Menu
» » » » » » » » Loki "confirmado" como gênero fluido - mas isso é o suficiente?


Felipe Cavalcante 15.6.21

Imagem de capa: fundo com a bandeira do orgulho gênero fluído, uma faixa rosa-claro, uma branca, uma roxa, uma preta e uma azul-anil, pela direita, uma ilustração dos quadrinhos da personagem Lady Loki, uma mulher de cabelos pretos, com uma tiara de ouro com um par de chifres, um deles quebrado e roupas verdes e pretas e na esquerda, o personagem Loki, interpretado por Tom Hiddleston, um homem branco com cabelos pretos longos que chegam aos seus ombros, em um uniforme de prisioneiro de cor bege com detalhes vermelhos e a logo da série Loki, as quatro letras em fontes diferentes em verde e dourado.

O personagem Loki foi aparentemente confirmado como sendo uma pessoa de gênero fluido pela Marvel

Recentemente em um dos vídeos feitos para a divulgação da série do Deus da Trapaça pela Disney Plus que mostrava num dossiê uma ficha com as informações do personagem e no campo de gênero constava a informação: fluído. 

Além disso a diretora Kate Herron e o ator Tom Hiddleston confirmaram em suas próprias palavras que isso era um aspecto que sempre permeou Loki.

Hiddleston declarou que a identidade de gênero de Loki "sempre esteve presente nos quadrinhos e na história do personagem por centenas, senão milhares de anos".


Imagem: o arquivo do personagem Loki no vídeo de divulgação da série em que se vê a foto do personagem, o nome Laufeyson, Loki, suas informações e circulado em vermelho o campo que diz "sex: fluid".

No entanto, embora a confirmação por parte do ator principal da série e da própria diretora fora da tela sejam de grande importância, fica a questão da confirmação da identidade de gênero de Loki dentro da própria série.

O primeiro episódio de Loki marcou-se por trazer questionamentos sobre a identidade do personagem, as suas decisões e manipulações, mas será que em determinado momento na série teremos alguma discussão sobre a maneira como Loki se identifica?


Não apenas isso, como especula-se que dentro da série teremos a aparição da personagem Lady Loki, que nos quadrinhos é uma das formas que Loki assume durante certo tempo, além de sua forma mais jovem, não apenas confirmando a sua fluidez de gênero, mas também como esta se relaciona com os seus poderes de mudança de forma.

Será que essa será a forma que os roteiristas e produtores da série decidiram que seria a forma idela de apresentar Loki com "diferentes gêneros"?


Migalhas de Representatividade e o Queerbaiting


Outra questão tem sido a polêmica acusação da prática recorrente de queerbaiting que a Disney e a Marvel tem nas mãos. Desde a suposta "cena gay" do personagem LeFou na adaptação live-action de A Bela e a Fera, na suposta personagem lésbica no filme Dois Irmãos da Pixar e, mais recentemente, no personagem Artie, interpretado pelo ator John McCrea no filme Cruella, espectadores LGBTQIAP+ tem se frustrado com migalhas de representatividade e interditos dentro de suposta representatividade nos filmes e produtos pela Casa do Rato. 

Mesmo as séries do MCU não tem escapado dessa crítica, depois de uma expectativa criada na confirmação do personagem Bucky como bissexual, ao que o roteirista Michael Spellman para a MME respondeu que "não queria entrar em teorias surreais, continuem assistindo".


Infelizmente teremos de fazer justamente o jogo da Disney e aguardar por mais respostas.


A série 'Loki' está tendo um novo episódio todas as quartas-feiras pela Disney Plus.


Créditos


Texto: Felipe Lima

Revisão: Felipe Lima

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga