Menu
» » » » » » » » » » » » » » Mês do Orgulho: Ace in Space - os personagens assexuais na cultura pop


Felipe Cavalcante 1.6.20


A Assexualidade é a orientação sexual definida pela ausência de atração sexual de um indivíduo pelos outros, e como a maioria das outras letras que formam a comunidade LGBTQA+ muitas vezes é mal representada dentro da mídia (livros, filmes, séries de TV, jogos e etc.). 

Os assexuais são pessoas que têm uma orientação que não se orienta nem para hetero, bi ou homossexualidade, e vivem muito bem assim sem a necessidade de sexo, por essa razão não é incomum que se confunda assexualidade com frieza ou que eles "ainda não encontraram a pessoa certa". Mas apesar disso também não quer dizer que eles não possam se sentir romanticamente atraídos ou que não possam ser personagens interessantes, divertidos e muito amáveis.

Então nesse Mês do Orgulho LGBTQA+ trouxemos aqui uma lista de diversos personagens assexuais (e que acreditamos que sejam assexuais) que existem na cultura pop:


Jughead Jones (Archie Comics)


A série de HQs americana Archie Comics se tornou muito mais conhecida depois de ser adaptada no seriado Riverdale.

Os quadrinhos do Archie originalmente são muito mais parecidos com a nossa Turma da Tina, do que com um drama de mistério, contudo com o tempo os quadrinhos evoluíram junto de seus personagens e com isso tivemos a introdução de personagens de diferentes orientações sexuais e a revelação de que um dos personagens principais é assexual, no caso Jughead Jones

Jughead é o melhor amigo de Archie Andrews, sendo um estudante inteligente, apesar de bastante relaxado, além de possuir uma língua afiada, sendo bem irônico, sarcástico e muito excêntrico. Outra característica de Jughead é que ele ama comida, e muitas vezes parece que ele até prefere comida à pessoas, especialmente as garotas que acabavam se apaixonando por ele em algum momento. Essa característica de ser um comilão passou por revisões ao longo do tempo e eventualmente Jughead se tornou um personagem assumidamente assexual.

Owen Burnett (Os Gárgulas)


A animação Os Gárgulas é um dos clássicos da Disney que assombrou muitas crianças durante a sua exibição original nos anos 90. 

A série apresenta um clã de criaturas guerreiras conhecidas como gárgulas que se transformam em pedra durante o dia, amaldiçoados a permanecer imóveis até que acabam em um arranha-céu em Manhattan nos dias atuais, e depois de conhecerem a detetive Eliza Maza, passam a proteger os cidadãos de Nova York enquanto descobrem que segredos sombrios e mágicos despertando.

Dentre os vilões, o personagem Owen Burnett, o assistente do grande antagonista David Xanatos foi confirmado como assexual. Além disso, como as Gárgulas, ele também se transforma, se tornando Puck, um dos Filhos de Oberon e que completamente oposto à sua forma humana foi confirmado como pansexual. 

Adrian Veidt (Watchmen)


Na graphic novel Watchmen de Alan Moore, um dos heróis que formavam os Minutemen, Adrian Veidt, um filho de uma família de imigrantes germano-americanos, sempre tendo um grande interesse no faraó Ramsés II, cujo título tornou-se o seu codinome de vigilante: Ozymandias

Ozymandias possuindo um intelecto de um gênio, o conhecimento de todas as artes marciais conhecidas e uma fortuna conquistada pelo marketing usado com sua imagem de super-herói, ele passa a acreditar que super-heróis não são suficientes para salvar o mundo, então decide começar a fazer seus próprios planos, pois acredita que sua vasta inteligência o obriga a salvar o mundo ele mesmo. Embora ele tenha sido retratado como possivelmente homossexual na adaptação de Zack Snyder (2009), ele nunca demonstrou interesses românticos ou sexuais por ninguém em toda a sua vida, Adrian Veidt tem apenas objetivos em sua vida, portanto, é quase certo supor que ele seria assexual. 


Varys (Game of Thrones)



Um dos personagens mais astutos da série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo e da série Game of Thrones, Varys, o Aranha tem o papel de Mestre dos Sussurros na corte em Porto Real. 

Desde a sua primeira aparição na série ele é retratado como um excelente espião, além de enigmático, escondendo seus verdadeiros sentimentos e motivações e utilizando suas habilidades de acordo com seus interesses obscuros. Ele também possui uma rede de espiões que ele chama de seus "passarinhos", que são treinados para ouvir conversas, abrir cartas e lhe trazem informações secretas sobre quase tudo o que acontece ao redor do reino. 

Mas, além disso, no sexto episódio da quarta temporada de Game of Thrones, tivemos uma revelação sobre uma das facetas de Varys: que ele é assexual, e de um modo surpreendente, a assexualidade dele não é relacionada ao fato dele ser um eunuco. Durante a conversa entre ele e o personagem de Oberyn Martell, ele comenta que nunca sentiu atração por ninguém em sua vida, mesmo antes de sua castração e isso o permitiu se virar para outros desejos, e é claro, ele fala isso olhando para o Trono de Ferro... 

Ártemis (Percy Jackson)


Na série de livros Percy Jackson e os Olimpianos de Rick Riordan, Ártemis, a deusa da caça e da Lua, possui a companhia de diversas outras garotas que fazem parte de seu grupo de Caçadoras, a quem ela oferece a imortalidade em troca de lhe acompanhar na grande Caçada.

Contudo, a deusa Ártemis não é retratada como lésbica, para que essas garotas se unam à ela, precisam abdicar de qualquer amor romântico, e mais recentemente foi confirmado nos livros que isso significa qualquer tipo de relação romântica. Além disso,  Ártemis, apesar de ter tido relacionamentos nos mitos gregos originais, é considerada uma das deusas virgens do Olimpo, algo que também é mencionado nos livros.

Carlinhos Weasley (Harry Potter)


Na série de livros Harry Potter somos apresentados a família Weasleye temos a menção logo no primeiro livro que um dos irmãos mais velhos de Rony e que  trabalha na Romênia com dragões. 

Carlinhos Weasley, o segundo irmão mais velho dentre os sete irmãos Weasley faz algumas aparições e tem menções casuais nos livros, mas não se sabe muito sobre ele, além de seu interesse nas criaturas gigantes e cuspidoras de fogo. Mas, em uma entrevista, a autora J. K. Rowling confirmou que Carlinhos não tem nenhum interesse em casamento e não irá se casar até o fim de sua vida, quando perguntada se ele era gay, ela respondeu que não, mas que "ele apenas prefere dragões em vez de garotas".

Por isso, muitas pessoas interpretam Carlinhos como sendo um personagem assexual. 

Todd Chavez (BoJack Horseman)


Na série animada da Netflix, Bojack Horseman, um dos personagens principais Todd Chavez, um humano de vinte e poucos anos e sem dinheiro e que vive dormindo no sofá de BoJack Horseman, mas além disso ele é muito amigável, criativo, pode trabalhar incansavelmente quando descobre algo que o interessa e é assexual. Na verdade essa é uma das melhores representações de assexuais nessa lista não apenas porque o personagem é bem escrito, bem executado, como também ele fala em voz alta que é assexual, e isso é algo que é construído através das temporadas.

Na quarta temporada, apesar de inicialmente relutante, Todd começa a aceitar o rótulo da sua orientação sexual, além de conhecer outras pessoas assexuais e até mesmo participando de uma reunião de uma Aliança Assexual.



E então, vocês conhecem mais personagens assexuais? Deixem nos comentários desse post e continuem esperando mais conteúdo para o #MêsDoOrgulho!



Créditos

Texto: Felipe Lima
Revisão: Felipe Lima


«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga