Menu
» » » » » » » » » » » » » » Wandavision - 1x06 (review COM SPOILERS)


Felipe Cavalcante 12.2.21

Imagem de capa: a personagem Wanda descendo de uma escada em sua casa, em uma fantasia que remete ao seu uniforme das HQs, um vestido vermelho sem alças, luvas vermelhas, uma capa vermelha e a tiara vermelha em formato de M em sua cabeça.


O sexto episódio de 'Wandavision' é um especial de Halloween em que Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bethany) estão se preparando para o primeiro Dia das Bruxas de Billy (Julian Hilliard) e Tommy (Jett Klyne), enquanto estão se acostumando com a presença do Tio Pietro (Evan Peters) na casa.


ATENÇÃO! Esse review contém SPOILERS do sexto episódio de 'Wandavision'. Leia com atenção.


Imagem: os créditos de abertura desse episódio, em que a família, da direta para a esquerda, Billy, em uma camisa vermelha, Wanda, com bobes na cabeça e um robe cor de rosa, Visão, com seu rosto vermelho e metálico, em camisa e jeans, e Pietro abraçando Tommy, que está usando uma camisa verde e por cima deles temos a logo, em uma fonte que parece grafitti em tons de laranja e rosa.


O episódio, desta vez, vem em formato de séries do final dos anos 90 e início dos anos 2000, especialmente como Malcolm in The Middle e Todo Mundo Odeia o Chris, em que os personagens quebram a quarta parede e temos jogos de câmera para piadas com flashbacks.


Um detalhe interessante dos créditos de abertura é que o nome de Pietro aparece como "interpretando ele mesmo", quase como se o mundo de Westview estivesse tentando nos convencer de que Pietro é o mesmo Pietro que morreu em Era de Ultron


Imagem: Visão fantasiado como o seu uniforme das HQs, com uma roupa que cobre o seu corpo todo em verde-vivo, uma capa amarela e um losango amarelo no seu peito e a nuca de Pietro, com cabelos brancos, virado para ele.


Wanda quer passar o primeiro Halloween das crianças com todos juntos como uma família, mas Visão explica que ele vai vigiar as ruas com a patrulha da vizinhança. E dá para perceber que o conflito do episódio passado ainda está no ar. Visão deixa escapar que ele está fantasiado daquele jeito porque apenas havia uma fantasia no seu armário e ele pede para Wanda que ela se comporte, enquanto ele está fora.


Imagem: Wanda, em sua fantasia de Halloween, com as mãos na cintura e uma expresão aborrecida, ao lado de Pietro, com cabelos brancos, segurando uma latinha de refrigerante, gritando e apontando para baixo.

Enquanto isso, os gêmeos estão se dando muito bem com o novo Tio Pietro, que age como um grande "crianção", como nota Billy, e está ali para preencher a cota do tio/irmão mais novo descolado e preguiçoso da família de toda sitcom dos anos 2000. 

Mas, duas coisas interessantes na aparição de Pietro nesse episódio se destacam: primeiro, que os gêmeos e Wanda parecem ter um certo receio dele, inclusive Wanda ainda não entende como Pietro voltou e porque está tão diferente, e, em segundo lugar, ele parece estar tentando ganhar a confiança de Wanda, apesar do susto que ele dá nela no início do episódio... Seria ele na verdade Mefisto disfarçado? Estaria ele se aproximando das crianças e de Wanda para os seus fins maléficos?


Imagem: Tommy, em uma fantasia de Mercúrio, uma camisa azul-clara com um raio prateado descendo do ombro até o lado esquerdo, os cabelos arrepiados e com tinta prateada e ao lado Billy, em uma camisa cinzenta, uma capa vermelha e uma bandana azul-escura ao redor do cabelo.

A própria Wanda não parece saber, mas afinal, é hora do Halloween e temos os gêmeos vestidos em fantasias semelhantes aos uniformes das HQs: Billy está vestido com a sua roupa, Tommy está vestido com a fantasia dos quadrinhos do Mercúrio, assim como o seu tio, Wanda está na sua icônica roupa de Feiticeira Escarlate, que aqui é explicada como a roupa de uma cartomante sokoviana e Visão está usando uma roupa de um luchador mexicano... ou melhor um semáforo.


Enquanto isso fora do domo...

Imagem: a personagem Monica Rambeau, uma mulher negra em um uniforme azul-escuro, olhando para frente na sala de controle da base da E.S.P.A.D.A.

Enquanto isso, fora do domo (não, Darcy, Hex ainda não pegou por aqui) o diretor Hayward (Josh Stamberg) entra em conflito com Monica (Teyonah Parris), já que no último episódio ele atirou contra Wanda e os seus filhos. 

Ela tem ideia de que nessa situação de reféns, antagonizar Wanda apenas iria causar mais problemas, mas mesmo assim, Hayward, que está escondendo vários segredos, com toda certeza, decide se livrar do nosso trio: Darcy (Kat Dennings), Woo (Randall Park) e Rambeau

Ele só não contava que eles seriam muito mais badass do que ele esperava e não iriam sair tão fácil. Invadem, então, novamente e base, e não apenas descobrem que Hayward conseguiu um meio de saber quem está dentro do domo, através da assinatura de vibranium do corpo do Visão, como não contou isso pra ninguém...

Tivemos também uma pista enorme sobre o futuro de Monica: Darcy menciona que a energia interna mudou as moléculas de Rambeau. Muito provavelmente isso será a origem dos poderes dela, já que nas HQs ela assume a identidade de Fóton.

E aqui eu deixo minha teoria maluca: e se algumas pessoas que estão dentro do domo sejam também afetadas por essa mudança em seus corpos e ganhem poderes diferentes em seus corpos? E se essa for a versão do MCU da origem... dos mutantes?

E ainda não descobrimos quem é o astrofísico que Rambeau disse estar construindo o seu tanque (?), apenas que é um homem. Alguns especulam que seria Reed Richards, o skrull Talos e outros que poderia ser Hank Pym. Quem será esse astrofísico que está se aliando a ela?


Uma louca, uma deusa e talvez... outra feiticeira?

Imagem: a personagem Agnes, vestida de bruxa, olhando para o nada, no volante de um carro e a mão de Visão, vermelha e metálica, encostando na têmpora dela.

Nesse meio tempo, Visão está descobrindo mais aspectos medonhos sobre a realidade em que ele está preso: as pessoas mais distantes do epicentro do domo não se movem como as outras, elas permanecem repetindo movimentos ou simplesmente paralisadas, e o mais medonho, ainda conscientes.

Além disso, ele encontra Agnes (Kathryn Hahn) dentro de um carro na avenida Ellis (um lugar mencionado mais cedo no episódio como proibido), paralisada como todos os outros e, ao usar seus poderes nela, ele descobre ser, então, um Vingador e que está morto.

E aqui a série planta mais perguntas:

O que Agnes está fazendo ali? Ela está sobre o controle de Wanda também? Ou não está? Será que ela realmente é a bruxa Agatha Harkness dos rumores e teorias que foram criadas?


Imagem: o Visão, na fantasia verde e amarela dele, o rosto pintado de vermelho, uma capa amarela longa com uma gola de vampiro e um losango amarelo no peito, andando no meio da rua, em que crianças passam fantasiadas pro Halloween.


Outro ponto do episódio é que Wanda confessa que não lembra como a anomalia em Westview começou. Ela inicia uma conversa com Pietro, que não parece nem um pouco incomodado com o fato de que uma cidade inteira está sobre o controle de Wanda, como também não tem problema em mencionar, numa piadinha, que Visão está morto.


Imagem: Visão, em sua forma normal de Vingador, observando o campo de força estático e azul.


Quando Visão descobre o domo e decide sair dele para descobrir o que existe lá fora, não apenas quase é destruído, se desfazendo em pedaços sobre os olhos atentos de Hayward, como alerta Billy, que tem poderes psíquicos, da mesma maneira que o seu irmão tem poderes de super velocidade.


Imagem: Wanda, com a tiara vermelha da sua fantasia de Halloween, os olhos brilhando com energia vermelha.


Billy avisa Wanda que o seu pai está em perigo e Wanda usa os seus poderes para aumentar o domo, salvando a vida de Visão, mas no processo engolindo Darcy, os agentes e a base da E.S.P.A.D.A., sobrando somente o agente Woo e Monica, que estavam em fuga, e Hayward, que consegue sair a tempo na mesma página: os únicos que sabem sobre a anomalia de Westview.


O que será que Hayward está planejando? Em que Darcy vai se transformar agora que está dentro do domo? Quem é Agnes? Pietro está vivo depois de ter sido nocauteado por Wanda?

Vamos precisar esperar o próximo episódio para descobrir...


Comerciais e Easter Eggs

Imagem: ilustração do Yo-Magic, um produto do comercial falso do episódio em que vemos morangos, um tubarão com óculos laranja, um fundo azul e ilustrações em cores vivas destacando o logo em branco e azul do Yo-Magic sabor morango.


Nesse episódio, temos um dos comerciais mais sombrios dessa temporada: em animação stop-motion, temos um garotinho faminto preso em uma ilha e um tubarão surge e oferece Yo-Magic, um iogurte para os sobreviventes, algo que esse garotinho claramente não consegue ser, porque ele morre de fome e se torna um esqueleto.

Além de ser extremamente perturbador fica a pergunta se isso significa que a existência dos gêmeos depende de magia ou se Wanda está usando a magia da suposta bruxa Agnes para fazer com que tudo esteja vivo dentro de Westview... Ou pior ainda, será que os habitantes de Westiview, que estão vivendo ao redor da periferia da cidade, têm se alimentado e vivido normalmente? Fica implícito que não... 


Imagem: Pietro, em uma fantasia de Mercúrio, com uma camisa azul-clara, um raio prateado vindo do ombro direito até o lado direito da cintura, os cabelos brancos arrepiados com gel para os lados e Wanda em sua fantasia de Feiticeira Escarlate, e ao fundo a rua com o cinema e o anúncio dos filmes em cartaz.


Outro ponto é que Pietro chama as crianças de "pequenos demônios", o que claramente é uma referência a origem dos gêmeos nas HQs, que compartilhavam um fragmento de alma do demônio Mefisto.

E na placa do cinema da cidade vemos dois filmes em cartaz: Os Incríveis e Operação Cupido, um filme sobre uma família de super-heróis e um filme sobre um par de gêmeas, interpretadas por Lindsey Lohan, tentando juntar os seus pais.



Gif: fundo preto com o título Wanda Vision em uma fonte metálica com um brilho vermelho dos poderes de Wanda e pequenos raios saem do I de Vision como uma antena de TV.


Por enquanto tivemos mais um excelente episódio de Wanda Vision, com mais mistérios, uma atmosfera mais e mais sombria se formando e muitas perguntas que ainda precisam de respostas. Porém vamos ter de esperar ansiosamente pela semana que vem por mais doces e truques da Marvel.



Créditos


Texto: Felipe Lima

Revisão: Felipe Lima e Júlia Capuano





«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga