Menu
» » » » » » » » » » » » » » Wandavision - 1x05 (review COM SPOILERS)


Felipe Cavalcante 5.2.21

Imagem de capa: cena do episódio na qual os personagens Visão, em sua forma humana, usando uma blusa de botão quadriculada marrom e jeans, Agnes, em roupas de ginástica dos anos 80 rosa e azul, os cabelos pretos em uma presilha azul e Wanda com um penteado armado, usando roupas caseiras em tons de rosa e floridos, na sala da casa e rindo.


O quinto episódio de Wanda Vision chegou na Disney Plus com uma grande quantidade de momentos estranhos na agora desgastada sitcom protagonizada por Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) agora que ambos estão lutando para acompanhar os seus novos filhos gêmeos e enquanto isso, o agente Jimmy Woo (Randall Park), Darcy Lewis (Kat Dennings) se juntam com Monica Rambeau (Teyonah Paris) na investigação da anomalia.


ATENÇÃO! Esse review contém SPOILERS do quinto episódio de 'Wandavision'. Leia com atenção.


Imagem: Wanda sentada no sofá com Visão, agachado ao lado dela, em sua forma andróide com a pele metálica vermelha e verde, ambos se encarando como se estivessem discutindo.

Nesse episódio temos a fachada de sitcom finalmente rompendo para Visão depois dele conectar as pistas que tem sobre o que está acontecendo em Westview, mas dessa vez com o formato de série dos anos 80 como Full House, aqui conhecida como Três É Demais - a série conhecida por lançar a carreira das gêmeas Olsen.


Primeiramente porque Wanda não está fazendo esforço para esconde os seus poderes, inclusive na frente de Agnes (Kathryn Hahn) e até sugere que Visão não precisaria esconder a sua aparência e depois pelos estranhos acontecimentos se somando aos anteriores ali.

Nós temos os dois irmãos gêmeos crescendo dez anos em menos de um dia, Agnes chegando em casa com exatamente o que eles precisam, saindo de personagem e perguntando se ela deve refazer a sua entrada e até no final do episódio temos os créditos finais da série da Wanda cortando o Visão na tentativa de encerrar a conversa.



Imagem: cena de Wandavision na qual vemos Tommy e Billy, o primeiro com cabelos longos que chegam até o ombro e usa uma blusa verde e o outro usa uma camisa vermelha listrada e um macacão marrom.



Além disso nós conhecemos os gêmeos Billy e Tommy, interpretados por respectivamente por Jullian Hilliard (A Maldição da Residêncial Hill) e Jett Klyne (O Boneco do Mal) quando chegam aos dez anos, depois de envelhecerem cinco anos para conseguir ter o cachorrinho que eles encontram.


Uma coisa interessante na série é que as crianças não são afetadas pelos poderes de Wanda. Os bebês não obedecem ao poder transformador da Feiticeira, talvez porque aquele mundo sitcom sempre esteja afetando apenas quem adentra ali e não quem surge ali dentro, ou talvez porque eles são ainda mais poderosos que a Feiticeira Escarlate e por isso os alvos principais de seja lá quem está organizando tudo isso.


Imagem: a personagem Monica Rambeau em uniforme azul da ESPADA, segurando um pincel e ao fundo um quadro branco.


Enquanto isso no mundo real vemos que Monica Rambeau retorna e acredita que Wanda não tenha uma agenda destrutiva e política na construção do domo e de Westview e também tivemos os primeiros sinais de que a personagem pode ter adquirido os seus poderes baseados em luz, já que os seus exames de ressonância não captam nada além de um estranho clarão.  

Além disso descobrimos que tudo dentro do domo é real, mas está apenas transformado. Os gêmeos são crianças reais, que nasceram de Wanda, mas os "objetos", "cenários" e "figurinos" na verdade são transformados a partir de coisas reais, tanto que o colete à prova de balas de Rambeau se transformou em suas calças, mantendo a mesma propriedade que tinham aqui fora e os objetos que pertencem à época em que a sitcom está acontecendo não se transformam ao atravessar o domo, já que não precisam se "adequar" ao mundo ali dentro.




Também temos uma cena de confronto entre Wanda e os agentes da E.S.P.A.D.A. quando a ideia de Rambeau de mandar um drone da década de 80 para se comunicar com a vingadora não dá certo e conseguimos ter uma ideia melhor do nível de consciência dela do seu feito.

Além disso vemos que a Feiticeira Escarlate não está disposta a negociar a sua vivência na idílica cidadezinha por nada e que ela irá agir violentamente contra qualquer um que tente impedi-la de acabar com essa sua ilusão.




No escritório, Visão tem um momento em que um dos computadores do seu escritório acaba captando o e-mail da E.S.P.A.D.A. que revela a situação em Westview e ele por um momento consegue libertar a personalidade aprisionada e suprimida de Norm (Asif Ali), descobrindo que Wanda está controlando a cidade e as pessoas que vivem ali.


Nós já sabíamos que o Visão possui esse poder pelos trailers que revelam que ele deve fazer isso futuramente com a personagem Agnes, e assim talvez vamos ter uma pista sobre a real identidade dela e suas intenções...


Imagem: ilustração de Sparky, o cão sintezóide das HQs, verde e com olhos redondos e brancos, está observando uma bolinha no seu quadro.


Outro detalhe interessante nesse episódio foi a presença de Sparky, o cachorrinho encontrado e adotado pelos gêmeos e que é uma referência ao personagem criado por Tom King para a minissérie Visão.

Nesta história temos uma reimaginação do personagem do Visão buscando sua humanidade e vivendo com uma família de sintezóides criados por ele num subúrbio e como tudo lentamente começa a dar errado. Algo que claramente está  aqui dentro, mas além disso temos o Sparky como a discussão sobre trazer alguém de volta da morte.


De uma maneira interessante, a própria Wanda não quer dar para os seus filhos a ideia que a morte é algo que pode ser revertido, mas ela mesma está fazendo isso com Visão. As suas ideias são conflitantes e devem ficar ainda mais difíceis com a chegada de um personagem no final do episódio. 


Imagem: Wanda e Visão flutuando em pleno ar em sua sala, ele em sua forma sintezóide com a pele metálica e vemelha com detalhes verdes, vestindo por cima uma camisa branca, jeans e suspensórios e ela conjurando uma energia vermelha em suas mãos.


Esse conflito finalmente chega no ponto em que Visão confronta Wanda sobre tudo e os dois começam a brigar na sala. Ele não se lembra de sua vida antes de Westview, exige saber o que existe fora dali, que ela liberte Norm e as pessoas todas e quer saber por qual razão os filhos deles são as únicas crianças naquele lugar e ela nega tudo.

A discussão começa a se acalorar e é apenas interrompida pela chegada de um novo personagem.


Imagem: o ator Evan Peters interpretando Pietro, com cabelos branco-prateados, usando uma roupa roxa florida e um casaco de couro.


Os vários rumores se confirmaram e temos a aparição de Pietro, agora interpretado por Evan Peters, na série e como bem notado por Darcy, ele é alguém "reescalado", numa metalinguagem maravilhosa da série para trazer fanservice e absurdo.

Resta agora saber se esse Pietro veio de uma dimensão paralela trazido pelos poderes de Wanda ou se ele é apenas o super especulado e esperado Mefisto, o demônio do Universo Marvel em disfarce e se esse personagem continuará no futuro do MCU.




Esse episódio de Wandavision trouxe uma nova energia pra trama, reviravoltas e a introdução de um personagem mistério e daqui podemos apenas esperar os próximos episódios para poder saber mais.


Créditos


Texto: Felipe Lima

Revisão: Felipe Lima




«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga