Menu
» » » » » » » » » » » » » » » » Conheça os Perpétuos de Sandman


Felipe Cavalcante 17.6.21

Imagem de capa: ilustração com um fundo rosa claro e no centro os sete Perpétuos de Sandman, da esquerda para a direita, o Desespero, uma mulher enorme, pálida com ratos nos ombros e o rosto brutal, mais acima dela, a Morte, uma moça pálida com cabelos negros, maquiagem preta, luvas, um Ankh no pescoço, ao lado dela, o Destino, um homem com manto amarelo, com os olhos cobertos e segurando um livro de capa marrom, o Sonho, um homem pálido com cabelos pretos compridos e desordenados, os olhos completamente pretos e um manto preto, ao lado de Destruição, um homem muito alto e ruivo.


A HQ Sandman, do autor e quadrinista britânico Neil Gaiman (Coraline e Deuses Americanos), que é considerada uma das maiores obras das histórias de quadrinhos, está sendo adaptada para uma série pela Netflix em um acordo com a Warner Bros., proprietária da DC Comics.

A série em quadrinhos, contando com 75 revistas publicadas de 1989 até 1996, conta a história de Sonho, também conhecido como Morfeus, um ser imortal e um dos Perpétuos, sendo uma personificação e o guardião dos sonhos, que acaba sendo capturado por um grupo de ocultistas que desejava capturar a Morte, e, depois de se libertar, precisa recuperar o seu poder e restaurar o seu reino, o Sonhar.

Os Perpétuos são representações imortais, muito maiores que deuses e entidades cósmicas, com formas preferidas, mas não definidas, pois existem em todas as culturas e povos de toda a humanidade, e são personificações do universo e todos os seres vivos: Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio

Aproveitando que a Netflix apresentou o elenco oficial da série e as primeiras imagens dos bastidores, decidimos apresentar e explicar quem são os Perpétuos de Sandman.


Destino

Imagem: uma ilustração do Destino, um homem encapuzado em um longo hábito de monge marrom que cobre os seus olhos, segurando um enorme livro com uma capa de couro, descendo uma escada e ao lado um texto em preto com fonte como que escrita a mão que diz: "Destiny continues to walk".


O Destino é o mais velho dos Perpétuos, sendo a personificação do destino de todos os seres vivos, e o mais misterioso dos sete irmãos. 

Ele surge como um velho homem cego em um longo manto, como um monge ou um eremita, e possui um livro, que é o seu símbolo do poder  o Livro do Destino. O livro está sempre acorrentado a ele, ou ele ao livro, e nele se encontra a descrição de toda a existência do universo: o passado, o presente e o futuro.


Desejo

Imagem: foto de história em quadrinho. Personagem desejo. Pessoa sem gênero definido, branca de cabelo e pretos curtos, olhos amarelos e queixo triangular. São duas fotos uma ao lado da outra, a primeira mostra elu soltando um brilho nas mãos e fazendo uma borboleta verde voar perto de sua cabeça. Elu usa sobretudo cinza e na imagem ao lado elu usa terno branco.

Desejo é a representação do desejo, do amor e não tem gênero definido, referindo-se no feminino e no masculino. Além disso, surgiu ao mesmo tempo que Desespero, sua gêmea. 

Além de não se prender a um único gênero, Desejo é considerado por todos como um ser extremamente belo, mas suas atitudes são egoístas e cruéis. 

O reino de Desejo se chama Limiar, que é representado como uma enorme estátua, feita de carne, sangue e ossos com a sua forma, porém vazia, pois Desejo pode apenas habitar no coração. 

O seu símbolo de poder é um coração de vidro.

Na adaptação da Netflix, Mason Alexander Park interpretará Desejo.


Desespero

Imagem: foto de história em quadrinho. Personagem Desespero. Uma mulher gorda com a expressão amena, rosto pálido e cabelo desgrenhado. Ela fura sua própria boca usando um gancho que está no anel do seu dedo e sangue escorre conforme ela puxa com o gancho.

Desespero é a representação da angústia e desespero, e é a irmã gêmea de Desejo. Ela é representada como uma mulher enorme, nua e de cabelos pretos e sujos desgrenhados, sempre carregando o seu símbolo de poder, um anel em formato de um gancho, que usa para constantemente se cortar ou se ferir. 

O seu reino parece vazio, por ser coberto por uma névoa, mas ratos correm por ele, por vezes subindo nela e mordiscando-a. 

Na adaptação da Netflix, a personagem será interpretada por Donna Preston.


Delírio

Imagem: foto de história em quadrinho. Personagem Delírio. Uma garota jovem magra e pálida com cabelos de várias cores e maquiagem também colorida e borrada. Ela usa um casaco grande e leve por cima de uma roupa curta e está com as pernas nuas que são cobertas de marcas e desenhos. São duas imagens dela, a primeira e com foco em seu rosto e a segunda ela está com as pernas cruzadas no chão e a cabeça inclinada.

Delírio é a mais nova dos Perpétuos, sendo a representação da loucura e do delírio. Tendo uma aparência muito instável, ela normalmente surge como uma garota jovem, pálida e de longos cabelos coloridos que mudam constantemente, e olhos de cores diferentes, um verde e um azul. 

Ela normalmente tem borboletas e peixes flutuando ao redor dela e, nos quadrinhos, os seus balões de diálogo são coloridos e com fontes tremidas. 

O seu reino também muda o tempo todo, com apenas um detalhe que permanece o mesmo, uma inscrição que diz "Tempus Frangit", ou seja, o latim para "o tempo quebra".

O seu símbolo de poder é um redemoinho colorido. 


Destruição

Imagem: foto de história em quadrinho. Personagens Destruição. Homem branco musculoso, com aparência de 40 anos com queixo quadrado, expressão séria. Ele é ruivo, tem o cabelo longo e preso em rabo de cavalo e a barba também é ruiva. Ele usa uma camiseta marrom e o fundo é uma montanha com um céu atrás.

Destruição é o irmão do meio dos Perpétuos, tendo uma personalidade bastante inocente, otimista e esperando sempre que o bem prevaleça.

Ele representa a destruição e o fim das coisas, mas também a mudança, e, por isso, é bastante ligado à Morte.

Ele surge em aparência como um homem muito alto, muito forte, de cabelos ruivos e barbudo, sendo o único que abandonou suas responsabilidades de Perpétuo muitos séculos atrás, se mudando para um vida simples, junto de um cachorro chamado Barnabás e causando conflitos entre o resto dos irmãos.

Ele é imune a qualquer tipo de poder e tem a capacidade de destruir tudo o que quiser, o que foi um dos motivos para ele deixar de lado o seu reino.

O seu símbolo do poder é uma espada.


Morte

Imagem: foto de história em quadrinho. Personagem Morte. Uma garota pequena de traços finos extremamente branca com cabelo muito preto e maquiagem também preta. Ela tem um símbolo de interrogação invertido embaixo do olho feito de maquiagem e usa uma camiseta preta e um colar com uma espécie de cruz; atrás dela estão diversas caveiras.

A Morte é a segunda mais velha dos Perpétuos e traz o fim de todas as coisas e o equilíbrio na balança da existência. 

Ela se apresenta em uma de suas formas como uma garota com roupas góticas pretas, uma maquiagem de um Olho de Hórus em seu olho direito e sempre carregando o seu símbolo de poder  o Ankh. Contudo, ela tem uma personalidade muito otimista, gentil e amigável, sempre tratando bem as pessoas e seres e ajudando-os a fazer a sua passagem como uma velha amiga.

Além disso, ela é o Perpétuo mais próximo do irmão Sonho, frequentemente estando ao seu lado durante os momentos mais difíceis e lhe oferecendo os seus conselhos e ajuda.

Na adaptação em audiobook de Sandman, o personagem foi interpretado por Kat Dennings e na série da Netflix será interpretado pela atriz Kirby Howell-Bapstiste.


Sonho

Imagem: uma ilustração dos quadrinhos do personagem Morfeus, um homem muito pálido com um rosto branco coberto por sombras, os cabelos enormes e pretos e desordenados, os olhos completamente pretos, vestido numa roupa preta.

O Sonho, também conhecido como Morfeus, é a representação e o guardião dos sonhos, sendo o governante do reino do Sonhar.

Nos quadrinhos, ele assume a aparência de um homem muito alto, extremamente pálido, com cabelos pretos longos e revoltos e se vestindo em uma única peça de roupa preta. Seus olhos são completamente pretos, porém, caso vistos de mais perto, pode-se ver estrelas pontilhadas neles.

Ele pode atravessar os sonhos e, portanto, a imaginação, as ilusões e pesadelos dos humanos, além de ser o patrono dos escritores, poetas e sonhadores.

Ele possui três objetos do poder: a sua algibeira com areia do sono, um rubi e um elmo, que, no início da história, lhe são roubados e ele terá de recuperar para conseguir retornar ao seu poder.

Na adaptação em audiobook de Sandman, o personagem foi interpretado por James McAvoy e na série da Netflix será interpretado pelo ator Tom Sturridge.


Imagem: a logo oficial do título de The Sandman, um fundo preto com a fonte em branco, simples, com o S tendo um outro S mais sinuoso e como que escrito a mão por cima e o D, tendo um formato mais oval.


A série da Netflix de 'Sandman' ainda não tem data de estreia definida.


Créditos


Texto: Felipe Lima

Revisão: Felipe Lima e Júlia Capuano



«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga