Menu
» » » » » » » » » » » » » » » Wandavision - 1x09 (review COM SPOILERS)


Felipe Cavalcante 5.3.21

Imagem de capa: o Visão e Wanda, ambos em roupas caseiras, de mãos dadas olhando através da janela um brilho avermelhado do domo de energia estática se aproximando.

O último episódio de Wandavision trouxe o final que estávamos aguardando com um desfecho cheio de ação, muito divertido, mas um pouco vazio...

Enquanto Wanda (Elizabeth Olsen) tenta resgatar os gêmeos Tommy e Billy (Jett Klyne e Julian Hilliard), o Visão (Paul Bettany) precisa lidar com a nova arma que criaram a partir dele.


ATENÇÃO! Este review contém SPOILERS do último episódio de 'Wandavision'. Leia com atenção.


Imagem: Wanda, uma mulher branca de cerca de 30 anos de olho azul e cabelo ruivo e longo está olhando com cara de preocupada e usa um moletom vermelho e o fundo é uma casa desfocada.


O episódio começa onde deixamos a história: Agatha Harkness (Kathryn Hahn) com Tommy e Billy presos no meio da rua de Westview com Wanda precisando resgatá-los. 

Quando Wanda ataca a bruxa e consegue libertar os meninos, mal sabe ela que esse era o plano de Harkness: ela quer absorver o poder de Feiticeira Escarlate de Wanda e para isso estava usando os meninos de armadilha. 


Imagem: Uma rua de uma de um bairro americano de subúrbio a mais distante do foco vemos Wanda, uma mulher branca ruiva de cabelo preso e longo, ela usa um casaco de moletom vermelho e uma blusa preta e uma calça de moletom. Ela está parada e olhando preocupada para Visão que é um robô meio humano meio máquina com a pele vermelha metalizada e partes mecânicas e ele está voando e olhando para trás preocupado. Ele tem uma capa levemente dourada e possui uma pedra âmbar na testa.

Wanda então atira um carro contra Agatha resultando em uma ótima referência de O Mágico de Oz e nesse meio tempo em que a bruxa está se recuperando o Visão Branco se aproxima dela e quase esmaga a cabeça dela quando o outro Visão a salva. 

Os dois discutem por um momento e Wanda diz que ela devia ter contado tudo para o Visão e que vai tentar consertar tudo, mas antes que possam conversar mais Agatha retorna com um ótimo corte de "o seu ex e o seu atual estão na mesma festa" se referindo ao Visão que Wanda criou a partir dos seus poderes e a luta reinicia.


Imagem: o livro Darkhold, um grimório de magia feito de páginas de aparência metálica e escura que brilha levemente uma cor alaranjada e contém ilustrações de círculos, runas e uma ilustração de uma figura que lembra a Feiticeira Escarlate, uma silhueta feminina com uma tiara em formato de M ao redor da cabeça e uma capa.


Agatha então revela o Darkhold - o livro que foi revelado no porão dela no episódio anterior e é o livro dos condenados que diz que a Feiticeira Escarlate tem o poder de destruir o mundo e para demonstrar para Wanda que ela possui um poder enorme e caótico liberta os habitantes de Westview como Dottie (que revela ser apenas uma outra moradora da cidade), Norm e Beverly do controle mental, fazendo-os convergir em direção a Wanda implorando para serem libertos.


Ralph Bohner... quem?

Imagem: a personagem Monica Rambeau, uma mulher negra com cabelos longos e crespos em um uniforme azul, cinza e preto, sentada em uma poltrona e segurando um papel com a foto do personagem de Evan Peters em sua forma humana e o nome Ralph Bohner embaixo.

Enquanto tudo isso está acontecendo temos uma das partes mais baixas do episódio e uma das decepções da série: a revelação da identidade do Fake Pietro, ou melhor Ralph Bohner.

Além da revelação ser decepcionante temos o fato de que apesar dele possuir (ou não, nada disso fica claro) os poderes de super-velocidade de Pietro, o ator e residente de Westview interpretado por Evan Peters é facilmente derrubado por Monica (Teyonah Paris) e revela-se que estava sendo controlado por Agatha o tempo todo. 

E podemos dizer que a Marvel trouxe para si mesma a ira dos fãs com essas não-revelações e pistas falsas em excesso. Claro, durante esses episódios tivemos muita especulação e teorias malucas criadas por fãs e muita expectativa também, mas mesmo o fato de que personagens muito especulados como o Mefisto ou o Pesadelo ou a aparição dos mutantes não tenha acontecido, esse não foi o grande problema da série. 

Tivemos red herrings demais dentro do enredo e construções que não levaram a lugar nenhum: o amigo engenheiro aeroespacial de Monica, a pessoa no programa de proteção a testemunha do agente Woo, a identidade da Dottie, as referências ao inferno e o casting de Evan Peters foram ideias que não foram tão bem executadas na série, porque olhando em retrocesso não apenas algumas não tiveram o seu payoff adequado, como outras foram tão na cara e repetidas que no final soaram quase gratuitas. 


Rinha de Visão

Imagem: O visão branco, ele  é um robô meio humano com partes metalizadas mecânicas e partes humanas e ele é todo branco e careca e em sua testa tem uma um chip azul que brilha. Ele está olhando com cara de confuso e receoso.

A luta entre o Visão e o Visão Branco continua destruindo a cidade, pois o plano de Hayward (Josh Stamberg) é neutralizar Wanda, destruir o Visão e o sintezóide que sobrar será propriedade dele.

O que ele não contava era que os dois Visões eventualmente chegariam a conclusão que nenhum dos dois é o Visão de antes dos eventos de Vingadores: Ultimato, já que ambos são feitos de partes diferentes do que um dia foi um sintezóide. 

Assim o Visão criado por Wanda reativa as memórias do Visão Branco e ele sai de Westview. O que significa que o Visão deve retornar num futuro breve do MCU.


Imagem: Wanda, uma mulher branca de olhos azuis e ruiva com cabelo preso, está amedrontada e cercada de outras pessoas que a encaram. Ela usa um moletom vermelho e uma blusa preta.

Uma das coisas interessantes desse episódio é que Wanda finalmente percebe o seu erro ao tentar justificar o controle sobre as pessoas de Westview e depois de quase matá-los quando perde o controle do poder decide desfazer o HEX libertando-os, mas no processo quase acaba destruindo Visão e os gêmeos, além de acabar deixando os soldados e Hayward entrarem na cidade preparados para atirar na super-família. 

Mas Tommy e Billy neutralizam os soldados e Mônica salva os dois com os seus poderes recém-descobertos de um tiro de Hayward, que desceu ao ponto de vilania de atirar em uma criança e Darcy retorna de última hora para apenas uma linha de diálogo e salvar o dia impedindo que Hayward consiga fugir.


A Feiticeira Escarlate

Imagem: Wanda está voando e ao fundo dela tem nuvens pretas e o céu está avermelhado. Atrás dela tem uma runa de poder gigante feitas de traços que formam um desenho que parece um garfo ou forcado. Wanda Branca ruiva e tem cabelo preso, ela usa um moletom vermelho e uma blusa preta e está olhando com determinação.

O que foi realmente um dos pontos altos do episódio é a conclusão da luta entre Agatha e Wanda em que conforme a bruxa absorve os poderes de Wanda, ela secretamente conjura as runas ao redor de todo o Hex, como aquelas que existem no porão de Agatha, confirmando que Wanda realmente é uma feiticeira e não qualquer uma: a Feiticeira Escarlate.


Imagem: Wanda estava olhando com plenitude e ela está com fundo atrás de ceu vermelho e o seu cabelo está solto e esvoaçante. Os seus olhos estão com uma luz vermelha brilhando e ela usa uma tiara que também resplandece na cor vermelha. A Tiara tem um formato de formato clássico da tiara da Feiticeira Escarlate nos quadrinhos que abrange as pontas nas bochechas e sobe até encontrar a testa e se levanta como espécies de dois chifres.


Por fim Wanda absorve toda a magia do caos ao redor dela e ganha um novo uniforme, muito parecido com a sua roupa das HQs e decide prender Agatha dentro da personagem que ela criou para si mesma como punição. E depois de que a luta é resolvida, Wanda leva a sua família para casa, enquanto o HEX lentamente se desfaz por toda a cidade. 


Imagem: Vemos Wanda de Costas com a mão levantada segurando a cabeça de visão. Visão é um robô meio humano meio máquina porém ele está com um olhar preocupado e um brilho do resplandece através dele que o faz desaparecer e agora só aparece sua cabeça flutuando no ar.


Wanda então coloca os gêmeos para dormir e finalmente se despede de Visão, deixando finalmente a ilusão que ela criou desaparecer e ela finalmente enfrentar a realidade e saindo de Westview para talvez nunca mais retornar.

A cena é bem emocional e muito bem feita, no final Wandavision consegue nos corrigir um dos grandes problemas do MCU: um casal que não tem desenvolvimento emocional.

Contudo com as cenas de ação, o tempo corrido e algumas não revelações ou revelações decepcionantes dá para entender a razão pelo qual alguns fãs ficaram decepcionados com a season finale da série.

No final o Universo Cinemático da Marvel continua sendo o mesmo universo, mas foi bem interessante de observar ele arriscar um pouco e sair fora de sua caixinha por pelo menos uma temporada inteira... 


Cenas Pós-Créditos

Imagem: a personagem Skrull, verde, careca e com orelhas pontudas e olhos azuis em um terno, olhando para cima e apontando para o dedo. Ao fundo uma sala de cinema com poltronas vermelhas e um projetor ligado.


E para finalizar a série temos duas cenas pós-créditos que como sempre dando um presságio do que está por vir no futuro do MCU. 

A primeira cena foca em Monica Rambeau, agora seus novos poderes e pronta para assumir a sua identidade de Fóton, conversa rapidamente com Woo sobre Darcy e é chamada por uma agente desconhecida para o cinema de Westview. Ao chegar lá e encontrá-lo vazio, a agente se revela uma Skrull e explica que foi enviada por "um velho amigo de sua mãe", claramente se referindo ao agente Nick Fury (Samuel L. Jackson), que como aprendemos em Homem-Aranha: Longe de Casa, atualmente está em algum tipo de estação espacial trabalhando com vários outros Skrulls. 

Pelo visto teremos Rambeau agora deixando a Terra para se juntar a Fury e Talos (Ben Mendelsohn) na série Invasões Secretas, em que ambos estarão investigando um grupo de Skrulls que se infiltrou dentro dos mais altos níveis de autoridade na Terra. 


Imagem: Uma projeção astral de Wanda caracterizada como Feiticeira Escarlate. Ela está com o cabelo esvoaçante e armado, usa uma roupa vermelha que é um espécie de regata de couro e usa luvas que sobem até o meio do braço. Ela está lendo um livro que flutua na frente dela. É o livro darkhold: um grimório de magia e seus olhos estão vermelhos enquanto ela lê. Seus braços estão levantados e ela faz símbolos com a mão e Runas de energias voam ao redor dela.


A segunda cena pós-créditos foca em Wanda, depois de sua batalha mágica com Agatha agora está vivendo uma vida solitária em uma cabana nas montanhas. Contudo, então descobrimos que ela está usando projeção astral para estudar o Darkhold e entender os seus poderes ao mesmo tempo em que ela ouve os gritos de socorro de Billy e Tommy vindos de algum lugar... 



Créditos


Texto: Felipe Lima

Revisão: Felipe Lima



«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga