Menu


Felipe Cavalcante 26.1.21

Imagem de capa: quatro recortes de cenas de livros com ilustrações diferentes: a primeira representa um urso polar com uma armadura de bronze num lugar com o céu coberto pela aurora boreal, um zepelim vermelho com detalhes dourados flutuando no céu e mais ao fundo as figuras de várias mulheres em preto voando, ao lado a figura de um garoto em um campo ao pôr do sol, com uma espada cravada no chão ao seu lado, abrindo os braços para um dragão de olhos vermelhos, ao lado a ilustração de um rapaz de cabelos ruivos em roupas medievais olhando para algo muito a frente em um lugar cheio de vegetação e erguendo uma espada, e ao lado duas figuras, um homem e uma mulher, de cabelos escuros, os dela amarrados em um coque, ele veste roupas simples e marrons e usa uma espada, ela usa um lenço vermelho amarrado no pescoço, os dois observam algo que produz uma luz dourada.

 

A série de livros Harry Potter fez a infância e a adolescência de diversos leitores, contudo depois da série de polêmicas envolvendo a autora da franquia muitos ávidos leitores de fantasia estão procurando novos mundos para explorar.

E para ajudar esses leitores decidimos trazer aqui uma lista de séries de fantasia que merecem muito uma chance dos leitores que estão órfãos do bruxinho:



O Ciclo de Terramar - Úrsula K. Le Guin

Imagem: ilustração que mostra um jovem negro com um bastão ao lado de uma figura esguia e de cabelos negros e pele branca em um manto azul claro erguendo o braço e uma enorme onda quebrando em torno deles, assim como pequenas estrelas.


O Ciclo de Terramar da autora norte-americana Úrsula K. Le Guin é uma série de cinco livros que conta a história de Gavião, o maior bruxo de todos os tempos, ou melhor Ged, como ele era conhecido ainda jovem, quando nasceu em um vilarejo na ilha de Gont no mundo de Terramar

Ainda jovem Ged é um garoto impetuoso e que demonstra grandes poderes quando ainda jovem, mas não o temperamento para domá-los e por isso ele é mandado para a escola de magos na Ilha de Roke, onde sem querer convoca uma criatura terrível, uma sombra que irá atormentá-lo e assombrá-lo por muito tempo numa grande luta em que por vezes ele se torna caçador e caça...

A série de livros foi adaptada também para uma animação do Studio Ghibli chamada Os Contos de Terramar (2006) que combina os quatro primeiros livros, mas com algumas mudanças no enredo principal. 



O Legado Folclórico - Felipe Castilho

Imagem: ilustração de uma enorme serpente de fogo flutuando entre os prédios de uma enorme cidade, provavelmente São Paulo, e um garoto adolescente em cima de um prédio observando tudo.


A série de livros de fantasia urbana O Legado Folclórico do autor brasileiro Felipe Castilho conta a história de Anderson Coelho, um garoto comum e gamer viciado em jogos de MMORPG on-line que mora numa cidade do interior em Minas Gerais e se vê na mira de uma misteriosa organização secreta que o designa para uma missão com ecoativistas nada convencionais e descobrindo os segredos de criaturas mágicas que vivem secretamente entre nós e tentando derrubar os planos de um multimilionário. 


Os três primeiros livros da série "Ouro, Fogo e Megabytes" (2013), "Prata, Terra e Lua Cheia" (2014) e "Ferro, Água e Escuridão" (2015) já saíram e o quarto e último livro da série que já possui título "Aço, Vento e Sacrifício" ainda deve sair possivelmente em meados desse ano. 



Trilogia Grisha - Leigh Bardugo

Imagem: ilustração de um castelo com torres inspiradas na arquitetura da Rússia, com domos pontudos e listrados, em tons de cinza, preto e vermelho e o fundo em azul-acinzentado.

A Trilogia Grisha que se inicia com o livro Sombra e Ossos da autora Leigh Bardugo conta a história desse país chamado Ravka, onde vive a jovem Alina Starkov, uma órfã de guerra e cartógrafa, que sempre conta com o apoio do seu melhor amigo Maly Oretsev, por quem nutre uma secreta paixão e que um dia precisa fazer uma expedição até a perigosa região conhecida como Dobra das Sombras - uma faixa de terras cobertas pela escuridão e repleta de terríveis predadores chamados volcras - onde ela salva Maly de um ataque e descobre ser uma Grisha - uma pessoa com o poder de controlar os elementos - e o poder dela pode ajudar a acabar com a Dobra das Sombras de uma vez por todas...


A trilogia Grisha também irá ganhar uma adaptação, desta vez como uma série da Netflix que deve chegar na plataforma de streaming ainda esse ano. 



Trilogia Fronteiras do Universo - Phillip Pullman

Imagem: ilustração representando um urso polar com uma armadura de bronze num lugar com o céu coberto pela aurora boreal, um zepelim vermelho com detalhes dourados flutuando no céu e mais ao fundo as figuras de várias mulheres em preto voando.


A série de livros Fronteiras do Universo do autor britânico Phillip Pullman acompanha a história de Lyra Belacqua, uma garota de doze anos, órfã e impetuosa que cresceu livre na Universidade de Jordan em Oxford, em um mundo onde todos possuem um daemon, (ou seja possuem uma alma que fica para fora do corpo, mas na forma de um animal) sempre correndo e brincando com os filhos dos funcionários do lugar, educada pelos catedráticos e com as visitas pouco frequentes do seu tio Lorde Asriel, e que tem a sua vida completamente mudada quando o seu melhor amigo, Roger Parslow, é sequestrado misteriosamente pelos gobblers

Depois de conhecer a misteriosa Sra. Coulter e ganhar o alietiômetro - uma bússola dourada com a habilidade de revelar a verdade - Lyra, ao lado do eu daemon Pantalaimon precisa se aventurar num mundo de gípcios, ursos polares em armaduras, demônios, bruxas e anjos e desvendar o mistério do significado do e porque ele desafia o poder vigente do Magistério, uma organização que domina o seu mundo.


O primeiro livro da série 'A Bússola de Ouro' ganhou uma adaptação cinematográfica em 2005 e agora está sendo adaptada para uma série de três temporadas pela BBC.



Os Nobres Vigaristas - Scott Lynch

Imagem: ilustração em tons de sépia de uma cidade com vários prédios antigos com janelas, um arco de pedra e vários outros mais ao fundo, chamas brilhando mais ao fundo e uma figura pequena e esguia, de costas, com um chapéu, escondido nas sombras e em pé em uma estaca de madeira.


'As Mentiras de Locke Lamora' do autor Scott Lynch inicia a série Os Nobres Vigaristas, que conta a história de Locke, um esperto membro de um grupo de ladrões treinados pelo velho padre o Pai Encadeado que roubam da elite da cidade de Camorr, um lugar baseado na cidade de Veneza medieval, e que desafia o antigo acordo da Paz Secreta, um acordo tácito entre os criminosos e o governo do Duque e precisa confrontar o Rei Cinza, pelo controle do submundo do crime da cidade.


A série já possui três livros lançados com o personagem Locke Lamora: Mares de Sangue (2007) e República de Ladrões (2015) e mais quatro livros ainda para completar a série.



As Crônicas do Matador do Rei - Patrick Rothfuss

Imagem: ilustração com a figura de um rapaz de cabelos compridos em uma túnica marrom e erguendo uma espada observando uma árvore ao fundo de um vale de folhas verdejantes.


A série de livros As Crônicas do Matador do Rei de Patrick Rothfuss traz a história de Kvothe, um lendário arcanista que foi dado por desaparecido durante muitos anos até que depois de ser encontrado conta a história de vida para um Cronista.

O jovem Kvothe, um jovem rapaz com talento para música e cheio de astúcia, que depois de ver os pais e a trupe com quem sempre viveu assassinados pelo misterioso Chadriano - um grupo de lendários demônios - e decide rumar para a Universidade, para aprender a arte de nomear as coisas, também conhecida como magia.

A história então segue o crescimento de Kvothe de sua infância até o amadurecimento, assim como todos os feitos que lhe renderam seu nome e status de lenda viva e lentamente desenrolam o mistério do seu desaparecimento.

A trilogia já conta com dois livros O Nome do Vento (2009) e O Temor do Sábio (2011), além de dois contos A Árvore Reluzente e A Música do Silêncio.



A Maldição do Tigre - Colleen Houck

Imagem: um tigre branco de olhos azuis com ilustrações tipicamente indianas rodeando a figura formando mandalas e espirais em torno da figura.


A série de livros escrita pela autora americana Collen Houck se inicia com o livro A Maldição do Tigre que conta a história de Kelsey Hayes, uma jovem que perdeu os pais recentemente e precisa de um emprego para custear a sua faculdade, o que ela consegue trabalhando em um circo. Ali, ela cria uma conexão com uma das principais atrações do lugar: um tigre branco, por quem ela cria uma forte conexão. O que ela não sabe é que o tigre Ren na verdade é o príncipe Alagan Dhiren Rajaran, amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos e ela é a única capaz de libertá-lo dessa forma animal.


Além disso existem mais quatro livros: O Resgate do Tigre, A Viagem do Tigre e O Destino do Tigre, além de um livro spin-off que conta a história anterior da série: A Promessa do Tigre.


Trilogia Anômalos - Bárbara Morais

Imagem: uma logo metálica em azul e amarelo de uma letra A, parafusada em uma grade metálica com um céu de fundo verde e nublado, como que dando a impressão de ser radioativo no fundo.


A autora Bárbara Morais escreveu a Trilogia Anômalos composta pelos livros A Ilha dos Dissidentes (2013), A Ameaça Invisível (2014), e A Retomada da União (2015) - uma série do gênero distopia envolvendo mutantes.

O primeiro volume segue uma adolescente órfã chamada Sybil Varuna, que sempre viveu na pobreza numa região de guerra entre a União e o Império do Sol, mas que eventualmente descobre ser um dos Anômalos - um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que dão habilidades sobre-humanas. Ela acaba indo parar em Pandora - a maior cidade de mutantes do continente - e ganhando uma família adotiva, mas logo ela vai descobrindo que existe uma grande diferença entre os anômalos e os humanos.


As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis

Imagem: aquarela com três crianças, um menino e duas meninas, em roupas de época, se aproximando de um enorme leão em cima de uma colina, ladeado de dois guepardos e vários centauros, criaturas meio-homens e meio-cavalos, com a pele escura e segurando espadas, escudos e lanças.


A série de sete livros As Crônicas de Nárnia escrita pelo autor C. S. Lewis conta a história dos irmãos Pevensie: Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia, que descobrem um mundo mágico dentro de um guarda-roupa chamado Nárnia e a partir daí vivem diversas aventuras dentro desse mundo habitado por feiticeiras e gigantes, animais falantes, centauros, faunos e o grande leão Aslan


Os sete livros das Crônicas incluem: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, O Príncipe Caspian, A Viagem do Peregrino da Alvorada, A Cadeira de Prata, O Cavalo e o Seu Menino, O Sobrinho do Mago e A Última Batalha, sendo que alguns desses já receberam diversas adaptações em séries, audio-livros, filmes e agora devem ganhar uma futura adaptação pela Netflix. 


A Ordem Vermelha - Felipe Castilho

Imagem: ilustração de um homem de cabelos castanhos curtos e uma mulher de cabelos escuros compridos e amarrados em um coque, com um lenço vermelho amarrado em torno do pescoço, observando de longe as chamas consumirem uma torre cheia de janelas.


A Ordem Vermelha: Filhos da Degradação escrita por Felipe Castilho traz uma distopia épica onde todo o mundo foi destruído, exceto pelo reino de Untherak, onde vivem as raças dos humanos, kaorshs, gigantes, anões, sinfos e gnolls todos sobre um regime tirânico servindo à deusa Una e onde a cor vermelha é proibida.


A trama segue uma kaorsh, Yanisha que acaba descobrindo um segredo sombrio que pode acabar com o regime e se une ao esperto falcoeiro Aelian e à Aparição, uma "causadora de problemas" que se atreve a usar uma capa vermelha. Assim, o improvável grupo formado por rebeldes precisa lutar contra o temível General Proghon, e se preparar para a possibilidade de um futuro completamente desconhecido.


Emma e a Cobra - Maria Freitas

Imagem: ilustração de três adolescentes atravessando uma rua, o primeiro mais à esquerda é um jovem de cabelos curtos, jaqueta azul clara, jeans, com um par de óculos violeta, os olhos pretos com pupilas verdes, dentes afiados e orelhas pontudas, além de pequenas escamas nas bochechas, a do meio é uma moça que está erguendo as mãos e ondulações rosa surgem no ar, fazendo sua figura tremeluzir, e mais a direita está uma moça negra e baixinha, com cabelos pintados de rosa e uma blusa roxa semi-transparente.


A autora brasileira Maria Freitas publicou a primeira parte da história de Emma e Cobra, uma garota e um adolescente não-binário que ganharam super-poderes desde que um meteoro caiu perto da sua cidade e que precisam resolver uma briga entre os dois para descobrir um mistério de porque a parede está falando em 'Emma, Cobra e a Criatura da Parede'.

A história tem várias referências a X-Men e o universo dos super-heróis e ganhou uma continuação: 'Emma, Cobra e a Garota do Freezer', lançado exclusivamente pela própria autora em sua plataforma e que deve ganhar uma terceira parte em breve...



Créditos


Texto: Felipe Lima

Revisão: Felipe Lima




«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga