Menu
» » » » » » » » » » » » » » » 9 monstros mais assustadores das obras de Stephen King


Felipe Cavalcante 15.10.21

Imagem de capa: da direita para a esquerda, imagens de monstros da obra de Stephen King, uma criatura aranha com uma capa preta, longos cabelos e patas afiadas em um fundo branco, no centro, o palhaço Pennywise, com a cara completamente branca, olhos amarelos medonhos e cabelos laranjas, com um único balão vermelho e a personagem Rosa Cartola, interpretada por Rebecca Ferguson, uma mulher branca com cabelos longos e castanho-escuros, usando uma cartola e com olhos brilhantes.

A obra do escritor Stephen King é uma das mais importantes e vastas dentro do gênero do terror, além de ter inúmeras adaptações em formato de filmes e séries ao longo dos anos. 

Além de um estilo de escrita bem particular, o autor consegue criar criaturas marcantes que permanecem em nossas mentes e continuam a assombrar mesmo depois que já terminamos de assistir ao filme que adapta a sua obra ou ao livro que ele escreveu. 

E por isso decidimos trazer aqui uma lista com os monstros mais assustadores das obras de Stephen King. 


ATENÇÃO! Este artigo pode conter SPOILERS de diversas obras do autor Stephen King. Leia com cuidado.


O Forasteiro


No livro Outsider de King temos a introdução de uma criatura conhecida como El Cuco, inspirado em lendas e cantigas de ninar mexicanas e latino-americanas que falam sobre esse Bicho-Papão. 

Essa criatura que também é conhecida com Devorador de Sofrimento é o principal antagonista do livro e da minissérie que adapta a história de King e tem a capacidade de se transformar em outras pessoas, usando essa habilidade para procurar vítimas, especialmente crianças, matá-las e depois se alimentar do sofrimento das famílias dessas crianças. 

O Bicho-Papão


O Bicho-Papão do conto de mesmo nome de Stephen King na coleção Sombras da Noite é outra criatura que também ataca crianças e tem um aspecto soturno e sombrio. 

No conto, um homem chamado Lester Billings conversa com um psiquiatra sobre as mortes misteriosas de seus dois primeiros filhos e de como eles sempre apontavam para o guarda-roupa e falavam que tinham visto o "bicho-papão" antes de serem deixados sozinhos no quarto. 

A criatura parece ter o mesmo modus operandi que o Forasteiro, exceto que parece ter um gosto por atormentar uma vítima por vez e se alimentar do seu desespero até o último minuto. 

Gage Creed


No clássico Cemitério Maldito de Stephen King temos como um dos antagonistas o pequeno Gage Creed, o filho do protagonista Louis Creed

Na trama a família Creed sofre com o luto da perda do pequeno bebê de três anos de idade que acaba morrendo em um terrível acidente ao ser atropelado por um caminhão, mas como Louis descobre mais cedo o solo do pequeno "semitério de animais" local parece ter propriedades de ressuscitar qualquer um que seja enterrado ali. 

Desesperado por ter seu filho de volta, Louis retira o corpo do filho do túmulo e o enterra no cemitério de animais, trazendo-o de volta, mas completamente mudado, tornando-se uma criatura violenta e com instinto assassino. 

Kurt Barlow


O vampiro Kurt Barlow do livro Salem é uma das criaturas mais medonhas da obra de King, especialmente com a sua aparição na adaptação em minissérie de 1975. 

Ele se muda para uma antiga mansão abandonada na cidadezinha de Jerusalem's Lot, no Maine com a intenção de formar uma colônia de vampiros com os residentes locais. 

Além de sua sede de sangue ele possui uma aparência medonha com dentes afiados e um rosto quase inumano, lembrando o clássico vampiro Nosferatu, tanto em aparência como crueldade. 


Cthun


Cthun é o nome de um horrível ser extra-dimensional que faz sua primeira aparição na novela N. de King. 

O narrador da história explica que depois do suicídio de seu irmão encontrou uma caixa e uma carta que explicava que a criatura podia ser vista e sentida dentro de um círculo de pedras no Campo de Ackerman. 

No entanto, dependendo da maneira como alguém passasse por aquele campo e contasse as pedras poderia ver sete ou oito pedras, e era essa a combinação que mantinha a criatura presa, por isso o narrador passa quase um ano substituindo a oitava pedra que mantém a criatura presa na tentativa de salvar o mundo, porém ao mesmo tempo lentamente perdendo a sua sanidade no processo.

Rosa, a Cartola


A personagem Rosa Cartola tem a sua primeira aparição no livro Doutor Sono, a continuação do livro clássico O Iluminado de King. 

Apesar de sua aparência humana ela é a cruel líder de um culto sombrio conhecido como o Verdadeiro Nó, composto por vampiros que se tornam imortais ao se alimentar da energia vital extraída de crianças iluminadas, ou seja, que possuem algum poder psíquico. 

Neste livro, a vilã descobre a jovem Abra Stone, uma garota com fortes poderes que acaba tornando-se o seu alvo e acaba precisando recorrer ao adulto Danny Torrance para sobreviver ao ataque dos vampiros. 


Christine


Christine é o nome do carro Plymouth Fury 1958 e a antagonista principal do livro homônimo. 

Quando o adolescente Arnie Cunningham consegue o seu primeiro carro e começa a se afeiçoar demais ao veículo mal percebe que Christine, como ele a chama, na verdade é um objeto amaldiçoado e que possui vida própria. 

Além disso, Christine parece ter um ciúme doentio pelo seu proprietário, matando de maneiras terríveis qualquer pessoa que se coloque entre ela e Arnie e vingando-se furiosamente de quem tenta desmontá-la ou destruí-la. 

Uma das partes mais assustadoras, apesar da ideia bizarra, é que parece ser possível que Christine possa fazer auto-reparos em seu corpo, o que significa que mesmo que seja destruída em pedaços, ainda assim a qualquer momento pode retornar para sua vingança..


Pennywise, o Palhaço


A Coisa, ou como é mais comumente conhecido como Pennywise, o Palhaço Dançarino é uma entidade maligna e metamórfica de milhares de anos de idade que assombrava a cidade de Derry, no Maine nos eventos do livro It - A Coisa

Pennywise tem a habilidade de se metamorfosear nos piores medos e pesadelos de suas vítimas, especialmente crianças, assustando-as, capturando-as e assim alimentando-se do sentimento do medo antes de devorá-las. 

A criatura, no entanto, consegue achar um desafio quando é confrontada com o Clube dos Perdedores, um grupo de crianças impopulares que, depois de serem aterrorizadas pela entidade, decidem descobrir a origem de Pennywise e uma maneira de derrotá-lo de uma vez por todas. 


Randall Flagg



Randall Flagg é um feiticeiro sombrio e um dos vilões mais conhecidos de King, fazendo diversas aparições em inúmeras obras como A Dança da Morte e na série A Torre Negra

Ele possui diversos poderes como manipulação, metamorfose, necromancia e profecia que utiliza ao seu favor para manipular pessoas, espalhar o conflito e assumir o poder onde estiver. 

Flagg é conhecido por muitos nomes como O Homem de Preto, o Estranho e Walter O'Dim já que ele mesmo costuma passear por diversos mundos espalhando o caos e a desordem e tentando se aproveitar do que consegue colher a partir disso. 


Créditos 

Texto: Felipe Lima 

Revisão: Felipe Lima 


«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga