Menu
» » » » » » » » » » » » Wandavision - 1x08 (review COM SPOILERS)


Felipe Cavalcante 26.2.21

Imagem de capa: a silhueta de Wanda como Feiticeira Escarlate com o seu traje original dos quadrinhos na Jóia da Mente, rodeada por uma luz intensa e dourada.


O oitavo e penúltimo episódio de Wandavision chegou na Disney Plus

Nesse episódio, tivemos Agatha Harkness (Kathryn Hahn) finalmente desvendando a origem dos poderes de Wanda (Elizabeth Olsen), o retorno de Visão (Paul Bettany) e o início da anomalia em Westview


ATENÇÃO! Esse review contém SPOILERS do penúltimo episódio de 'Wandavision'. Leia com cuidado.



No início do episódio somos apresentados a Agatha Harkness em um flashback em Salem, Massachusetts, no ano de 1693.

Primeiro, poderíamos pensar que ela é uma das bruxas sendo perseguidas nos Julgamentos de Salem, mas não. Na verdade, Agatha é uma traidora do seu coven de bruxas, que esteve usando magia proibida, e as suas ex-companheiras tentam destruí-la pelo crime de usar essa magia maligna, mas ela consegue derrotá-las, matando-as ao absorver a energia delas e deixando todas como cadáveres envelhecidos no chão, incluindo sua mãe, a líder do coven

Uma coisa interessante sobre essa cena é que os poderes das bruxas são apresentados como uma energia azul, diferente dos poderes de Agatha, cujos poderes são roxos. Os poderes de Wanda, como descobrimos depois, são uma energia escarlate supostamente mítica. Isso dá a entender que as Joias do Infinito, cada uma de cor diferente, devem ter alguma influência na existência da magia no Universo. 



Quando voltamos ao presente, ainda estamos no porão da casa de Agatha que mantém Wanda ali e descobrimos que Agatha veio até Westview para descobrir como ela estava fazendo para construir toda a realidade de sitcom, algo que nem mesmo Wanda parece se lembrar.

Outro ponto interessante é que Agatha criou um espaço em seu porão protegido por runas místicas, não permitindo Wanda usar os seus poderes naquele lugar. Essas formas estão contornadas por hexágonos, uma forma que parece ampliar a magia e contê-la, coisa que Wanda deve ter feito subconscientemente. 

Mais uma coisa é o fato de que Agatha afirma ter criado o Pietro (Evan Peters) falso, pois ele nem mesmo surgiu do corpo do Mercúrio, que continua em Sokovia. 

Além disso, Agatha descobre que, embora Wanda tenha poderes mágicos, ela mesma não conhece os fundamentos básicos da magia, mesmo sendo capaz de manipular os moradores da cidade e, por quilômetros, transformar tudo em uma ilusão do sitcom e mantendo tudo o que acontecia dentro do domo, sem ter controle sobre tudo, e a bruxa quer entender de onde vem tanto poder. 




Então ela força Wanda a, literalmente, entrar em suas próprias memórias, na tentativa de descobrir mais sobre o passado dela e como tudo começou e, assim, elas voltam à infância de Wanda, em Sokovia.

Descobrimos que a pequena Wanda era fascinada em assistir sitcoms, inclusive para treinar o seu inglês  talvez até mesmo porque a família Maximoff pretendesse sair do país, na tentativa de escapar da guerra que o assolava. 

Mas é nesse momento que a bomba explode o apartamento em que a família vivia, matando os pais de Wanda e Pietro, e, caindo logo após, outra bomba ali, com a logo das Indústrias Stark, o que os manteve nos escombros por cerca de dois dias, até serem resgatados como sabemos desde a Era de Ultron



Nesse flashback, Agatha introduz a ideia de que Wanda sempre teve alguma habilidade dormente até que a Joia da Mente a despertou completamente. 

A bomba que caiu e falhou não teria explodido por causa de um feitiço de probabilidade que Wanda teria conjurado sem nem perceber. 



Depois disso, vemos o flashback dos experimentos que a H.Y.D.R.A. fez em Wanda, quando ela se tornou uma voluntária para a organização terrorista, e aqui temos aquela cena que havia sido apresentada nos trailers, dela se aproximando da Joia da Mente, que se abre e revela à Wanda uma visão de si mesma como a Feiticeira Escarlate.

Temos, então, duas opções: a primeira é que Wanda era uma bruxa que teve os seus poderes despertados e amplificados pela Joia do Infinito, e a segunda é que Wanda é uma mutante que teve os seus poderes aumentados, ou até mudados, pela Joia.

O ponto da revelação aqui é que Wanda já tinha algum poder inato dentro de si antes dos experimentos terem acontecido. 



Depois disso, temos uma cena de flashback bem sentimental de Wanda com Visão no período em que os dois conviveram juntos no quartel general dos Vingadores em Guerra Civil, na qual os dois discutem a morte de Pietro. 

Nesse flashback, Wanda afirma que nada no mundo conseguiria confortá-la, exceto ver o irmão novamente, e é claro que isso acontece mais uma vez quando o Visão é morto. Toda a construção da nova realidade é uma tentativa de ver mais uma vez as pessoas que ela perdeu.



E é aqui que temos a explicação da gravação que Hayward tinha sobre o corpo de Visão. Wanda tentou recuperá-lo na base da E.S.P.A.D.A. para fazer um funeral apropriado, mas o diretor da agência não permitiu, porque afinal o Visão é considerado uma poderosa arma consciente. O corpo não foi roubado, como Hayward havia afirmado.

A gravação de Wanda invadindo e destruindo tudo no laboratório não era dela roubando o corpo, mas sim dela apenas tentando sentir a presença dele no que restou do corpo.



Ao sair da base da E.S.P.A.D.A. é que descobrimos um envelope no banco do carro de Wanda, algo que a leva para a cidadezinha de Westview, New Jersey, e ao chegar em determinado ponto daquele lugar sabemos que Visão comprou um terreno para os dois. Um lugar onde poderiam construir a sua casa e, como ele mesmo escreveu nos documentos de propriedade do terreno, "para envelhecer juntos".



E é nesse momento em que ocorre o surto de Wanda. Depois da morte dos pais, do irmão e do seu novo amor, ela acaba liberando o seu poder e criando a realidade sitcom em torno de Westview, e até mesmo criando um novo corpo para o Visão, entregando-se para essa fantasia e tentando viver dentro dela o máximo possível.




Ao descobrir tudo isso, Agatha (com uma maquiagem bem ruim) toma Billy e Tommy, que estão como seus reféns, para o meio da rua, prendendo-os pelo pescoço, e revela que Wanda não só tem enormes poderes, como é a Feiticeira Escarlate.

Vale lembrar que essa é a primeira vez, em todo o Universo Cinematográfico da Marvel, que Wanda é chamada por esse nome.


E na cena pós-créditos, temos a revelação de que Hayward conseguiu reconstruir o corpo do Visão e reanimá-lo com um pouco do poder de Wanda, trazendo assim o paralelo das HQs do Visão Branco (uma fase do sintezóide na qual ele é controlado por Ultron), que desperta e parece que irá invadir o Hex


Agora que falta apenas mais um episódio para o final de Wandavision, temos várias perguntas não respondidas:

Quem é a pessoa que estava no programa de proteção a testemunhas?

Quem é Dottie? Ela é essa pessoa?

O Visão vai morrer? E as crianças?

E como essa série irá se conectar com o filme do Doutor Estranho e o Multiverso?


Teremos de enfrentar mais uma semana procurando e esperando as respostas para a season finale de Wandavision. Obrigado pela ansiedade, Kevin Feige!



Créditos


Texto: Felipe Lima

Revisão: Felipe Lima e Júlia Capuano





«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga