Menu


Felipe Cavalcante 12.9.21

Imagem de capa: fundo composto pela bandeira do orgulho não-binário, composta por quatro faixas nas cores: amarelo, branco, roxo e preto e a bandeira do orgulho gênero fluido, composta por cinco faixas: rosa, branco, roxo, preto e azul-escuro e es personagens Alex Fierro, ume adolescente de pele escura com cabelos pintados de preto, usando um suéter rosa com xadrez de verde, Jess Chambers, o novo Flash com um traje vermelho, cabelos brancos e longos e uma máscara que cobre a parte debaixo do rosto e óculos e Stevonnie, da animação, ume personagem com longos cabelos pretos, usando uma camisa laranja com uma estrela, com uma pedra rosa no umbigo e shorts jeans, com uma espada e escudo rosas nas mãos.

Na cultura pop e na ficção em geral temos tido mais personagens de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero surgindo e ganhando espaço dentro do mainstream e embora ainda haja um longo caminho a se percorrer também temos ganhado bem mais representatividade com personagens trans binários e não-binários.

Existem várias identidades de gênero dentro da não-binariedade (agênero, gênero fluido, gênero neutro, etc.), e por isso, temos diferentes personagens que se identificam como tal, mas de maneiras bem diferentes em séries, filmes, HQs e etc. e alguns deles se tornaram bastante populares para o público em geral, especialmente por fazer a diferença para quem nunca se sentiu representado dentro das histórias que consome. 

Por isso trouxemos aqui uma lista de 9 personagens não-binários da cultura pop.


Desejo

Imagem: foto de história em quadrinho. Personagem desejo. Pessoa sem gênero definido, branca de cabelo e pretos curtos, olhos amarelos e queixo triangular. São duas fotos uma ao lado da outra, a primeira mostra elu soltando um brilho nas mãos e fazendo uma borboleta verde voar perto de sua cabeça. Elu usa sobretudo cinza e na imagem ao lado elu usa terno branco.


Desejo da série de quadrinhos Sandman de Neil Gaiman (Coraline e Deuses Americanos) é a representação do desejo, do amor e não tem gênero definido, referindo-se no feminino e no masculino. Além disso, surgiu ao mesmo tempo que Desespero, sua irmã gêmea. 

Além de não se prender a um único gênero, Desejo é considerado por todos como um ser extremamente belo, mas suas atitudes são egoístas e cruéis. 

O reino de Desejo se chama Limiar, que é representado como uma enorme estátua, feita de carne, sangue e ossos com a sua forma, porém vazia, pois Desejo pode apenas habitar no coração. 

O seu símbolo de poder é um coração de vidro.

Na adaptação da Netflix, Mason Alexander Park interpretará Desejo.


Jess Chambers

Imagem: Jess Chambers, uma pessoa negra de cabelos lisos arrepiados e prateados. Em seu rosto, um óculos amarelo e máscara vermelha tampando a boca. Seu uniforme é vermelho com detalhes em preto e amarelo. Em seu peito, o símbolo do Flash (um círculo branco de moldura amarela e um raio amarelo no meio).

Jess Chambers, um dos novos personagens da DC Comics assumiu o manto de Kid Quick, é uma pessoa de gênero-fluido (não-binário, não se identificando com uma única identidade de gênero, mas fluindo entre várias) unindo-se aos Jovens Titãs.

No futuro assumiu o lugar do Flash na nova Liga da Justiça ao lado da nova Robin, do novo Batman e da Aquagirl na linha temporal do evento DC Future State, que trouxe o universo DC.


Raine Whispers

Imagem: Raine Whispers da animação The Owl House, uma pessoa com pele escura com cabelo curto verte menta com algumas listras claras na lateral. Seus olhos são verdes e suas sobrancelhas verdes escuras. Elu usa um grande óculos redondo e uma capa branca e está em um tipo de palco.


Raine Whispers da série The Owl House do Disney Channel faz parte da espécie das bruxas, assumindo a liderança do Clã dos Bardos e, como descobrimos mais tarde, foi um antigo romance e ex da bruxa Eda, uma das protagonistas da série.

Raine é uma pessoa tímida com medo de palco e de fazer discursos em público, mas apesar da sua timidez se mostra alguém com muita coragem e bravura.

No original Raine tem a dublagem com a voz de Avi Roque, que também é não-binárie. 


BMO

Imagem: BMO, um pequeno robô quadrado e acinzentado com uma tela com um rosto, braços e pernas, no seu corpo alguns botões como um video-game antigo e está saltando de uma explosão no céu.

BMO, o adorável personagem video-game da animação Hora de Aventura não tem um gênero especificado, embora alguns fãs tenham argumentado o contrário. 

Pode parecer bobo destacar um personagem antropomórfico como não-binário, mas personagens não humanos têm o seu gênero designado o tempo todo (por exemplo, Wall-E e Eve da Pixar) e BMO é uma exceção, além do fato de que na Terra de Ooo, onde se passa a maior parte da história temos diversos outros habitantes antropomórficos como os habitantes do Reino Doce, por exemplo.

Além disso BMO tem o diferencial de ter um coração, sendo uma das amizades mais importantes de Finn e Jake e uma personalidade única como foi demonstrado em diversos episódios. 


Kazi

Imagem: Kazi, um elfo de pele escura, usando um par de óculos, os cabelos ruivos em dreads e usando uma roupa branca com detalhes vermelhos e amarelos e ao redor chamas numa sala de trono.

Kazi faz parte da corte dos elfos solares de Lux Aurea na série O Príncipe Dragão da Netflix, sendo alguém que estudou linguagens, tradução e interpretações e servindo como tradutore oficial para a princesa élfica Janai

Na série e personagem de Kazi é sempre tratade com pronomes em inglês they/them, sendo confirmadamente uma pessoa não-binária pela produção da série. 


Alex Fierro

Imagem: ilustração oficial de Alex Fierro, um adolescente com cabelos longos e verdes, usando uma blusa branca por baixo de um suéter rosa com detalhes verdes e os olhos de cores diferentes, um castanho e o outro claro e sorrindo enquanto ergue o braço.

Alex Fierro é um adolescente de gênero fluido, sem residência de Boston, Massachusetts e a criança do deus nórdico Loki na série de livros Magnus Chase e os Deuses de Asgard do autor Rick Riordan (Percy Jackson e os Olimpianos).

Alex consegue se transformar em animais e outras pessoas já que possui habilidades de transformação herdadas pelo seu pai, com quem tem uma relação bem complicada durante a série de livros e utiliza como arma um garrote de cerâmica mágico. 

Além disso durante a os livros desenvolve um doce romance com o protagonista da série, o semideus Magnus Chase

Porcelana

Imagem: de um lado um quadrinho com Porcelana, uma pessoa negra, alta e magra em um suéter rosa com padrão de rachaduras e calças brancas, segurando um martelo longo nos ombros e ao lado outra ilustração de Porcelana nas HQs com um chapéu de côco branco e uma máscara e gravata branca com glitter.

Kani, cuja identidade secreta é Porcelana, é um personagem criado por Gail Simone (Aves de Rapina) para a equipe Sexteto Secreto, que consiste em criminosos e vilões que são subornados para realizar missões secretas infiltrados. 

Kani se identifica como gênero fluído e nas HQs se apresenta tanto no masculino, quanto no feminino, além disso também é um personagem negro. 

Os seus poderes consistem em induzir fragilidade em objetos pelo toque; isso significa que não importa o quão dura seja a substância, Porcelana pode torná-la frágil e estilhaçar como vidro com a sua arma preferida: uma marreta de aço.

Loki

Imagem: fundo azul-escuro com a imagem de Loki das HQs, um homem branco com cabelos pretos longos, usando um casaco verde com detalhes marrons e pele ao redor dos ombros e um elmo ou coroa de ouro com longos chifres.


Loki, o deus das mentiras da Marvel é um personagem trans não-binário nas HQs. 

O personagem recentemente nos quadrinhos teve um momento junto dos Jovens Vingadores, depois de assumir uma forma adolescente, em que ele revelou que a visão do gênero é bem diferente para todos os asgardianos, e além disso ele passou um bom tempo na forma de Lady Loki, algo compatível com sua personalidade da mitologia nórdica, na qual Loki tem a habilidade de mudar de forma, gênero e etc.

Uma noção frequente das pessoas é de que a fluidez de gênero tem que ser relacionada à expressão de gênero (o modo como as pessoas agem, se vestem e etc.), contudo, um dos roteiristas das HQs, Al Ewing, confirmou que Loki é uma pessoa trans gênero fluído, mesmo que prefira usar os pronomes masculinos na maior parte do tempo e mesmo em uma das edições do arco Pecado Original, o deus Odin se refere a seus filhos como "meu filho, minha filha e minha criança que é os dois", se referindo ao Loki.

Stevonnie

Imagem: a personagem Stevenonnie de Steven Universo, uma personagem com longos cabelos e uma camisa laranja com uma estrela amarela que cobre a parte de cima do seu corpo, shorts escuros e carregando uma espada enorme e rosa com bainha em formato de botão de flor e um escudo redondo e rosa com um símbolo de flor no centro e por trás um fundo com uma praia.

Stevonnie é a fusão dos personagens Steven e Connie na série animada Steven Universo da Cartoon Network

Na animação, as Crystal Gems têm o poder de se fundir formando novos seres e unindo suas habilidades e poderes e o nosso protagonista Steven consegue fazer isso depois de criar um laço emocional com Connie. 

Stevonnie carrega o espírito livre, a simpatia e a atitude divertida de Steven e a cortesia, constrangimento e inteligência de Connie, além da coragem dos dois e segundo Rebecca Sugar, a criadora da série, se trata de uma pessoa intersexo e não-binária. 


Créditos

Texto: Felipe Lima

Revisão: Felipe Lima

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga