O que esperar de 'Duna 2'
A sequência de Duna, dirigido por Dennis Villeuneuve foi confirmada pela Warner Bros., o que significa que devemos ter a parte dois da história de Paul Atreides (Timothée Chalamet), Lady Jessica (Rebecca Fergurson), Chani (Zendaya) e do destino do planeta desértico Arrakis.
A adaptação da primeira parte da história baseada apenas em metade do livro de Frank Herbert chegou aos cinemas recentemente, mas agora nessa sequência devemos ter mais expansão do universo de Duna e dos destinos dos personagens.
Então trouxemos aqui uma breve lista de expectativas e especulações sobre Duna 2 e o que podemos ter no próximo filme.
ATENÇÃO! Esse texto conterá futuros SPOILERS do filme e da sequência de 'Duna'. Leia com atenção.
1 - Feyd-Reutha Harkonnen

Um dos personagens fundamentais da trama de Duna e que ainda não foi apresentado no primeiro filme deve surgir nessa sequência, o sobrinho mais novo do Barão Vladimir e herdeiro dos Harkonnen, o guerreiro Feyd-Reutha.
Ele é um personagem quase tão traiçoeiro, perigoso e esperto quanto o seu tio, além de ser ainda mais violento, sendo favorecido por ele na linhagem por ser mais esperto que seu irmão mais velho Glossu Rabban, conhecido como a Besta.
Além disso em determinado momento a ambição e impaciência de Feyd em herdar o título e o poder do Barão o estimulam a tentar o assassinato de seu tio. Mas depois tentativa falha leva o Barão a revelar a seu sobrinho os grandes planos para que ele suba ao trono como o próprio Imperador.
Na versão do filme de 1894 o personagem foi interpretado pelo cantor Sting, enquanto que ainda não foi revelado quem deve interpretar o personagem na Parte 2.
2 - Alia Atreides

Alia Atreides é a irmã de Paul, filha de Lady Jessica e Duque Leto, que nasce meses depois que os dois se juntam aos Homens Livres no deserto de Arrakis.
Nos livros, depois que Jessica bebe a Água da Vida enquanto está grávida, uma substância mística que permite que uma Bene Gesserit ascenda ao posto de Mãe Reverenda, ela sente as dores do parto, e assim, Alia nasce prematura, porém dotada de incríveis poderes psíquicos
A personagem tem uma enorme relevância nos livros seguintes de Duna e deve ser apresentada no próximo filme, embora ainda não tenha sido sequer escalada a atriz que irá interpretá-la.
3 - A Guilda Espacial e o Navegador da Guilda

A Guilda Espacial e o Navegador da Guilda são figuras de uma facção muito importantes no universo de Duna.
Eles servem ao Império controlando os transportes em torno dos planetas e assistem ao Imperador, que teme a popularidade e poder da Casa Atreides e por isso decide planejar o ataque em Arrakis
A Guilda é tão importante no universo de Duna que o calendário é dividido em antes e depois do surgimento da organização. Muito antes dela, máquinas pensantes, ou seja, com inteligência artificial, escravizaram a humanidade por muitos anos, mas eventualmente foram derrotadas, levando aos humanos a construírem um futuro com uma tecnologia que não fosse a base de super-computadores.
Assim surgem os Navegadores da Guilda, que são humanos totalmente mutados e dependentes da Especiaria e que ajudam no transporte das naves de todo o Império com seu poder mental
Por isso a Especiaria que é colhida em Arrakis é tão importante, pois até mesmo uma restrição parcial nas necessidades de especiaria da Guilda os torna impotentes e reduz o comércio e transporte a longas distâncias todos os planetas a um ritmo muito lento ou quase impossível.
3 - Duncan Idaho?

Isso significa que esses gholas, ao contrário de clones comuns, ainda possuem as memórias de sua vida passada e das pessoas que conheceram e conviveram com eles.
E nos livros seguintes de Duna temos o ghola do espadachim Duncan Idaho, que foi interpretado por Jason Momoa nessa adaptação mais recente.
Como o personagem é interpretado por um ator muito popular e o personagem tem muito potencial com o público, seria interessante ver o que mais poderia ser feito com Duncan caso ele fosse trazido de volta dos mortos e jogado na trama.
A sequência de 'Duna' deve chegar aos cinemas em outubro de 2023.
Créditos
Texto: Felipe Lima
Revisão: Felipe Lima