Vozes de Uma Estrela Distante, um conto sobre relacionamentos à distância
Makoto Shinkai tem o dom de usar cenários sci-fi como pano de fundo para contar histórias que tocam o coração. O curta de animação "Vozes de uma Estrela Distante" fala sobre um relacionamento à distância de Noboru Terao e Mikako Nagamine, que se conhecem desde a escola.
A história se passa em 2047, e a jovem estudante Mikako conta para seu amigo (talvez mais do que isso) Noboru sobre seu objetivo de se tornar uma piloto de Tracer, uma espécie de Mecha usado para combater os alienígenas chamados Tarsians, que atacaram as colônias de marte em 2039. Isso significa que sua relação se tornará distante e as mensagens trocadas em seus celulares podem levar meses para serem recebidas.
O curta foi escrito e dirigido por Makoto Shinkai entre os anos 2000 e 2001, usando apenas seu notebook. Na versão original, as vozes são de Makoto e Miko Shinohara, sua namorada na época. O amigo de Makoto, Tenmon, foi responsável pela trilha sonora. As vozes foram alteradas para o lançamento em DVD, usando profissionais de dublagem.
A animação de personagens não tem grande qualidade, porém o grande trunfo de Makoto Shinkai está nos cenários e nessa obra não é diferente. Os detalhes estão lá, incríveis e ricos, apesar das limitações de sua produção.
A narrativa se constrói de forma pouco convencional, traz diálogos reflexivos e profundos, fala sobre sentimentos e sobre amadurecimento. A dúvida e a insegurança são temas constantes nessa obra e, em 25 minutos de duração, Makoto trata de assuntos tão delicados de forma impecável.
Alerta de Spoiler, você recebeu o aviso. A partir daqui é por sua conta e risco.