Loki - 1x05 (review COM SPOILERS)

O quinto e penúltimo episódio de 'Loki' já chegou na Disney Plus e tivemos um episódio com Loki, Loki e mais Loki.
Neste episódio temos Loki (Tom Hiddleston) depois de ter sido podado e agora enfrentando uma criatura em uma dimensão conhecida como o Vazio ao lado de três outras versões suas, enquanto Sylvie (Sophia Di Martino) tenta descobrir a verdadeira origem da A.V.T.
ATENÇÃO! Este review conterá SPOILERS do quinto episódio de 'Loki' da Disney Plus. Leia com atenção.

O quinto episódio de Loki começa exatamente de onde paramos, com o nosso Deus da Trapaça favorito preso numa dimensão que parece um tipo de lixão temporal que descobrimos ser conhecida como o Vazio e ao lado de três versões de si mesmo: o Velho Loki (Richard E. Grant), o Loki Orgulhoso (Deobia Oparel), e o Kid-Loki (Jack Veal), ah, e o Loki Crocodilo.
Uma boa parte desse episódio é basicamente explorar o Vazio em que a linha temporal não pode mais se ramificar e onde os Lokis que foram apagados conseguiram, de alguma forma, sobreviver.
E nesse episódio conhecemos um pouco sobre as suas histórias e os eventos Nexus que os levaram a ser podados pela Autoridade de Variante Temporal.
Bom, pelo menos os eventos do Velho Loki e do Jovem Loki, ambos envolvendo as suas relações com o seu meio-irmão Thor e de maneiras bem diferentes: o Velho Loki decidiu se afastar de tudo e todos e se isolar em um planeta durante muito tempo e quando sentiu saudades do seu irmão e decidiu ir atrás dele foi capturado e o o Jovem Loki conseguiu matar Thor.
Apesar disso, o episódio aproveita bem mal as variantes do Loki, que poderiam ter mais o que fazer no pouco tempo de tela em que surgem.
Pelo menos o Kid-Loki não teve muito destaque, o que podemos imaginar como será com a criação dos Jovens Vingadores.

Enquanto isso temos Sylvie ainda com Ravonna tentando tirar as verdades dela sobre a origem da A.V.T., onde ela revela que o Loki talvez esteja vivo, porém preso no Vazio do Fim dos Tempos e que ela mesma não sabe quem criou a Autoridade.
Mas, depois, como descobrimos, parte disso é uma mentira que ela estava contando para Sylvie para ganhar tempo de chamar mais guardas.
O que descobrimos depois com uma cena rápida com a Caçadora B-15 (Wunmi Mosaku), que está detida numa cela, no entando, é que aparentemente Ravonna não sabe mesmo quem criou a A.V.T.?
Já estamos no penúltimo episódio da série e ainda não tivemos uma pista substancial sobre a identidade da pessoa por trás de tudo isso, mesmo com a teoria corrente mais interessante na internet de que o grande vilão por trás de tudo isso seria o personagem Kang, o Conquistador, que será interpretado por Jonathan Majors em Homem-Formiga 3 e que nas HQs tem uma relação com a personagem Ravonna.
O Monstro e Uma Rinha de Lokis

De qualquer modo voltamos para o Vazio, onde os quatro Lokis estão fugindo para um esconderijo em um bunker onde possam se manter seguros do Alioth, uma tempestade viva que se alimente da aura temporal, devorando matéria e consomindo tudo o que surge naquele lugar.
E Sylvie, quando chega no Vazio depois de se "auto-prunar", consegue fazer contato mágico com a criatura por um breve momento, o que dá margem para o seu plano no final do episódio.

E então temos essa cena em que temos vários Lokis invadindo o esconderijo, inclusive, um que é uma referência à história do Loki concorrendo para presidência dos Estados Unidos.
E descobrimos que o Loki Orgulhoso traiu a localização do esconderijo para o Loki Para Presidente, também interpretado por Tom Hiddleston, e outros vários Lokis alternativos, que por sua vez decidem trair o Loki Para Presidente.
Temos uma cena de luta em que o Loki Crocodilo arranca a mão do Loki Para Presidente e o nosso Loki, o Kid-Loki e o Velho Loki conseguem fugir usando uma ilusão durante a confusão.
Acho que todos podemos apontar que as outras variantes Loki não parecem muito com um Loki, mas apenas pessoas aleatórias.
Um propósito glorioso

Enquanto isso Sylvie se junta a Mobius (Owen Wilson), que está vivo, para fugir do Alioth e consegue encontrar Loki e os variantes (um ótimo nome para banda, não?), em que ela revela o seu plano.
O plano de Sylvie é encantar o Alioth, pois, ela acredita que, se a pessoa que criou a A.V.T. está escondida em um lugar em que ninguém procuraria, seria além do Vazio, da mesma maneira como ela se escondia em eventos apocalípticos sem nunca ser achada, e que o Alioth está guardando a passagem para essa pessoa.

Temos uma rápida despedida de Mobius e Loki, e todos nós continuamos na torcida por um jet ski para o ex-agente da A.V.T.
Pelo visto teremos um confronto de Mobius contra Ravonna no próximo episódio e mal podemos esperar por isso, embora essa construção, como uma boa parte desse episódio, seja um tanto sem foco.
Os preparativos para a luta contra o monstro no Vazio são bem colocadas, mas a execução no final do episódio parece um pouco telegrafada.
O plano é Loki distrair o Alioth, enquanto a Sylvie tenta encantá-lo, mas o monstro acaba percebendo Sylvie e tudo parece perdido.
Mas então vemos o Velho Loki conjurando uma ilusão de Asgard para distrair o Alioth e se sacrifica pelos dois, enquanto Sylvie segura a mão de Loki e ambos encantam o monstro.

Por fim a passagem para um enorme castelo se apresenta para Loki e Sylvie e os dois se preparam para enfrentar quem quer que esteja ali.
Créditos
Texto: Felipe Lima
Revisão: Felipe Lima