de Steven estão mudando ou crescendo e ele tem medo de que eles os abandonem, mas nunca existe nenhuma grande evidência de que algo assim pode acontecer e não é como se fosse a primeira vez em que os amigos de Steven se afastam dele. Quando Lars foi abduzido e levado para Homeworld, morreu e voltou a vida graças aos poderes de Steven e foi deixado numa caverna em outro planeta a milhares de anos-luz de distância de sua casa e sua família, Steven não pareceu se importar tanto com o fato de que seu amigo estava longe dele, preso em um planeta hostil para humanos, sendo perseguido e talvez até morto novamente, o foco foi todo para o conflito dele com Connie e o sumiço do Leão por três episódios.

Quando Sadie saiu em sua tour com a banda Sadie Killer and the Suspects, ele não pareceu se importar que ela estivesse mudando e crescendo como pessoa ou que passasse tempo longe dele.

E principalmente, se Steven passou todo aquele tempo focado ensinando em Little Homeschool e longe dos amigos, incluindo Connie, aliás tempo o suficiente para Sadie e Lars terminarem o namoro, Sadie conhecer outra pessoa, se apaixonar e começarem a sair, porque isso o está afetando agora? Especialmente se ele sempre está cercado pelas Crystal Gems, Connie, o seu pai, as outras Gems em Little Homeworld e ele pode visitar Lars quando quiser e Sadie não vai exatamente sumir da vida dele também.

E mais do que nunca esses dois episódios mostram as falhas no que Steven Universe Future quer plantar. Esse sentimento de solidão de Steven não parece combinar, pois ele nunca está sozinho e os amigos dele nunca o estão abandonando realmente. Em um momento em que ele acha que ninguém precisa dele porque ele não tem mais nada que precise ser consertado "por coincidência" não vemos as Crystal Gems, mas logo no episódio seguinte ele está saindo com os amigos para se divertir. Sim, a ansiedade, a depressão e outras doenças e problemas psicológicos podem afetar o modo como você vê o mundo e a si mesmo e as pessoas que sofrem com isso passam por momentos de solidão e sofrimento extremos, mas a narrativa não compensa isso de modo algum, em quase todos os episódios Steven tem o apoio de seus amigos e família e ele só parece estar sozinho quando é conveniente para a narrativa, mesmo que não faça sentido.



O que podemos esperar é que a estrutura de Steven Universe Future melhore e que os quatro últimos episódios que devem ser exibidos todos um depois do outro tragam um final digno para uma série incrível.


Créditos

Texto: Felipe Lima
Revisão: Felipe Lima

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga