O Falcão e o Soldado Invernal - 1x01 (review COM SPOILERS)
O primeiro episódio de O Falcão e o Soldado Invernal chegou no catálogo da Disney Plus, já com muita ação e o início de uma história sobre legado e mudança.
ATENÇÃO! Esse review contém SPOILERS do primeiro episódio de 'O Falcão e o Soldado Invernal'. Leia com cuidado.
O Legado do Capitão América

Esse primeiro episódio já se inicia com o que vai ser o tema de discussão do episódio inteiro e, possivelmente, dessa primeira temporada da série: a aceitação do legado do Capitão América pelo Sam Wilson (Anthony Mackie).
Em seu discurso durante a homenagem no começo do episódio, vemos que existe muito respeito e admiração por parte dele ao Capitão América e até mesmo um sentimento de inadequação ao aceitar o escudo de Steve Rogers para si, como ele diz, em seguida, para o Rhodes (Don Cheadle).

Outro ponto que a série procura logo trazer é que Sam tem essa personalidade bem diferente da de Steve Rogers mesmo e no melhor estilo Marvel: com uma cena de luta épica e aérea.
Nós o vemos resgatando um capitão de uma organização criminosa numa perseguição, em que ele não desiste de maneira nenhuma de conseguir completar a missão, mesmo com todos os riscos. Ele é impulsivo e preciso, e vai ser muito interessante ver como isso irá contrastar com o Bucky (Sebastian Stan), quando eles cruzarem caminhos.
Mas além disso, vemos Sam lidando com as suas questões familiares, especialmente com a sua irmã Sarah (Adepero Oduye) e os seus dois sobrinhos, que ele nem chegou a ver crescer, pois ficou cinco anos desaparecido após o Blip. Eles sofrem com problemas financeiros, que nem mesmo um Vingador pode resolver com um empréstimo bancário.
Uma coisa que foi interessante nesse episódio, foi termos conhecido o agente Joaquin Torres (Danny Ramirez), um membro da força militar dos EUA e que nas HQs, em determinado momento, se torna também o Falcão. Aqui, ele investiga o grupo anarco-terrorista conhecido como Apátridas, que surgiu depois do Blip e parece acreditar que as coisas melhoraram depois de que metade da população da Terra desapareceu.

Um dos detalhes interessante sobre os Apátridas é que eles parecem dotados de super força. Ainda não dá para ter certeza de quais são os reais objetivos dessa facção criminosa, mas talvez eles estejam aliados ao Barão Zemo (Daniel Brühl), que sabemos que retorna a essa série, e que talvez até mesmo tenha conseguido recriar o soro do super soldado.
Um soldado quebrado

O Agente Americano

E no final do episódio, somos apresentados a uma bomba: o suposto novo herói símbolo da nação, o Agente Americano.
Depois de não conseguir o empréstimo do banco para salvar a casa e o barco de sua família, Sam descobre numa coletiva de televisão que se ele não aceitará o manto de Capitão, então outros escolherão por ele e a escolha é bem clara: um desconhecido homem branco.
Créditos
Texto: Felipe Lima
Revisão: Felipe Lima e Júlia Capuano