Menu
» » » » » » » » » » » » O que esperar de 'Duna 2'


Felipe Cavalcante 27.10.21

Imagem de capa: fundo alaranjado com o logo do remake de Duna formado por letras brancas que são apenas curvas em posições diferentes formando o DUNE e abaixo parte 2.

A sequência de Duna, dirigido por Dennis Villeuneuve foi confirmada pela Warner Bros., o que significa que devemos ter a parte dois da história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), Lady Jessica (Rebecca Fergurson), Chani (Zendaya) e do destino do planeta desértico Arrakis

A adaptação da primeira parte da história baseada apenas em metade do livro de Frank Herbert chegou aos cinemas recentemente, mas agora nessa sequência devemos ter mais expansão do universo de Duna e dos destinos dos personagens. 

Então trouxemos aqui uma breve lista de expectativas e especulações sobre Duna 2 e o que podemos ter no próximo filme. 


ATENÇÃO! Esse texto conterá futuros SPOILERS do filme e da sequência de 'Duna'. Leia com atenção. 


1 - Feyd-Reutha Harkonnen 

Imagem: o personagem Feyd, interpretado pelo ator e cantor Sting, com os cabelos ruivos espetados e olhos azuis em um traje cinzento com gola alta em uma sala de cor verde doentia.


Um dos personagens fundamentais da trama de Duna  e que ainda não foi apresentado no primeiro filme deve surgir nessa sequência, o sobrinho mais novo do Barão Vladimir e herdeiro dos Harkonnen, o guerreiro Feyd-Reutha

Ele é um personagem quase tão traiçoeiro, perigoso e esperto quanto o seu tio, além de ser ainda mais violento, sendo favorecido por ele na linhagem por ser mais esperto que seu irmão mais velho Glossu Rabban, conhecido como a Besta.

Além disso em determinado momento a ambição e impaciência de Feyd em herdar o título e o poder do Barão o estimulam a tentar o assassinato de seu tio. Mas depois tentativa falha leva o Barão a revelar a seu sobrinho os grandes planos para que ele suba ao trono como o próprio Imperador. 

Na versão do filme de 1894 o personagem foi interpretado pelo cantor Sting, enquanto que ainda não foi revelado quem deve interpretar o personagem na Parte 2. 


2 - Alia Atreides 

Imagem: uma garotinha branca com olhos muito azuis e brilhantes em um tipo de vestido preto como uma burca em um salão.


Alia Atreides é a irmã de Paul, filha de Lady Jessica e Duque Leto, que nasce meses depois que os dois se juntam aos Homens Livres no deserto de Arrakis.

Nos livros, depois que Jessica bebe a Água da Vida enquanto está grávida, uma substância mística que permite que uma Bene Gesserit ascenda ao posto de Mãe Reverenda, ela sente as dores do parto, e assim, Alia nasce prematura, porém dotada de incríveis poderes psíquicos

A personagem tem uma enorme relevância nos livros seguintes de Duna e deve ser apresentada no próximo filme, embora ainda não tenha sido sequer escalada a atriz que irá interpretá-la. 


3 - A Guilda Espacial e o Navegador da Guilda

Imagem: arte conceitual do Navegador da Guilda, um humanóide de cor marrom com uma enorme cabeça e minúsculos olhos azuis brilhantes e inúmeros tentáculos ou cordões umbilicais que ligam-no até algo mais acima enquanto nada em uma água de cor alaranjada e aspecto gelatinoso.

Arte conceitual por AndroidArts

A Guilda Espacial e o Navegador da Guilda são figuras de uma facção muito importantes no universo de Duna. 

Eles servem ao Império controlando os transportes em torno dos planetas e assistem ao Imperador, que teme a popularidade e poder da Casa Atreides e por isso decide planejar o ataque em Arrakis

A Guilda é tão importante no universo de Duna que o calendário é dividido em antes e depois do surgimento da organização. Muito antes dela, máquinas pensantes, ou seja, com inteligência artificial, escravizaram a humanidade por muitos anos, mas eventualmente foram derrotadas, levando aos humanos a construírem um futuro com uma tecnologia que não fosse a base de super-computadores.

Assim surgem os Navegadores da Guilda, que são humanos totalmente mutados e dependentes da Especiaria e que ajudam no transporte das naves de todo o Império com seu poder mental

Por isso a Especiaria que é colhida em Arrakis é tão importante, pois até mesmo uma restrição parcial nas necessidades de especiaria da Guilda os torna impotentes e reduz o comércio e transporte a longas distâncias todos os planetas  a um ritmo muito lento ou quase impossível. 


3 - Duncan Idaho?

Imagem: o personagem Duncan Idaho, interpretado por Jason Momoa, os cabelos longos e pretos e em um traje de batalha branco com uma capa bege, em uma sala escura.


No universo de Duna existem os
gholas, ou seja, clones artificialmente criados que são réplicas exatas de humanos já falecidos através de algum traço celular deixado pelo morto. 

Isso significa que esses gholas, ao contrário de clones comuns, ainda possuem as memórias de sua vida passada e das pessoas que conheceram e conviveram com eles. 

E nos livros seguintes de Duna temos o ghola do espadachim Duncan Idaho, que foi interpretado por Jason Momoa nessa adaptação mais recente. 

Como o personagem é interpretado por um ator muito popular e o personagem tem muito potencial com o público, seria interessante ver o que mais poderia ser feito com Duncan caso ele fosse trazido de volta dos mortos e jogado na trama. 



A sequência de 'Duna' deve chegar aos cinemas em outubro de 2023. 


Créditos

Texto: Felipe Lima

Revisão: Felipe Lima

«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga