Menu
» » » » » » » » » » » » Duna | Entenda quem são os personagens do universo de Duna


Felipe Cavalcante 22.7.21

Imagem de capa: pôster com três dos personagens principais, da direita para a esquerda, o Duque Leto, interpretado por Oscar Isaac, em uma armadura cinzenta, os cabelos pretos e barba, com alguns fios grisalhos, o personagem Paul Atreides, um garoto branco com cabelos pretos e olhos azuis, usando uma capa preta e a personagem Lady Jessica, interpretada por Rebecca Fergusson, uma mulher branca com cabelos negros e lisos com roupas pretas, e por trás o deserto e o céu azulado.

A adaptação de Duna, dirigida pelo diretor Denis Villeneuve (Blade Runner 2049) deve chegar ainda este ano aos cinemas apresentando o universo criado pelo escritor Frank Herbert e considerado um dos pilares da ficção científica moderna.

O livro Duna de Frank Herbert mostra um distante futuro pós-computadores em que os seres humanos se expandiram por todo o universo, formando um império intergaláctico sub-dividido entre diversas famílias nobres e conta a história de Paul Atreides, o herdeiro da Casa Atreides, que se muda para o planeta Arrakis, um desértico e cobiçado lugar e descobre um segredo que coloca sua vida e sua família em perigo.

Durante anos o livro e o universo de Herbert foi considerado como muito difícil de ser adaptado para as telas do cinema, mesmo tendo tido duas adaptações para o cinema e em forma de minissérie, mas agora que teremos um novo filme trouxemos aqui uma lista para conhecer os personagens de Duna.


Paul Atreides

Imagem: o personagem Paul Atreides, interpretado por Timothée Chalamet, um garoto branco em roupas pretas com uma armadura escura, erguendo uma faca feita de um dente ou um osso afiado, ao fundo uma rocha desértica.

O protagonista da história, Paul Atreides, é o herdeiro da Casa Atreides, filho do Duque Leto e de Lady Jessica, e com eles se muda para o planeta desértico Arrakis, que foi concedido para sua família e é um lugar de enorme interesse econômico para o Império, por ser o único lugar em todo o universo que é produtor do mélange - a Especiaria, uma droga que permite expandir a mente do usuário. 

Durante os acontecimentos da trama, Paul Atreides, se vê no meio de um conflito político e, ao lado de sua mãe, confronta seu destino como figura messiânica do povo nativo. 


Lady Jessica

Imagem: a personagem Lady Jessica, interpretada por Rebecca Ferguson, uma mulher branca de cabelos pretos e olhos azuis, em vestes longas e pretas e num salão mal iluminado.

A personagem Lady Jessica, a mãe de Paul Atreides e também faz parte da misteriosas Bene Gesserituma ordem mística formada apenas por mulheres que possuem poderes mentais e premonitórios, que se torna a concubina, e, posteriormente, a esposa do Duque Leto Atreides

Uma das figuras mais importantes da trama, pois, Jessica tem o poder da Voz, uma força que permite às Bene Gesserit dobrarem inimigos a qualquer comando e uma técnica que ela ensina a Paul, apesar de ele ser homem. 


Duque Leto

Imagem: o personagem Duque Leto, interpretado por Oscar Isaac, um homem com cabelos escuros e barba com fios grisalhos em uma armadura cinzenta em uma espécie de hangar ao lado de outros guerreiros.

O personagem Duque Leto, pai de Paul e o líder da Casa Atreides, acaba aceitando, com desgosto, deixar o oceânico planeta Caladan, governado por sua família por gerações, para assumir a liderança do desértico planeta Arrakis, o produtor da especiaria chamada mélange

Ele começa a mudar a maneira de governar Arrakis, que antes vivia sob as ordens do sádico Barão Harkonnen, porém, não sabe que está no sendo alvo de uma conspiração política e que aceitar governar na verdade é uma armadilha que pode colocá-lo em perigo e a toda sua família. 


Barão Vladimir Harkonnen

Imagem: o personagem Barão Harkonnen, um homem enorme, gordo, pálido e careca em roupas pretas, flutuando numa sala enorme e escura.

O Barão Vladimir Harkonnen, o grande inimigo declarado da Casa Atreides, tendo uma longa desavença com a família de Paul, decide articular um esquema junto ao Império Galáctico para exterminar o Duque Leto e toda a sua família, cuja influência sobre outras casas nobres ameaçam o poder do Imperador e censuram as tramas corruptas do Barão. 

Os Harkonnen são colonizadores, bruteis e invasores, e vivem no planeta Giedi Prime, um lugar extremamente industrializado, composto por fábricas, máquinas e arenas de guerra e com a atmosfera coberta de poluição e o Barão é um homem astucioso, violento e oprime o povo nativo durante seu período como governante de Arrakis.


Glossu Rabban, a Besta

Imagem: o personagem Glossu, interpretado por Davi Baustista, um homem careca, pálido com olhos escuros e usando uma armadura de couro e metálico observando algo.

O sádico e violento sobrinho mais velho do Barão, Glossu Rabban, também conhecido como a Besta, é tão cruel quanto o seu tio, porém não tão inteligente, servindo de peão para o plano do Barão e do Império.

Ele governa o planeta Arrakis com mão de ferro e despreza os nativos do planeta, os Homens Livres


Duncan Idaho

Imagem: o personagem Duncan Idaho, intepretado por Jason Momoa, um homem com uma espada, agachado e observando alguém em sua frente, uma camisa branca e calças escuras, os cabelos longos amarrados no topo da cabeça, em uma sala de iluminação alaranjada.

O personagem Duncan Idaho, serve de Mestre de Espadas da Casa Atreides e responsável por treinar o jovem Paul em combate, além de ser um dos guerreiros mais habilidosos de toda a galáxia. Reconhecido pelos Homens Livres por sua destreza, Idaho se torna o embaixador oficial do Duque Leto na tribo nativa.

No futuro com o uso dos escudos pessoais, que impedem as balas e projéteis muito rápidos, apenas o uso de armas com espadas acabam sendo úteis em lutas, e, por isso o personagem se torna um guerreiro muito importante para a trama. 


Chani do Povo Livre

Imagem: a personagem Chani, interpretada por Zendaya, uma mulher negra de cabelos escuros, olhos azuis e brilhantes, usando um traje escuro e cinzento, com uma capa cor de areia, ao redor do seu pescoço e no fundo uma rocha acinzentada do deserto.

A personagem Chani faz parte dos Homens Livres, os nativos do planeta Arrakis. Ela aparece para Paul em uma visão, enquanto ele ainda está em seu planeta natal Caladan. 

Durante o exílio do jovem Atreides no deserto, ela é encarregada de guiá-lo e protegê-lo dos perigos de Arrakis e os dois acabam se apaixonando. Os olhos dela, assim como de todos os Homens Livres, são de um tom azul por causa da quantidade de mélange que existe no deserto do planeta. 


Reverenda Mãe

Imagem: a Reverenda Mãe, uma velha senhora com um véu de renda sobre o rosto, e um chapéu ornamentado e preto sobre a cabeça, ao fundo, estantes de livros em uma sala escura.


A personagem Revenda Mãe, a líder da ordem mística das Bene Gesserit, cujo nome é Gaius Helen Mohiam é a responsável por comandar a doutrina, assim como instruir membros recém-chegadas em sua escola, além de ter um papel muito importante na história de Paul Atreides.

Além disso ela submete o jovem Paul ao Gom Jabbar, um teste a qual todas as mulheres aprendizes da ordem são submetidas antes do início de seu treinamento, e, quem falha acaba por morrer. 



'Duna' deve chegar em 1º de outubro aos cinemas e na HBO Max.


Créditos

Texto: Felipe Lima

Revisão: Felipe Lima


«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga